> >
Mantenha os documentos em dia para não ter dor de cabeça no feriadão de Carnaval

Mantenha os documentos em dia para não ter dor de cabeça no feriadão de Carnaval

Além da carteira de motorista, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) precisa estar regularizado

Publicado em 18 de fevereiro de 2020 às 14:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Freepik)

Está pensando em aproveitar o feriadão do Carnaval e pegar a estrada? Então, antes de tudo, é preciso estar não apenas com o carro em dia, mas também a sua documentação. Afinal, ninguém quer descobrir em uma blitz que os documentos não estão atualizados e ter o carro retido ou até removido, acabando por ali mesmo o merecido passeio ou descanso

Além da carteira de motorista, é claro, outro documento que você precisa ter em mãos é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Aquele “verdinho” que o motorista precisa renovar todo ano, e o recebe assim que são quitados todas as taxas referentes ao automóvel. E para os carros que usam como combustível o GNV, é preciso renovar anualmente o Certificado de segurança Veicular (CSV).

Caso haja alguma pendência, como a não quitação de alguma taxa, ou a falta de inspeção de uma modificação no veículo, como instalação do GNV, o carro pode ser retido, o dono do veículo ser multado e perder sete pontos na carteira, configurando como infração gravíssima. Caso as pendências não possam ser resolvidas na hora, o carro é removido para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

Aspas de citação

Desde o ano passado, é possível também fazer download da CNH eletrônica, que traz a documentação do veículo atualizada. Outra documentação importante é a do semirreboque, que deve ter a mesma placa do veículo. Apenas os reboques menores, como aqueles de bicicleta, não precisam dessa documentação.

Cleber Bongestab
Gerente de Veículos do Detran/ES
Aspas de citação
Cleber Bongestab, gerente do Detran/ES. (Divulgação/Detran/ES)

Licenciamento em 15 minutos

E para quem ainda está com o licenciamento ou outro imposto atrasado e mesmo assim quer viajar, é possível resolver isso com bastante agilidade. Segundo Bongestab, a liberação do CRLV demora apenas 15 minutos depois de quitados todos os débitos.

Se você estiver com pressa, pode ir até a unidade do Detran|ES mais próxima e solicitar o documento após o pagamento. Mas, para isso, é preciso lembrar de não pagar a taxa de postagem. Do contrário, levará pelo menos três dias para que o documento chegue em sua casa, pelos Correios. Até mesmo para quem estiver com o CSV vencido, é possível ter o laudo em um dia, após fazer a vistoria em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e homologada pelo Denatran.

Também é possível obter o CRLV no formato digital direto no celular, por meio do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. A praticidade de regularizar a documentação é tanta que pode ser feita até mesmo se o veículo for retido durante uma ação de fiscalização. Basta que o motorista quite os débitos e aguarde os 15 minutos de comunicação do banco com o órgão até que o CRLV esteja liberado.

Aspas de citação

Ou seja, não há desculpa para que se ande com o veículo irregular durante o Carnaval. O que não pode é que o veículo siga com alguma irregularidade. O deslocamento seguro é aquele em que o motorista, ao ser parado, não tenha qualquer contratempo, seja com sua documentação, seu estado de saúde ou a conservação do veículo,

aconselha o gerente de Fiscalização do Detran/ES Wylis Lyra.
 
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Portanto, antes de sair de casa com o carro, faça o checklist: documentação, saúde do condutor, segurança do veículo e o planejamento da viagem, para evitar pressa na estrada ou atrasos. Afinal, chegar bem e com segurança no seu destino irá garantir um feriadão muito mais tranquilo e com apenas boas recordações da viagem.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais