Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Ganância no setor da saúde precisa de tratamento de emergência
Opinião da Gazeta

Ganância no setor da saúde precisa de tratamento de emergência

Venda de material cirúrgico que deveria ser descartado a hospitais privados, planos de saúde e médicos é uma irresponsabilidade com a vida dos pacientes

Publicado em 29 de Janeiro de 2018 às 21:08

Públicado em 

29 jan 2018 às 21:08

Colunista

Mais do que um desabafo, as palavras da dona de casa Maria de Lourdes Cardoso resumem o sentimento de todo cidadão diante dos desdobramentos da Operação Lama Cirúrgica: “A gente luta para fazer (a cirurgia) e ainda passa umas coisas dessas. Sem saber, né? Então eu vou confiar em quem mais?”.

É a indagação que fica, diante da crise de confiança generalizada por que passamos. Denúncias de corrupção atingem a sociedade em cheio; há a consciência de que dinheiro público desviado acaba deixando de ir para quem realmente precisa. Mas a comercialização de material cirúrgico que deveria ser descartado a hospitais privados, planos de saúde e médicos torna essa causalidade ainda mais palpável.

A irresponsabilidade dos investigados nesse caso atinge uma área sensível e muito próxima da população. É a ganância colocando os pacientes em perigo, brincando com a saúde de pessoas que já estão vulneráveis por estarem passando por tratamentos médicos. São dramas pessoais a serem superados, e é inaceitável que, num momento de fragilidade, familiares e pacientes ainda tenham que se preocupar com a qualidade do material utilizado em possíveis cirurgias. Ninguém deveria passar por esse tipo de aflição.

Há muito com o que se indignar com as revelações feitas pelo “Fantástico”, em reportagem que teve apuração do jornalista Roger Santana, da TV Gazeta. As conexões internacionais mostram que o esquema pode ser ainda maior do que o denunciado, o que exige uma devassa nas relações entre empresários e profissionais da saúde que podem estar se beneficiando. Positivamente, a Polícia Federal já se uniu à Civil nas investigações.

É oportuno que entidades médicas tomem a frente e comprometam-se com uma investigação rigorosa. Práticas de saúde pautadas pela ética devem ser defendidas com unhas e dentes, porque a sociedade precisa se sentir amparada. É preciso punir com rigor os responsáveis por crimes tão covardes, para que a ida a um hospital não se torne ainda mais traumática do que já é.

{{ndFunctionFirstNotNull(post.original_author.attributes_map.descricao_de_colunista.value,post.original_author.biography)}}

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Ação contra furto de energia
De barbearia a propriedade rural: operação flagra furtos de energia no Sul do ES
Imagem de destaque
Nunes Marques manda Meta entregar relatório sobre 'Exército do Lula' em até 24h
Idoso de 80 anos com alzheimer desaparece em Barra de São Francisco
Idoso de 80 anos com Alzheimer desaparece em Barra de São Francisco

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.