Publicado em 13 de maio de 2025 às 15:04
Em 13 de maio celebra-se o Dia dos Pretos Velhos, guias espirituais venerados em diversas expressões religiosas brasileiras, como a Umbanda, o Candomblé, a Kimbanda e o Catimbó. Essas entidades representam antigos sábios de origem africana que, mesmo submetidos à escravidão no Brasil, conservaram suas raízes, seus valores e suas práticas espirituais.
Mais do que relembrar a abolição da escravatura, a data enaltece a herança ancestral negra e reconhece a profundidade espiritual dos Pretos Velhos, que, com humildade e sabedoria, transformaram sofrimento em ensinamento e resistência em fé viva.
“Os Pretos Velhos representam a sabedoria e experiência dos mais velhos, independentemente da época em que nasceram. Frequentemente invocados em trabalho de cura, utilizam seus conhecimentos de ervas e plantas para ajudar a curar doenças físicas, emocionais e espirituais , ajudando as pessoas em questões como saúde, relacionamentos, trabalhos, finanças e na área emocional”, comenta a espiritualista Kelida Marques.
Os Pretos Velhos são entidades fortes e, com muita fé, seus pedidos eles hão de atender. Veja, abaixo, 3 simpatias fáceis de fazer para atrair perdão, abundância e amor!
Escreva sete vezes o nome da pessoa no papel, pode ser o nome completo ou o nome que você souber. Sobre cada nome escrito, desenhe sete cruzes, totalizando 49 cruzes no papel. Enquanto desenha, recite: “(o nome da pessoa), em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, perdão você há de pedir”. Pegue a água, molhe o dedo e faça um único sinal de cruz sobre o papel.
Pegue o papel em branco e escreva detalhadamente o que deseja conquistar: dinheiro, emprego , vendas etc. Comece o texto com: “eu, [seu nome], desejo [descreva seu desejo], até o dia [x], do mês [x], ano [x]”. O tamanho do pedido não importa. Após escrever, diga 3 vezes: “eu ativo esse desejo na força das almas santas e benditas”. Em seguida, lamba o pedido. Dobre o papel várias vezes, rasgue-o em pedaços e coloque no copo com a canela e o cravo-da-índia.
Misture tudo com o dedo enquanto continua falando o que deseja. Coloque o copo destampado em cima de um móvel ou da geladeira. Deixe-o lá por sete dias, sem mexer ou se preocupar com ele. Após sete dias, despeje todo o conteúdo do copo na terra — pode ser em qualquer lugar limpo e sem sujeira. Vire as costas e vá embora sem olhar para trás.
No papel, escreva o nome da pessoa amada sete vezes. Em seguida, escreva o seu próprio nome por cima do nome da pessoa, também sete vezes. Dobre o papel em sete partes. Coloque-o dentro do copo com café, já adoçado. Afunde-o no café, certificando-se de que ele não fique boiando.
Segure o copo bem perto do rosto e diga: “Vovó Maria, Preta Velha Maria, pela força das 13 almas santas e benditas, eu rogo e peço para que essa pessoa seja doce, amada e que seja conforme os meus desejos (ou conforme o que você precisa que a pessoa seja)”.
Coloque o copo em um local seguro onde não seja perturbado, como no chão da casa (exceto no banheiro) ou sobre um móvel. Deixe-o lá por 7 dias. Após, despeje o conteúdo do copo na terra, em uma planta, ou em um local limpo como uma praça. Evite despejar em locais com lixo.
Kélida Marques
Detentora de um dos principais canais do YouTube sobre espiritualidade, conta com mais de 1,15M de seguidores em suas redes. Também é psicanalista, hipnóloga e terapeuta holística reikiana. Realiza atendimentos online, promove rituais de cura, benzimentos e vigília, de maneira constante e gratuita.
Por Viviane Duranti
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta