> >
Coronavírus no ES: 100 leitos em hospitais de referência no interior

Coronavírus no ES: 100 leitos em hospitais de referência no interior

Hospitais de referência em atendimento no Norte e no Sul do Estado poderão ter outros atendimentos distribuídos em unidades próximas

Publicado em 19 de março de 2020 às 19:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim. (Divulgação)

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), explicou em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (19) como será a disponibilidade de vagas hospitalares no interior do Estado para tratamento ao coronavírus: 100 leitos estão disponíveis entre as unidades de referência no Norte e no Sul.

Segundo Casagrande, o Estado prevê a necessidade de 300 leitos de UTI para atender pacientes de coronavírus. “Avaliando outros países, pela população, precisamos de 300 leitos para o Estado. A maior parte será na Grande Vitória, mas será espalhado para as regiões. Cerca de 200 para a Grande Vitória e 100 leitos serão no interior, mas depende da capacidade dos hospitais”, disse o governador.

No Sul, o hospital de referência é a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. Já no Norte, é o Roberto Silvares, em São Mateus. Ele explicou como está estrutura para atender o interior. “Na preparação do Roberto Silvares será com o deslocamento de alguns serviços de São Mateus para Linhares para aliviar os leitos para tratamento do coronavírus. Isso está sendo discutido como será implementado daqui a alguns dias”, adiantou.

Ainda de acordo com o governador, no Sul, a Santa Casa, precisará transferir serviços para outros hospitais como Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, que é referência em oncologia e cardiologia, e o Hospital Infantil Francisco de Assis, para deixar a Santa Casa a disposição dos casos suspeitos.

Para a Região Serrana, o Hospital Padre Máximo, em Venda Nova do Imigrante, continua como referência hospitalar, mas para outras doenças. “Com relação a Venda Nova, o hospital Padre Máximo continua sendo referência na região para as demais doenças. Não podemos ocupar todos os hospitais com coronavírus. É bom que possamos considerar que algumas regiões precisam se isolar, principalmente onde ainda não tem vírus”, disse.

Este vídeo pode te interessar

Ainda segundo Casagrande, a Secretaria de Saúde está orientando os municípios. “O secretário de Saúde do Estado faz praticamente todo dia teleconferência com os secretários municipais de saúde e a orientação é que sigam as medidas que estamos tomando. Os municípios precisam complementar as restrições e normas do Estado, inclusive os municípios litorâneos, orientando não usar as praias”, reforçou o governador.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais