Para variar o cardápio sem abrir mão dos vegetais, vale apostar em preparações que reúnam diferentes ingredientes em uma combinação equilibrada de sabores e texturas. Nesta receita de quiche, abobrinha, berinjela, pimentão e tomate-cereja compõem um recheio colorido e aromático sobre uma massa crocante. Veja a seguir!
Quiche de abobrinha, berinjela e pimentão
Ingredientes
Massa
- 200 g de farinha de trigo
- 100 g de manteiga
- 1 ovo
- 30 ml de água gelada
- 1 pitada de sal
- Manteiga para untar
- Farinha de trigo para enfarinhar
Recheio
- 1 abobrinha cortada em fatias
- 1 berinjela cortada em fatias
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras
- 1 pimentão amarelo cortado em tiras
- 150 g de tomate-cereja cortado ao meio
- 1 colher de sopa de azeite
- 3 ovos
- 200 g de creme de leite
- 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
- 1 colher de chá de orégano
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Folhas de manjericão para finalizar
Modo de preparo
Massa
Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o sal. Acrescente a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione o ovo e misture. Junte a água gelada aos poucos, apenas até a massa ficar uniforme e desgrudar das mãos. Forme uma bola, cubra com plástico-filme e leve à geladeira por 30 minutos. Após, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada com farinha de trigo e forre o fundo e as laterais de uma forma de quiche untada com manteiga. Fure o fundo com um garfo e leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 15 minutos. Reserve.
Recheio
Disponha a abobrinha, a berinjela , os pimentões e o tomate-cereja em uma assadeira. Regue com o azeite e tempere com sal, orégano e pimenta-do-reino. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 15 minutos, apenas para que os vegetais fiquem levemente macios e dourados.
Em uma tigela, bata os ovos com o creme de leite e o queijo parmesão até obter uma mistura homogênea. Despeje a mistura de ovos sobre a massa pré-assada. Distribua os legumes e o tomate-cereja por cima de maneira uniforme sobre o creme. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 30 a 35 minutos, ou até o recheio ficar firme e levemente dourado. Retire do forno, finalize com as folhas de manjericão e sirva em seguida.