Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Futebol
  • Seleção brasileira se vê sem medalhões e com nova espinha dorsal
Futebol

Seleção brasileira se vê sem medalhões e com nova espinha dorsal

Contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias, Diniz não conta com nomes como Danilo, Casemiro e Neymar e precisa se reinventar com os jovens e novatos do elenco

Publicado em 14 de Novembro de 2023 às 09:53

Agência FolhaPress

Publicado em 

14 nov 2023 às 09:53
Seleção tem desafios diante de Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias
Seleção tem desafios diante de Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias Crédito: Joilson Marconne / CBF
A seleção brasileira nesta data Fifa passa por uma reformulação ampliada pelas lesões. A mescla entre a chegada natural de jovens e os problemas físicos afeta até mesmo a espinha dorsal do Brasil nos últimos anos.
Contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias, nada de Danilo, Casemiro e Neymar: todos machucados. Sem medalhões, a seleção de Fernando Diniz terá que se reinventar. Não necessariamente no aspecto tático. Mas novos nomes ocuparão espaços de velhos conhecidos.
Dos titulares na Copa, por exemplo, a seleção pode ter só quatro remanescentes: Alisson, Marquinhos, Raphinha e Vini Jr.

Brechas

Diniz vai definir a partir do treino desta terça (14) se Rodrygo será mesmo o substituto de Neymar como camisa 10. Ele já fez essa função, por exemplo, durante a Copa de 2022.
No meio-campo, André parece o substituto natural de Casemiro. Até pela intimidade e assimilação do sistema de jogo de Diniz no Fluminense. Mas se o técnico quiser alguém um pouco mais experiente, a dupla com Bruno Guimarães pode ser formada por Douglas Luiz.
No ataque, Gabriel Jesus está sem condições físicas, já que não vem treinando no Arsenal. E aí? Endrick, João Pedro e até Paulinho podem jogar por ali, centralizados.
Sem Danilo, Emerson Royal é o único lateral-direito de ofício convocado no momento. Pepê pode ser improvisado por ali.

Nova geração

Os números ajudam a formar o retrato da renovação na seleção. Entre os jogadores de linha convocados atualmente, ninguém tem mais de 30 anos. Na lista toda, só o goleiro Alisson ultrapassou essa barreira (tem 32). Ederson, de 31 anos, faria companhia ao jogador do Liverpool, mas foi cortado e substituído por Bento.
Além da questão da idade, vem a relativa falta de experiência na seleção: dos 24 convocados, só três têm mais do que 25 jogos com a amarelinha: Alisson (61), Marquinhos (82) e Gabriel Jesus (63).
Esse número de 25 jogos se alcança, por exemplo, em um ciclo completo de Eliminatórias (18 jogos) e uma outra competição oficial. A Copa América tem seis partidas e a Copa do Mundo, sete.
Como Gabriel Jesus está machucado, Marquinhos deve ser o remanescente de outros ciclos com Tite e Dunga na seleção.
Além dos goleiros Lucas Perri e Bento, a seleção tem cinco jogadores de linha que ainda não tiveram um minuto sequer em campo pelo Brasil: o zagueiro Nino e os atacantes estreantes João Pedro, Endrick, Paulinho e Pepê.

Dinizismo

Esta é uma convocação em que Fernando Diniz optou e precisou se desvencilhar mais do legado de Tite e do interino Ramon - em termos de nomes. E isso ficou mais explícito no ataque.
A seleção brasileira estará à prova na quinta-feira (16), contra a Colômbia, em Barranquilla, às 21h (de Brasília). Depois, no dia 21, enfrenta a campeã do mundo Argentina no Maracanã, às 21h30.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Fabiana Malheiros, Elaine Silva, Rita Batista e Thaita Trevizan
Todas Elas reúne ativista Maria da Penha e apresentadora Rita Batista em evento na Rede Gazeta; veja fotos
O engenheiro Patrick Noé dos Santos Filgueira, acusado pelo feminicídio de sua esposa, a professora Danielly Wandermurem Benício
Júri de acusado de matar professora em Vitória pode durar uma semana
Parmegiana do Pecorino de Vila Velha
Famoso pela parmegiana, restaurante fecha após 16 anos em Vila Velha

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados