Sair
Assine
Entrar

Justiça Eleitoral

ES terá 39 mil mesários nas eleições; entenda as funções

Convocação de eleitores que vão trabalhar no dia da votação teve início nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 3 de agosto

Publicado em 11 de Julho de 2022 às 19:40

Gabriela Oliveira

Publicado em 

11 jul 2022 às 19:40
Os 39 mil mesários que vão atuar nas eleições de outubro no Estado começaram a ser convocados nesta segunda-feira (11),  pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Até o dia 3 de agosto, os eleitores escolhidos para trabalhar nos dois turnos da votação - marcados para os dias 2 e 30 de outubro - vão ser contatados pela Justiça Eleitoral por e-mail, mensagem no celular ou até por carta, no caso de zonas rurais com difícil acesso à internet.
 De acordo com Rosiane Xavier, membro do Grupo de Trabalho de mesários do TRE-ES, a mensagem enviada aos eleitores convocados contém um código, que serve para o mesário ter acesso a todas informações e detalhes da convocação através do site do tribunal. Por questão de segurança, as mensagens não possuem links.
Os convocados são, preferencialmente, eleitores da própria seção, que tenham nível superior e trabalhem como professores ou funcionários públicos. Mas também é possível atuar nas eleições de forma voluntária. Para isso, é preciso ser maior de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral. A inscrição pode ser feita pelo site do TRE-ES.
Mesários atuam auxiliando eleitores nas eleições
Mesários atuam auxiliando eleitores nas eleições Crédito: Tânia Rego/Agência Brasil
Caso queira recusar a convocação para ser mesário, o eleitor deve encaminhar uma justificativa ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito. Essa justificativa precisa ser feita em um prazo de cinco dias, a partir da convocação. O pedido será avaliado pelo juiz, que poderá aceitá-lo ou não.
As funções dos mesários são divididas em presidente, primeiro e segundo mesários e secretário. O presidente é quem deve manter a ordem na zona eleitoral. O primeiro e segundo mesários são as pessoas que devem localizar o nome do eleitor no caderno de votação e colher sua assinatura, ditar o número do título ao presidente, entregar o comprovante de votação ou de justificativa e devolver os documentos ao eleitor. Já o secretário é o responsável pelo preenchimento da ata da mesa receptora de votos.
Os mesários possuem algumas vantagens, como o desempate em concursos públicos (se houver essa cláusula no edital). Além disso, no dia da eleição, recebe auxílio-alimentação no valor máximo de R$ 45,00. O convocado também tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado como mesário, a serem negociados com o patrão.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Câmara de Vila Velha, Câmara de Vereadores
Vereador recorre ao STF para adiar eleição para presidência da Câmara de Vila Velha
Delegacia de Domingos Martins
Mulher é morta com tiro após briga familiar em Domingos Martins
Tribunal de Justiça do Espírito Santo
TJES concede férias-prêmio a juíza punida com aposentadoria compulsória

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados