• Pedro Kucht

    Apaixonado pelo mundo dos sabores e pelas combinações que eles possibilitam, o chef e sommelier Pedro Kucht traz a cada semana uma receita deliciosa e uma dica de vinho para harmonizar

Como harmonizar queijos e vinhos? Veja dicas para não errar

Publicado em 29/06/2022 às 13h32

Nada como saber escolher o queijo certo para combinar com nosso vinho favorito, concorda? Essa harmonização, quando feita da melhor maneira, cria um novo sabor e melhora cada um de seus elementos. É o que você vai entender assistindo ao vídeo acima

Agora, uma curiosidade: na maioria dos casos, vinhos brancos e espumantes são os que combinam melhor com queijos, por conta de seu frescor e alta acidez - características que resultam em equilíbrio quando combinadas às de elementos gordurosos, como os queijos.

Mas os tintos também têm seu espaço, principalmente nas harmonizações com queijos maturados.

Queijos e vinho

Vinhos tintos combinam com queijos maturados. Crédito: 8photo/Freepik

Queijos frescos, como muçarela de búfala e chèvre, têm alta acidez e pedem um vinho branco semelhante. Por isso, a escolha ideal aqui é um Sauvignon Blanc.

Queijos de mofo branco e massa mole, como brie e camembert, vão muito bem com Chardonnay -  e nesse caso os vinhos da Borgonha fazem a harmonização perfeita.

Já com queijos bem maturados e mais duros, como o parmesão, a harmonização clássica é com vinhos Chianti, feitos da uva italiana Sangiovese.

Agora, quando os escolhidos são queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, que têm forte aroma e sabor, a melhor combinação é com vinho do Porto. Ele é mais doce e de alto teor alcoólico, o que ameniza as características marcantes do queijo, balanceando a combinação.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Gastronomia vinhos
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível