Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Habitação é tema sensível demais para demagogias
Opinião da Gazeta

Habitação é tema sensível demais para demagogias

Melhoria na qualidade de vida no Centro de Vitória passa por mais compromisso e zelo com prédios hoje abandonados

Publicado em 28 de Junho de 2018 às 21:46

Públicado em 

28 jun 2018 às 21:46

Colunista

Famílias sem-teto desocuparam o prédio do antigo Hotel Majestic Crédito: Eduardo Dias

Há algo incontestavelmente equivocado na gestão urbana quando prédios abandonados passam a dominar a paisagem. Construções que, sem manutenção devida e destinação humanizada, transformam-se em ruínas, obsoletas quase que exclusivamente em razão da omissão do poder público, incapaz de gerir seus imóveis ou cobrar responsabilidades de proprietários.

A situação do Centro de Vitória, em que mais de 100 famílias ocupam oito edifícios, não é muito distinta da realidade de outros centros urbanos do país. Basta lembrar a tragédia recente em São Paulo, com o desabamento de um prédio consumido por um incêndio. O edifício Wilton Paes de Almeida era ocupado por sem-teto. Uma triste lição que não parece ter sido aprendida: não é admissível que uma catástrofe precise acontecer para que providências sejam tomadas.

Há quase 30 anos a revitalização do Centro é pauta recorrente da administração pública e um anseio da sociedade. Pouco foi feito. É certo que já houve avanços pontuais, o próprio sucesso do carnaval nos últimos anos mostra que a região ainda é capaz de atrair as pessoas. Mas há muito mais a ser feito, num nível de mobilização social ainda mais profundo. Não é só reformar fachadas de construções, é fazer um acompanhamento contínuo das estruturas, tornando possível uma vivência com acesso aos serviços básicos, principalmente a segurança.

As ocupações são conjunturais: reflexo de um déficit habitacional que precisa ser discutido com seriedade, em busca de soluções equilibradas. Ao mesmo tempo, ferem o direito de propriedade. O tema é sensível demais para demagogia ou radicalismos. Mas é certo que qualquer melhoria na qualidade de vida no Centro de Vitória passa, antes de tudo, por mais compromisso e zelo com esses prédios. Abandono sempre atrai mais abandono. Chega de negligência.

{{ndFunctionFirstNotNull(post.original_author.attributes_map.descricao_de_colunista.value,post.original_author.biography)}}

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Palmeiras x Vasco
Palmeiras vence Vasco em casa, mas perde chance de definir vaga na final da Copa do Brasil
O médico Marcio Antonio Leite Lima foi conduzido à delegacia na viatura da Guarda Municipal de Vila Velha
Médico é preso em flagrante suspeito de apontar arma para vendedor em Vila Velha
Homem fica ferido após ser esfaqueado em bar de Cachoeiro
Briga de bar termina com homem esfaqueado em Cachoeiro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.