• Taynã Feitosa

    Taynã Feitosa é sommelière e cervejeira apaixonada por uma boa cerveja e suas infinitas possibilidades. Também é jornalista e mercadóloga

Conheça 10 cervejas brasileiras criadas por mulheres

Publicado em 13/03/2024 às 15h26
Eliza Bottacin, Luiza Tolosa e Bruna Machado produzem cerveja

Eliza Bottacine, Luiza Tolosa e Bruna Machado: talento feminino na cena cervejeira. Crédito: Arquivo pessoal

Não nos dê flores, nos dê cerveja! E se não nos derem, nós mesmas faremos. 

Cada vez mais, mulheres vêm se destacando no cenário cervejeiro e em todas as posições, de chão de fábrica a sommelière e mestra cervejeira.

Neste mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, decidi criar um Top 10 de cervejas brasileiras concebidas por mulheres. A lista é uma boa amostra da presença feminina nesse universo e, claro, inclui nomes capixabas. Confira!

  1. 1

    HANAMI SOUR ALE (Japas Cervejaria/SP)

    Fernanda Ueno, Maíra Kimura, Yumi Shimada e Tânia Matsuoka formam o time que comanda a Japas Cervejaria, figurinha carimbada aqui na coluna. Admiro muito a autenticidade e a busca delas pelas origens nipônicas, que são a identidade da cervejaria. Nessa cerveja não poderia ser diferente. A Sour Ale tem adição de cereja, jasmim e hibisco, e apresenta inconfundíveis notas florais.

  2. 2

    KARINA JUICY IPA (Cervejaria Aurora/ES)

    As cervejas criadas por Eliza Bottacine seguem despontando não só no Espírito Santo mas também no país. Com a Karina, uma Juicy IPA com 6,6% de ABV e adição em cold brew de café conilon, Eliza participou recentemente do evento "Criado Por Elas, Liderado Por Elas", da cervejaria Dádiva, em SP, que reuniu 28 rótulos de cervejas criadas por mulheres.

  3. 3

    CONCEIÇÃO DRY STOUT COFFEE (Cervejaria Conceição/ES)

    A mestra cervejeira Bruna Machado veio diretamente do Ceará para Linhares, no Norte do ES, conquistar o paladar cervejeiro capixaba à frente da Cervejaria Conceição. Entre as muitas premiações que a profissional vem colecionando, destaca-se a Dry Stout da casa, que levou a prata na Copa Cerveja Brasil de 2023, etapa regional. A receita tem adição do café conilon Flor de Lis, também produzido em Linhares.

  4. 4

    MÚLTIPLA WEST COAST IPA (Cervejaria Dádiva/SP)

    Luiza Tolosa é o nome à frente de uma das cervejarias mais cool do país, a Dádiva. Para participar do evento citado acima, ela escolheu a Múltipla, uma West Coast IPA com 6,8% de ABV e lúpulos da Éden Hops, da produtora nacional Camila Crivellente. A cerveja, cítrica e frutada e com final bem seco, contém os lúpulos Comet, Cascade e Southern Cross.

  5. 5

    FÃG ITALIAN PILSNER (Cervejaria Noi/RJ)

    Bárbara Buzin, da Noi, explica que a base de sua cerveja é de uma tradicional Pilsen tcheca, com concentração de lúpulos tardios e adição por dry hopping de lúpulos nobres típicos da região, como o Saaz. Floral, leve e refrescante, a Pilsen italiana tem apenas 5% de ABV, sendo muito versátil para todos os paladares.

  6. 6

    SESSION IPA HOPS CLUB (Hops Club/ES)

    Marcela Spalenza é a mulher por trás da Hops Club, marca capixaba que começou com um beer truck em uma pracinha de Jardim Camburi e hoje tem um bar próprio, na Praia da Costa. O destaque aqui fica por conta da Session IPA da casa, superdemocrática, frutada e fácil de beber.

  7. 7

    FUGITIVA MUNICH HELLES (Cervejaria Nefasta/SC)

    Assinada por Bárbara Mörtl e Gabriela Drehmer, a Fugitiva é uma Munich Helles com adição de lichia e capim-limão, o que garante elegância extra à receita. A cerveja tem malte equilibradíssimo e amargor leve. Seu nome é relacionado a adjetivos ou nomes femininos que subvertem a lógica, assim como o nome de todos os outros rótulos da cervejaria.

  8. 8

    TERESENSE HOP LAGER (Cervejaria Teresense/ES)

    Presença certa nas muitas taps da cervejaria de Santa Teresa, a Hop Lager assinada pela mestra cervejeira Luana Hoffmann é a pedida perfeita para os dias de calor das montanhas - é leve, mas tem um borogodó lupulado a mais. Com 20 de IBU, ou seja, amargor baixo mas presente, ela tem só 4,8% de teor alcoólico.

  9. 9

    MARTA (Ouse Beer/RJ)

    Conheci a cervejaria fluminense, cujos rótulos são criados por Nayla Mohamad, em 2022, no Mondial de la Bière - até comentei aqui na coluna, já que me chamou atenção o fato de todas as cervejas levarem o nome de figuras femininas icônicas. Da mesma maneira, nunca esqueci da Marta, que bate um bolão quando o assunto é Lager com adição de café e 5,3% de ABV.

  10. 10

    FRATELLI REGGIANI RAUCHBIER (Cervejaria Fratelli Reggiani/ES)

    Juliana Reggiani é a mulher que lidera uma das cervejarias mais bacanas da nossa capital, a Fratelli Reggiani. Ela, que recentemente passou uma temporada na Europa aprimorando suas técnicas cervejeiras, trouxe de volta como inspiração a Rauchbier da casa, que tem um buquê de maltes defumados riquíssimo e vai bem com qualquer churrasco.

Este vídeo pode te interessar

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cerveja Dia Internacional da Mulher Gastronomia mulher Mulheres inspiradoras opinião
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível