> >
Morre o marqueteiro e pesquisador Antonio Celso Rodrigues, o Celsão

Morre o marqueteiro e pesquisador Antonio Celso Rodrigues, o Celsão

Celsão estava internado desde 2017, e teve uma série de infecções

Publicado em 1 de junho de 2019 às 23:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Antonio Celso Rodrigues era marqueteiro e demógrafo. (Reprodução/Facebook)

O demógrafo, pesquisador e marqueteiro Antonio Celso Rodrigues morreu na manhã deste sábado (1º), aos 68 anos. Conhecido no meio político e acadêmico como Celsão, ele passou mais de dois anos internado, após ter sofrido um infarto, em 2017. A partir daí, teve diversas infecções e teve que permanecer no hospital por todo este período.

Celsão foi o responsável pelo marketing político das campanhas ao governo do Estado de José Ignácio Ferreira (PSDB), em 1998, e de Max Mauro, em 2002, quando ele disputou o governo com Paulo Hartung. Formado em demografia na França, foi um dos pioneiros no Estado a constituir instituto de pesquisa, atuando também em eleições. Também atuou junto aos professores da Ufes Orlando Caliman, Arlindo Vilaschi, Roberto Simões, entre outros, na década de 90.

O corpo de Antonio Celso está sendo velado no cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, e será cremado neste domingo (2), às 10 horas. Ele deixa filhas e netos.

O cientista político José Luiz Orrico lamentou a perda de Celsão. "Para mim, ele foi como um professor. Passou muito conhecimento, tinha uma competência muito especial. Era uma pessoa acima da média, que pensava o Espírito Santo."

O jornalista Fernando Carreiro também exaltou a trajetória do demógrafo. Segundo ele, a última atuação de Antonio Celso em eleições foi na pré-campanha, em 2015. "Celsão era um dos poucos intelectuais ainda em vida no Espírito Santo. Um farol de inteligência nessa escuridão de ignorância que vivemos hoje. Sua partida deixa a todos nós, amigos e admiradores do seu trabalho, mais tristes e órfãos."

O amigo Marcelo Siano também prestou homenagens. "Ele era uma pessoa doce, inteligente, e mesmo com todo esse período internado, não perdeu a lucidez, o bom humor. Ele foi um gigante, um ser iluminado, que tive a honra de desfrutar a amizade", afirmou.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais