Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

5 sobremesas veganas de dar água na boca

5 sobremesas veganas de dar água na boca

Veja como preparar receitas doces deliciosas de maneiras simples
Portal Edicase

Publicado em 08 de Outubro de 2024 às 19:36

Pudim de pão (Imagem: Beto Chagas | Shutterstock)
Pudim de pão Crédito: Imagem: Beto Chagas | Shutterstock
A culinária vegana é rica em sabores e ingredientes; por isso, é possível preparar muitas opções de sobremesas deliciosas, criativas e sem ingredientes de origem animal para satisfazer o seu desejo por doces. A seguir, confira 5 sobremesas veganas de dar água na boca que vão conquistar até mesmo os paladares mais exigentes.

Pudim de pão

Ingredientes

Pudim
  • 4 pães franceses amanhecidos
  • 2 xícaras de chá de leite vegetal de aveia
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
Caramelo
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1/4 de xícara de chá de água

Modo de preparo

Caramelo
Em uma panela pequena, derreta o açúcar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando o açúcar derreter e começar a dourar, adicione a água aos poucos, mexendo com cuidado. Deixe ferver até obter um caramelo líquido e homogêneo. Despeje o caramelo em uma forma de pudim e espalhe bem, cobrindo o fundo. Reserve.
Pudim
Corte os pães em pedaços pequenos e coloque-os em uma tigela grande. Aqueça o leite vegetal em uma panela em fogo baixo, mas sem deixar ferver. Despeje o leite sobre os pedaços de pão e deixe descansar por 10 minutos, até que o pão absorva o leite e fique macio.
Em outra tigela, misture o açúcar, o amido de milho, o óleo de coco e a essência de baunilha até formar uma mistura homogênea. Adicione essa mistura ao pão embebido e misture bem até que tudo fique incorporado.
Despeje a massa na forma caramelizada. Leve a forma ao forno preaquecido a 180 °C em banho-maria (coloque a forma de pudim dentro de uma forma maior com água) por cerca de 40 a 50 minutos, ou até que o pudim esteja firme e dourado por cima. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de desenformar e servir.

Banana caramelada

Ingredientes

Calda
  • 100 ml de água
  • 300 g de açúcar
Para empanar
  • 200 g de farinha de trigo
  • 200 ml de água
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 4 bananas cortadas em 4 pedaços  
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

Empanado
Em uma tigela, coloque a água e a farinha de trigo e mexa até obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione o fermento e misture. Reserve. Em uma panela, aqueça em fogo médio uma quantidade de óleo suficiente para cobrir as bananas. Passe as bananas na massa reservada e frite, aos poucos, até dourar.
Calda
Em uma panela, coloque a água e o açúcar. Mexa, em fogo médio, até obter um caramelo levemente espesso. Mantenha a calda em fogo baixo e vá passando as bananas fritas (uma por vez) no caramelo até cobrir todos os lados. Transfira-as para uma travessa e espere até a calda endurecer. Sirva em seguida .

Picolé de melão

Ingredientes

  • 1 melão cantaloupe
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/4 de xícara de chá de leite de amêndoas

Modo de preparo

Corte o melão, retire a casca e as sementes e pique em pedaços grandes. Em um liquidificador, bata os pedaços de melão, o açúcar e o leite até obter uma mistura homogênea . Transfira a mistura batida para formas de picolé e leve ao freezer por 12 horas ou até que esteja firme. Desenforme e sirva.
Banoffee (Imagem: Africa Studio | ShutterStock)
Banoffee Crédito: Imagem: Africa Studio | ShutterStock

Banoffee

Ingredientes

Base
  • 200 g de bolacha de maisena vegana
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco derretido
Doce de leite
  • 1 xícara de chá de açúcar demerara
  • 200 ml de leite de coco caseiro
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
Recheio
  • 4 bananas maduras
Chantili
  • 200 g creme de leite de amêndoas
  • 2 colheres de sopa de emulsificante
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
Montagem
  • Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

Base
Triture as bolachas em um processador ou liquidificador até virar uma farofa fina. Em um recipiente, misture com o óleo de coco até formar uma massa úmida. Forre o fundo de uma forma de fundo removível (aproximadamente 20 cm de diâmetro) com a massa, pressionando bem para firmar. Leve à geladeira enquanto prepara os outros ingredientes.
Doce de leite vegano
Em uma panela, derreta o açúcar em fogo baixo até virar um caramelo (mexendo de vez em quando para não queimar). Adicione o leite de coco aos poucos, mexendo sempre até que o açúcar derreta novamente e forme um doce de leite cremoso. Acrescente o óleo de coco e a baunilha, misture e cozinhe por mais alguns minutos até engrossar. Desligue o fogo e deixe esfriar completamente antes de usar.
Chantili
Em uma batedeira , bata todos os ingredientes até formar um chantili cremoso e consistente. Reserve na geladeira.
Montagem
Retire a base da geladeira e espalhe o doce de leite vegano por cima, de forma uniforme. Corte as bananas em rodelas e coloque sobre o doce de leite, formando uma camada. Cubra com o chantili, alisando com uma espátula ou colher. Polvilhe canela em pó para decorar. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir, para que o banoffee fique bem firme e geladinho.

Musse de maracujá

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de suco de maracujá concentrado
  • 400 ml de leite de castanha-de-caju caseiro
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de água
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1 colher de chá de agar-agar (gelatina vegetal)
  • 1/4 de xícara de chá de água

Modo de preparo

Em uma panela, misture o amido de milho com 1/2 xícara de chá de água até dissolver completamente. Acrescente o leite e o açúcar à mistura de amido. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar levemente. Isso criará uma base cremosa para a mousse.
Em outra panela, dissolva o agar-agar em 1/4 de xícara de água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver por cerca de 1 minuto (o agar-agar precisa ferver para ativar seu poder de gelificação).
Retire a base de leite vegetal do fogo, adicione o suco de maracujá e o agar-agar ativado, misturando bem até que fique homogêneo. Coloque essa mistura no liquidificador e bata por 1-2 minutos para incorporar mais ar, deixando a mousse mais leve e aerada.
Distribua a mistura em taças individuais ou em uma tigela grande e leve à geladeira por pelo menos 3 horas, ou até firmar. Sirva em seguida.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2026
Namika Yamashita vence o Wahine e Luna Hardman é vice-campeã mundial
Imagem de destaque
Por que as mortes por overdose de fentanil caíram vertiginosamente nos EUA
Ação do Projeto Recupera, da Polícia Civil do ES, recuperou mais de xx celulares furtados.
Polícia Civil intima 300 pessoas e devolve celulares a vítimas no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados