Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Associação Nacional de Jornais

IA e cultura de dados libertam jornalistas para investigação, aponta 4º Data Day

Evento reuniu especialistas para debater como tecnologia e credibilidade das marcas regionais se tornaram aliadas do jornalismo

Publicado em 29 de Julho de 2026 às 19:10

Larissa Cors

Publicado em 

29 jul 2026 às 19:10

A inteligência artificial e a análise estratégica de dados vêm sendo incorporadas às redações não para substituir jornalistas, mas para tirar deles tarefas repetitivas e abrir espaço para investigação, apuração e checagem de fatos.

O recado esperançoso foi deixado pelo 4º Data Day, evento promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), em São Paulo, na última terça-feira (28). A ideia foi reunir profissionais de veículos de comunicação, entidades do setor e universidades para discutir o tema “Estratégias de dados e IA que dão certo”.

Fabiana Zanni e Elaine Silva participaram de painel sobre Google e a IA Ale Oliveira/ Divulgação

A gerente-executiva de Produto Digital da Rede Gazeta e coordenadora do Comitê de Estratégias Digitais da ANJ, Elaine Silva, participou de dois painéis do Data Day e defendeu uma visão estratégica de onde investir a inteligência artificial. “A gente está vivendo uma transformação muito grande com a mudança na forma como as buscas são feitas e como os leitores vêm nos encontrando. Isso está sendo um desafio grande", afirma.


Para Elaine, mesmo quando a busca do usuário passa por inteligência artificial, é nas fontes confiáveis que ele checa a informação, e assim, os veículos regionais ganham credibilidade. Ela também destaca a importância de valorizar o leitor fiel e o engajamento do público recorrente.

A gente tem que estar tecnologicamente bem, com conteúdo bom, com conteúdo relevante, para que a gente seja mostrado para os usuários

Elaine Silva, gerente-executiva de Produto Digital da Rede Gazeta

Programação reuniu nomes do Brasil e do exterior

A programação foi conduzida pela diretora de Mercado Leitor do Estadão, Débora Huertas, e reuniu nomes do Brasil e do exterior. A head de Parcerias com Notícias do Google, Fabiana Zanni, apresentou como destaque novas ferramentas da empresa para o ecossistema de notícias, e a diretora de Estratégia da Box 1824, Julia Curan, trouxe pesquisa inédita sobre o consumo de notícias pelas novas gerações.


Também passaram pelo evento a senior customer success manager da Chartbeat + Tubular, Julia Schvartzer, com dados sobre desempenho de vídeos e buscas, e o consultor Flávio Moreira, com uma análise sobre como transformar esses dados em estratégias de audiência e receita. 


À tarde, um painel discutiu o desenvolvimento de audiências novas e fiéis, e outro debateu os impactos dos agentes de IA no consumo de conteúdo, com participações de veículos regionais como o Diarinho, de Santa Catarina, e a Tribuna do Sertão, de Alagoas.


O encerramento ficou a cargo do professor da ESPM Ricardo Gandour, com a apresentação "No fim, é tudo sobre o ser humano". A abertura foi feita pelo presidente da ESPM, Dalton Pastore, e pelo presidente-executivo da ANJ, Marcelo Rech. O evento é organizado pelos comitês da ANJ, com patrocínio de Google, Chartbeat + Tubular e Echobox, e parceria da ESPM e da Sympla.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Josafá Storch, ex-prefeito de Laranja da Terra, na Região Centro-Serrana do Espírito Santo
Justiça condena ex-prefeito de Laranja da Terra por improbidade administrativa
Fentanil
Desvio de fentanil no ES acende alerta sobre risco de uso pelo tráfico
Imagem de destaque
TV Gazeta celebra 50 anos com campanha que reforça conexão histórica com os capixabas

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados