> >
Cachoeirenses famosos são homenageados em painel artístico

Cachoeirenses famosos são homenageados em painel artístico

Roberto Carlos, Sérgio Sampaio, Luz Del Fuego, Jece Valadão e Rubem Braga são algumas das personalidades que serão retratadas no mural, que tem 52 metros de extensão e seis metros de altura

Publicado em 21 de outubro de 2019 às 19:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Personalidades cachoeirenses são destacadas em painel artístico. (TV Gazeta Sul)

Quem passa pela região central de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, próximo ao Museu Ferroviário, já começou a perceber as novas cores que estão dando formas a rostos bem conhecidos do cachoeirense. Roberto Carlos, Sérgio Sampaio,  Luz Del Fuego, Jece Valadão e Rubem Braga são algumas das personalidades que serão retratadas no mural, que tem 52 metros de extensão e seis metros de altura.

A intenção da prefeitura é fazer do local o maior painel de arte a céu aberto de toda a região. Toda a pintura está sendo produzida por quatro artistas, que foram selecionados via edital da secretaria municipal de Cultura e Turismo (Semcult), e cada um será responsável por uma parte que corresponde a 13m de comprimento.

O painel será dividido em quatro telas, cada uma com várias personalidades que ajudaram ou ajudam a construir a história de Cachoeiro. No total, serão 25 pessoas homenageadas. Na primeira tela, serão retratados Roberto Carlos, Sérgio Sampaio, Raul Sampaio Cocco, Luz Del Fuego, Carlos Imperial e Arnoldo Silva. Em outra, Maria Gasolina, Maria Fumaça, Moringueiro, Delicioso, Neném Doido, Geraldo e Agulha.

A terceira tela será composta por mestres da cultura popular, como João Inácio, Dona Canutinha, Dona Maria Laurinda, Dona Isolina e Mestre Salatiel e o escritor Evandro Moreira. Na quarta tela, serão homenageados Jece Valadão, Levino Fanzeres, Zozô, Rubem Braga, Newton Braga e Dedé Caiano.

“Esse painel a céu aberto é uma proposta de educação patrimonial para o município, e será um dos pontos de visitação do projeto “Doce terra onde eu nasci”. Ele fará parte do conteúdo dos guias no circuito, para apresentar para nossas crianças, cidadãos e turistas um pouco sobre a nossa história”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

O cachoeirense Rodrigo da Costa ficou feliz com a iniciativa e já reconheceu alguns rostos que vão ganhando forma no painel. “Esse com o violão parece o Carlos imperial, ali é Sérgio Sampaio, Roberto Carlos, Luz Del Fuego, Seu Arnoldo e Raul Sampaio. A proposta é muito bacana para valorizar a cultura e as personalidades de Cachoeiro também.

Um dos artistas que estão colorindo o muro, é o Rudson Costa. Ele conta como surgiu o trabalho de pintar grandes telas, que já chegou em vários estados brasileiros. “Eu sempre gostei da arte figurativa e percebi que poderia colocar grandes imagens em grande escalas, se aprendesse a usar o spray. Comecei trabalhar assim há uns cinco anos.”

Ele também ressalta a importância que o painel terá como ferramenta de informação ao cachoeirense e visitantes. “Aqui tem o vagão dos músicos, da cultura popular, do bate-flecha e da literatura e o viés da arte é esse: a comunicação. E aqui, de certa forma, a gente vai ter a educação patrimonial. As pessoas vão saber quem são esses cachoeirenses ilustres.”

Este vídeo pode te interessar

A previsão da Semcult é que o painel seja inaugurado no dia 27 de novembro deste ano.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais