Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • HZ
  • Gastronomia
  • Almoço saudável: 5 receitas leves e ricas em proteínas para a sua semana
Gastronomia

Almoço saudável: 5 receitas leves e ricas em proteínas para a sua semana

Confira opções simples e nutritivas para diversificar o cardápio e manter uma alimentação equilibrada
Portal Edicase

Publicado em 07 de Abril de 2026 às 13:53

Omelete de claras com espinafre e ricota (Imagem: Elena Zajchikova | Shutterstock)
Omelete de claras com espinafre e ricota Crédito: Imagem: Elena Zajchikova | Shutterstock
Manter uma alimentação equilibrada ao longo da semana pode ser mais simples do que parece — especialmente quando o almoço combina leveza, praticidade e bons nutrientes. Apostar em preparações ricas em proteínas ajuda a aumentar a saciedade, manter a energia ao longo do dia e ainda contribui para uma rotina mais saudável.
A seguir, confira 5 receitas leves e ricas em proteínas para incluir na semana!

1. Omelete de claras com espinafre e ricota

Ingredientes

  • 4 claras de ovo
  • 50 g de espinafre picado
  • 40 g de ricota esfarelada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Aqueça uma frigideira em fogo médio e adicione o azeite. Coloque o espinafre e refogue rapidamente até que murche e reduza de volume. Retire o excesso de líquido, se necessário, e reserve.
Em um recipiente, coloque as claras e bata levemente com um garfo ou fouet até ficarem homogêneas. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Despeje as claras na frigideira aquecida, espalhando bem para formar uma camada uniforme. Distribua o espinafre refogado e a ricota esfarelada sobre a superfície.
Cozinhe em fogo baixo, sem mexer, até que a omelete esteja firme na base e levemente cremosa na parte superior. Com a ajuda de uma espátula, dobre ao meio e deixe no fogo por mais alguns instantes até atingir o ponto desejado. Sirva em seguida.

2. Carne moída com vegetais

Ingredientes

  • 300 g de carne moída
  • 1/2 cenoura ralada
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada
  • 1 pimentão vermelho cortado em rodelas
  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho picado
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite em fogo médio. Adicione o alho picado e refogue rapidamente até liberar o aroma, sem deixar dourar demais. Acrescente a carne moída e cozinhe, mexendo constantemente para soltar bem os pedaços, até que fique completamente dourada e sem líquido.
Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem. Adicione a cenoura e o pimentão vermelho e cozinhe por mais alguns minutos, apenas para incorporar e manter uma leve crocância. Desligue o fogo e adicione a cebolinha, misturando delicadamente. Regue com o suco de limão e um fio de azeite. Sirva em seguida.

3. Frango grelhado com quinoa e legumes

Ingredientes

  • 300 g de filé de frango
  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 170 g de quino
  • 400 ml de água
  • 1 cenoura cortada em rodelas
  • 1 abobrinha cortada em cubos
  • 100 g de brócolis em floretes
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, tempere o filé de frango com suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Misture bem para envolver toda a carne e deixe descansar por cerca de 15 minutos para absorver os temperos. Enquanto isso, coloque a quinoa em uma peneira e lave em água corrente. Em uma panela, adicione a quinoa e a água, leve ao fogo médio e cozinhe até que os grãos absorvam todo o líquido e fiquem macios. Desligue o fogo e reserve.
Aqueça uma frigideira com 1 colher de sopa de azeite e grelhe o filé de frango em fogo médio até dourar. Reserve. Em outra panela, aqueça o restante do azeite, adicione a cenoura, o brócolis e a abobrinha e refogue por alguns minutos, mexendo ocasionalmente, até que os legumes estejam macios, porém ainda levemente crocantes. Tempere com sal e sirva o frango acompanhado da quinoa e dos legumes.
Salmão grelhado com arroz e vagem (Imagem: OlgaBombologna | Shutterstock)
Salmão grelhado com arroz e vagem Crédito: Imagem: OlgaBombologna | Shutterstock

4. Salmão grelhado com arroz e vagem

Ingredientes

  • 1 filé de salmão
  • 1/2 xícara de arroz branco cozido
  • 1 xícara de chá de vagem fresca
  • Suco de 1/2 limão
  • Azeite de oliva, sal, tomilho e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 1 dente de alho picado
  • Água para cozinhar

Modo de preparo

Em um recipiente, tempere o filé com sal, pimenta-do-reino, limão e tomilho. Deixe marinar por cerca de 10 minutos para intensificar o sabor. Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite em fogo médio. Coloque o salmão com a pele virada para baixo e grelhe por cerca de 3 a 4 minutos. Vire com cuidado e deixe mais 2 a 3 minutos, até ficar dourado por fora e macio por dentro.
Leve a vagem para cozinhar no vapor ou em água fervente por 5 a 7 minutos, até ficar macia, mas ainda crocante. Tempere com sal e um fio de azeite. Disponha o arroz no fundo do prato, coloque o salmão por cima e finalize com a vagem ao lado.

5. Salada de atum com grão-de-bico

Ingredientes

  • 120 g de atum sólido ao natural escorrido e desfiado
  • 150 g de grão-de-bico cozido e escorrido
  • 1 tomate picado
  • 50 g de cebola-roxa picada
  • 1 xícara de chá de rúcula
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Suco de 1/2 limão
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o grão-de-bico, o atum, o tomate e a cebola-roxa. Misture delicadamente para integrar os ingredientes sem desmanchar o grão-de-bico. Acrescente a rúcula e tempere com azeite, suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Misture novamente até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos pelo tempero. Deixe descansar por alguns minutos antes de servir para intensificar os sabores.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Iphan autoriza retomada de parte da revitalização de ruas no Centro de Vitória
Imagem de destaque
Homem é preso após ameaçar familiares e atirar contra policiais em Linhares
Imagem de destaque
Qual o melhor laser para sua pele? Entenda as diferenças entre as tecnologias

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados