> >
Vídeo de festa junina com Casagrande é antigo, diz governador

Vídeo de festa junina com Casagrande é antigo, diz governador

Um vídeo em que o governador Renato Casagrande aparece em uma festa junina – que vem sendo compartilhado em redes sociais como se fosse recente – foi gravado em 2017

Publicado em 5 de julho de 2020 às 09:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Renato Casagrande aparece em vídeo de festa junina de 2019
Renato Casagrande aparece em vídeo de festa junina de 2019. (Reprodução / Vídeo)

Um vídeo em que o governador Renato Casagrande (PSB) aparece dançando em uma festa junina vem sendo compartilhado em redes sociais como se o evento tivesse ocorrido em 2020. No entanto, segundo o governador, trata-se de uma informação falsa, já que a gravação é antiga.  

Em seu perfil no Twitter, o governador informou que o vídeo seria de 2019, mas após a publicação da matéria e questionamento da reportagem de A Gazeta sobre a data da gravação, o governo corrigiu o ano, informando ser de 2017, reafirmando que não é atual. 

Embora o vídeo não seja novo, algumas pessoas têm compartilhado as imagens nas redes sociais e grupos de WhatsApp insinuando que a gravação é recente e criticando que a postura de Casagrande estaria em desacordo com o momento de pandemia do novo coronavírus, quando as recomendações do governo do Estado são para que a população mantenha o isolamento social.

Na noite deste sábado (4), o governador usou a rede social para falar sobre a ação dos que "insistem em tentar confundir a cabeça da população com notícias falsas" e prometeu processar os envolvidos na propagação de notícias falsas.

Registro mostra que fotos da festa foram feitas em 2017
Registro mostra que fotos da festa foram feitas em 2017. (Reprodução)

FOTOS DA FESTA TEM DATA DE 2017

O evento do qual Casagrande participou, onde o vídeo foi gravado, foi uma festa privada, na casa de amigos do governador, em Victor Hugo, na região Serrana do Estado. A reportagem entrou em contato com o dono do sítio, Carlos Curto, que organiza todos os anos a festa junina. Segundo ele, em 2020, por conta da pandemia, o evento não aconteceu.

"Eu sou produtor rural, moro aqui há 20 anos, sempre realizo a festa, mas esse ano não tinha condições. Nós estamos em isolamento. É uma situação muito desagradável acusarem de que estamos indo de encontro com as determinações para a Covid-19. Sou aposentado, estou no grupo de risco, não faria festa neste cenário de pandemia", afirmou Carlos Curto.

Uma das participantes da festa, Brunella Lacerda, contou à reportagem que no vídeo está inclusive um tio dela, que já faleceu. Em seu computador, ela guardava fotos do dia da festa. Nos arquivos, o registro de data do descarregamento das imagens é de junho de 2017.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais