Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Governo federal concorda que Vale construa ferrovia até Anchieta
Beatriz Seixas

Governo federal concorda que Vale construa ferrovia até Anchieta

Mineradora será responsável pelo investimento, segundo o governador Paulo Hartung

Publicado em 06 de Agosto de 2018 às 19:01

Públicado em 

06 ago 2018 às 19:01
Beatriz Seixas

Colunista

Beatriz Seixas

Trem na ferrovia Vitória-Minas Crédito: Vale | Divulgação
O governo federal concordou autorizar que a Vale amplie a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) da Capital até Ubu, Anchieta. A informação é do governador Paulo Hartung. Segundo ele, o ministro da Casa Civil Eliseu Padilha foi consultado pelo Estado e também pelo diretor de Relações Institucionais da mineradora, Luiz Eduardo Osorio, sobre a viabilidade do acordo que as partes vêm formulando para efetivar o investimento na ferrovia.
“O governo federal topa dar o ramal para a Vale. Existia uma dúvida sobre se, mesmo com o processo de renovação antecipada em andamento, a empresa poderia fazer o requerimento desse ramal. A Vale consultou a União e a resposta é que pode. Então, a Vale vai fazer”, adiantou o governador na tarde desta segunda-feira (06), durante evento de lançamento do Anuário Rede Gazeta 2018, em Vitória.
Hartung lembrou que os recursos para a construção do trecho até Ubu virão dos créditos de ICMS que a Vale tem com o Estado, no valor de aproximadamente R$ 1,8 bilhão, considerando créditos acumulados e créditos a serem obtidos nos próximos dez anos.
Ainda de acordo com ele, caso o montante para construir a nova malha férrea seja inferior aos R$ 1,8 bi, a diferença será encaminhada para um fundo de infraestrutura do Estado para que esse dinheiro possa ser utilizado na construção do outro trecho da ferrovia, que faria a ligação de Anchieta até Presidente Kennedy.
EMENDA
Outra alternativa que vem sendo levantada pelo governo do Estado para viabilizar que a parte capixaba da EF 118 (que prevê ligar Vitória a Presidente Kennedy) saia do papel é tentar outras fontes de recursos para a construção do trecho que não ficará sob a responsabilidade da Vale, ou seja, de Anchieta a Kennedy. Paulo Hartung explicou que está trabalhando junto à bancada federal para fazer uma emenda ao Fundo Nacional Ferroviário, anunciado pelo presidente Michel Temer como uma forma de compensar o Espírito Santo e o Pará, ambos prejudicados pela realocação dos investimentos da Vale na estrada de ferro chamada Fico, no Centro-Oeste.
“Queremos que parte do recurso da licitação da Fico seja investido aqui no nosso segundo trecho”, ponderou o governador ao citar que tem dúvidas sobre a alternativa que vem sendo defendida pelo governo federal de que a estrada de ferro seria construída com recursos da renovação antecipada da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). “Esse dinheiro da FCA é o que eu mais tenho medo de vazar pelos dedos. Por isso, estou procurando outras saídas.”
Procurada, a Vale informou apenas que criou um grupo de trabalho para estudar a viabilidade da construção de um trecho ferroviário entre Vitória e Anchieta, bem como a viabilidade da incorporação do referido trecho à Estrada de Ferro Vitória-Minas.
A coluna também entrou em contato com o governo federal, mas até o momento não obteve resposta. 

Beatriz Seixas

Jornalista de A Gazeta, há mais de 10 anos acompanha a cobertura de Economia. É colunista desde 2018 e traz neste espaço informações e análises sobre a cena econômica

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Acidente entre carros deixa seis feridos em Vargem Alta
Acidente entre dois veículos deixa seis pessoas feridas em Vargem Alta
Imagem de destaque
Marinha, Ibiraçu e Conselho do ES: 15 mil vagas em concursos e seleções
Corpo é encontrado em rio em Castelo
Corpo de homem é encontrado boiando em rio de Castelo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados