> >
Empreendedorismo feminino é tema de lançamento do Prêmio Mulher

Empreendedorismo feminino é tema de lançamento do Prêmio Mulher

Promovida pela ArcelorMittal, a segunda edição da premiação foi lançada nesta quinta-feira (28); as inscrições estão abertas e são gratuitas

Publicado em 3 de novembro de 2021 às 11:20- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 5min de leitura
O evento recebeu 40 convidados presenciais, respeitando os protocolos de segurança necessários devido a pandemia, e também foi transmitido ao vivo pela internet.
O evento recebeu 40 convidados presenciais, respeitando os protocolos de segurança necessários devido a pandemia, e também foi transmitido ao vivo pela internet. (Guilherme Ferrari)
  • Estúdio Gazeta

    Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
    Saiba mais em negocios.redegazeta.com.br/estudiogazeta
  • ArcelorMittal Tubarão

Um painel sobre mulheres empoderadas, inspiradoras e empreendedoras foi realizado nesta quinta (28) para marcar o lançamento da 2ª edição do Prêmio Mulher, promovido pela ArcelorMittal. O evento recebeu 40 convidados presenciais, respeitando os protocolos de segurança necessários devido a pandemia, e também foi transmitido ao vivo pela internet. Para quem não conseguiu acompanhar, a live está disponível nesta matéria e também no canal da ArcelorMittal no Youtube.

O painel teve a participação da empresária do ramo de doces Mazé Lima. De faxineira a empresária de sucesso, Mazé compartilhou os percalços que enfrentou ao longo de 20 anos para chegar até aqui. Da cidade de Carmópolis de Minas, em Minas Gerais, os doces produzidos pela empreendedora caíram no gosto do público e se tornaram referência. Foram muitos desafios, entre eles a crise sanitária da Covid-19 que, por um momento, pareceu uma situação incontornável.

No entanto, ao ver suas unidades fechadas como medida para evitar a propagação do vírus, Mazé superou mais esse obstáculo e revolucionou o segmento ao vender seus produtos por meio do e-commerce. "Tudo é possível quando acreditamos e fazemos com amor", ressalta Mazé.

De faxineira a empresária de sucesso, Mazé Lima enfrentou diferentes percalços, inclusive a pandemia da Covid-19 que parecia, num primeiro momento, ser uma crise incontornável.
De faxineira a empresária de sucesso, Mazé Lima enfrentou diferentes percalços, inclusive a pandemia da Covid-19 que parecia, num primeiro momento, ser uma crise incontornável. (Guilherme Ferrari)

Vencedora do Prêmio Mulher de Negócios do Sebrae, Mazé deixou uma mensagem inspiradora para outras mulheres. "É preciso buscar a nossa força interior. É preciso cuidar da nossa alma e do nosso corpo. Para ter força é fundamental a gente fazer atividade física, meditação, ter pensamentos positivos, cuidar realmente de nós, porque essa força vai vir. É preciso ter coragem para enfrentar todos os desafios, porque sem coragem e sem força, é muito difícil e desafiante seguir caminhando rumo a realização dos nossos sonhos", aconselha.

O papel da mulher na transformação da sociedade é imprescindível, segundo Rodrigo Gama, gerente geral de Pessoas, Saúde e Segurança da ArcelorMittal, que também participou do painel ao lado de Mazé.

“Para a gente estar competitivo no mercado, estar sustentável onde a gente está inserido e fazer as transformações que queremos dentro da empresa, a gente precisa dessa diversidade. As mulheres vão fazer uma empresa melhor, uma cidade melhor e um mundo melhor”, frisa Rodrigo.

Para o gerente geral de Pessoas, Saúde e Segurança da ArcelorMittal, Rodrigo Gama, as mulheres são fundamentais porque elas vão fazer uma empresa melhor, uma cidade melhor e um mundo melhor.
Para o gerente geral de Pessoas, Saúde e Segurança da ArcelorMittal, Rodrigo Gama, as mulheres são fundamentais porque elas vão fazer uma empresa melhor, uma cidade melhor e um mundo melhor. (Guilherme Ferrari)

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

De acordo com o CEO da ArcelorMittal Aços Planos, Jorge Oliveira, o Prêmio Mulher é uma iniciativa conectada a uma agenda importante da empresa. "Nossas unidades no Brasil têm uma meta de ter 30% de mulheres em nossa organização até o ano de 2030. É uma meta que inclui o crescimento de mulheres em cargos de liderança. A gente espera que essa iniciativa motive outros setores a seguirem na mesma direção. É um caminho sem volta e muito importante para todos nós", destaca.

De acordo com o CEO da ArcelorMittal Aços Planos, Jorge Oliveira, a expectativa é que outros setores também sigam na mesma direção no que diz respeito à valorização das mulheres.
De acordo com o CEO da ArcelorMittal Aços Planos, Jorge Oliveira, a expectativa é que outros setores também sigam na mesma direção no que diz respeito à valorização das mulheres. (Guilherme Ferrari)

Jennifer Coronel, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, ressalta que a premiação, alinhada a política de diversidade e inclusão do grupo, é destinada a mulheres trans e cis. "Hoje (ontem) lançamos a segunda edição do Prêmio Mulher e também iniciamos uma jornada de mudanças de 14 mulheres. Não é apenas uma live, mas é o primeiro dia de um caminho que vai mudar a vida de alguém", afirma.

No palco do evento, a vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, também destacou a relevância da iniciativa da ArcelorMittal de promover uma premiação que busca reconhecer mulheres talentosas. “A mulher precisa ser dona de si mesma, conhecer suas emoções e conhecer quem é por dentro, porque assim ela olha para fora sabendo onde quer chegar. As trilhas são, muitas vezes, doloridas, mas a felicidade está no caminho”, observa.

Jennifer Coronel, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, destaca que o Prêmio Mulher é uma jornada de mudanças na vida das 14 mulheres que serão vencedoras.
Jennifer Coronel, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, destaca que o Prêmio Mulher é uma jornada de mudanças na vida das 14 mulheres que serão vencedoras. (Guilherme Ferrari)

Para fechar com chave de ouro, a diretora de Suprimentos da ArcelorMittal Brasil, Raquel Pittella Cançado, evidenciou como a temática de mulheres a emociona, já que por dois anos ela trabalhou como voluntária em uma ONG que tem como causa acolher mulheres vítimas de violência doméstica. Para ela, ver histórias como a da Mazé é motivo de orgulho de ser mulher.

“Fiz toda minha carreira na ArcelorMittal. Fiz 24 anos de empresa. Esse caminhar nosso e esse incentivo de estar aqui hoje é uma história longa e a empresa sempre colocou o humano na sua centralidade”, observa Raquel.

A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, ressalta que as trilhas das mulheres muitas vezes são doloridas, mas a felicidade está no caminho.
A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, ressalta que as trilhas das mulheres muitas vezes são doloridas, mas a felicidade está no caminho. (Guilherme Ferrari)

REVEJA A LIVE DE LANÇAMENTO

SOBRE O PRÊMIO MULHER

Todas as propostas concorrentes serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, que considerará critérios como criatividade, sustentabilidade, impacto, qualidade, clareza e o potencial de transformação. Serão classificadas quatro mulheres de cada Estado e por categoria/subcategoria, num total de 56 finalistas, sendo 28 por Estado. Ao final, 14 mulheres (sete de cada Estado) serão vencedoras do Prêmio Mulher.

O concurso prevê duas premiações, sendo que a primeira será um treinamento de 25 dias úteis, a ser ministrado em conjunto para as 56 finalistas. O tema do treinamento será “Jornada de Aprendizagem”, oferecido pela Wis Educação e buscará promover o desenvolvimento de habilidades e competências que sejam relevantes aos seus respectivos projetos, por meio de apresentação de conteúdos, debates, encontros conduzidos e em grupo, entre outros.

Raquel Pittella Cançado, diretora de Suprimentos da ArcelorMittal Brasil, homenageou as mulheres líderes da empresa e as convidou para subirem no palco.
Raquel Pittella Cançado, diretora de Suprimentos da ArcelorMittal Brasil, homenageou as mulheres líderes da empresa e as convidou para subirem no palco. (Guilherme Ferrari)

O curso terá carga horária de 13 horas por participante, num total de 30 dias, e incluirá certificado de participação. Será ministrado de 11 de fevereiro a 17 de março de 2022. Ao final, a vencedora de cada categoria receberá um cartão-presente, a ser usado em qualquer estabelecimento, no valor de R$ 5 mil, capacitação dirigida e um certificado de participação. A premiação será entregue em março de 2022.

SAIBA MAIS

2º PRÊMIO MULHER

Inscrições: gratuitas

Período de inscrição: 28 de outubro a 17 de janeiro

Onde: brasil.arcelormittal.com/premiomulher

Categorias concorrentes:

  • Privado MEI: projetos de microempreendedoras individuais.
  • Privado ME: projetos de micro, pequenos, médios e grandes negócios.
  • Público: destinada às servidoras públicas das esferas municipal, estadual ou federal.
  • Terceiro setor: voltada para mulheres que comandam ONGs, associações, projetos e entidades sem fins lucrativos ou líderes comunitárias.
  • Empregadas da ArcelorMittal Aços Planos – Unidades Tubarão e Vega.
  • Acadêmicas: estudantes da graduação, pós-graduação, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
  • Imprensa: reportagem com tema de transformação social, publicada antes da inscrição (entre 15/06/2019 e 22/12/2021) e em veículos reconhecidos no mercado.

Premiação: a vencedora de cada categoria receberá um cartão-presente, a ser usado em qualquer estabelecimento, no valor de R$ 5 mil, capacitação dirigida e um certificado de participação. A premiação será entregue em março de 2022.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais