> >
De Ronaldinho a Neymar: Bolsonaro repete comparação de Lula sobre investigação contra filho

De Ronaldinho a Neymar: Bolsonaro repete comparação de Lula sobre investigação contra filho

Presidente Jair Bolsonaro comparou o filho Flávio ao jogador do PSG  ao comentar a investigação sobre o suposto caso da "rachadinha" no gabinete. Lula, em 2006, sugeriu semelhança entre Ronaldinho e Lulinha

Publicado em 20 de dezembro de 2019 às 14:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro têm discurso semelhante . (Rovena Rosa e Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ano era 2006. O primogênito do então presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, estava no centro de uma polêmica envolvendo negócios entre o grupo Oi/ Telemar e a Gamecorp – um microempresa de jogos na internet criada por ele e amigos anos antes. A suspeita de irregularidades fez o petista sair prontamente em defesa do filho, comparando-o a Ronaldinho Gaúcho.

O jogador de futebol estava no auge da carreira e a equiparação conferia a Lulinha características de gênio do mundo empresarial. “Que culpa tenho eu se meu filho é o Ronaldinho dos negócios?”, disse Lula, na ocasião.

A contratação da empresa que tinha o filho do ex-presidente como sócio chegou a ser alvo de um inquérito, arquivado por falta de provas pelo Ministério Público Federal. Agora, o caso voltou à tona na 69ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada no início de dezembro.

O MPF afirma que parte dos recursos do negócio entre a Oi/Telemar e a Gamecorp pode ter sido usado na compra do sítio de Atibaia. O imóvel levou Lula a uma condenação de 17 anos de prisão.

Corta para 2019. O primogênito do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro, está no centro de uma polêmica baseada em um suposto esquema de “rachadinha” no gabinete dele, quando ainda era deputado estadual pelo Rio de Janeiro. O parlamentar foi alvo de uma operação na última quarta-feira (18), suspeito de lavar R$ 2,3 milhões.

A investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro fez o presidente sair prontamente em defesa do filho, comparando-o a Neymar nesta sexta-feira (20). Bolsonaro argumenta que Flávio ganha dinheiro porque consegue atrair muitos clientes, assim como o atleta do PSG, que tem um alto salário por ser o jogador “mais importante”.

O presidente reproduziu a analogia feita pelo adversário político e que, inclusive, foi alvo de críticas recentes de outro filho de Bolsonaro, o Eduardo. Em discurso na Câmara, em outubro, ao comunicar que não seria indicado para a Embaixada brasileira em Washington (EUA), afirmou que “Lula, certamente, não indicou seus filhos [para ocupar o posto de embaixador], pois eles estavam ocupados com outras funções, como a de ser o Ronaldinho dos negócios”.

A similaridade dos casos salta aos olhos e não pode ser tratada como simples defesa de filhos altamente competentes nos negócios e criticados injustamente. Lula e Bolsonaro, que provocam o antagonismo na sociedade, usam práticas populistas idênticas para desacreditar investigações que podem comprometer não só seus primogênitos, como eles mesmos. Traçar paralelos entre performances de jogadores de futebol e práticas com recurso público sob suspeita é colocar para baixo do tapete o que deveria ser trazido à luz por quem está à frente de uma nação com mais de 200 milhões de habitantes.

Este vídeo pode te interessar

Samanta Nogueira é editora de Política de A Gazeta

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais