Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Mudanças?

Nova regra pode deixar campeão da Copa do Brasil fora da Libertadores

As novas determinações da Conmebol afirmam que apenas clubes de primeiras divisões podem disputar a competição em 2020

Publicado em 21 de Maio de 2019 às 15:24

Publicado em 

21 mai 2019 às 15:24
Troféu da Libertadores 2019 Crédito: JUAN MABROMATA/AP
Os critérios para a classificação à Libertadores e Sul-Americana serão mudados já para o ano que vem. A Conmebol divulgou nesta terça-feira as novas Condições de Elegibilidade de Clubes para a disputa das competições e o campeão da Copa do Brasil pode não garantir mais vaga no principal torneio de clubes das Américas. Confira as novas regras implementadas pela entidade:
a) Ter se classificado para a competição por mérito esportivo
b) Não estão cumprindo uma sanção ou suspensão que a critério da Conmebol o impossibilite de participar da Libertadores ou da Sul-Americana
c) Ter obtido a Licença de Clubes da Conmebol expedida por sua associação membro
d) Estar disputando o torneio nacional de sua associação membro na divisão principal da competição em 2020 (ou seja, não ter sido rebaixado no torneio nacional)
e) Emitir em tempo hábil a Carta de Conformidade e Compromisso
Com isso, de acordo com o item d, apenas times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro podem participar da Libertadores e Sul-Americana. Mesmo que um clube vença a Copa do Brasil neste ano, mas seja rebaixado no Brasileirão, ele não poderá atuar na Liberta de 2020. Se a regra já estivesse em vigor há alguns anos, o Palmeiras não jogaria o torneio em 2013, visto que foi campeão da Copa do Brasil em 2012, mas foi rebaixado naquele ano.
Atualmente, três clubes da Série C ainda estão na Copa do Brasil. Se Paysandu, Juventude e Sampaio Corrêa forem campeões da competição, não poderão jogar a Libertadores de 2020, mesmo que subam para a Série B.
Nesse caso há uma divergência, já que o regulamento da Copa do Brasil hoje prevê ao seu campeão uma vaga direto na fase de grupos da Copa Libertadores de 2020.
 
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
Os casos de puberdade precoce que intrigam os médicos em todo o mundo (incluindo no Brasil)
A cantora Marina Sena
Marina Sena tem participação em show no ES cancelada após atraso em voo
Imagem de destaque
Transpetro, Sedu e prefeituras do ES: 28 mil vagas em concursos e seleções

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados