Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Lei das Promoções

ES acelera projetos para promover militares em maio

Propostas têm de ser aprovadas e sancionadas antes do próximo dia 30. PMs querem mudanças

Publicado em 19 de Abril de 2019 às 10:57

Natalia Devens

Publicado em 

19 abr 2019 às 10:57
Policiais militares fazem patrulhamento no Morro da Piedade Crédito: Fernando Madeira
Os dois projetos de lei elaborados pelo governo para alterar as regras das promoções de oficiais e praças da Polícia Militar e Bombeiros vão ser enviados à Assembleia Legislativa na próxima semana e precisarão ser votados em um curto prazo para poder valer na próxima promoção das carreiras.
Após meses de negociações, o texto foi apresentado pelo Comando-Geral da Polícia Militar aos policiais e bombeiros na última segunda-feira. No entanto, as entidades de classe consideraram que a proposta não atende completamente às expectativas e necessidades da tropa, e encaminharam um ofício ao governo solicitando alterações.
A Lei das Promoções que está atualmente em vigor foi elaborada em 2017, no governo Paulo Hartung (sem partido), logo após a greve da PM. Ela alterou vários critérios para que oficiais e praças subissem de posto, priorizando o merecimento, e não a antiguidade, como era anteriormente. Os critérios, no entanto, são apontados como subjetivos pelos críticos deste sistema.
Por esta lei, também está previsto que o prazo para publicação das vagas disponíveis nas corporações deveria ser até 15 de fevereiro. No entanto, para evitar que militares fossem promovidos por essas regras, Casagrande alterou o prazo para 30 de abril e a data de promoção para 23 de maio.
Por isso, a nova Lei das Promoções precisará estar sancionada antes de 30 abril, daqui a duas semanas, afetada por dois feriados.
Entre os pedidos feitos pelas associações estão o de que militares que estejam respondendo a processos não sejam prejudicados nas promoções e que haja maior amparo legal aos militares que se lesionam em serviço.
O secretário de Estado de Governo, Tyago Hoffmann, afirmou que o governo ainda não analisou esses últimos pedidos, mas que o diálogo permanece aberto.
“Não chegará à Assembleia nenhuma surpresa para as associações. A essência do projeto será a retomada das regras anteriores, porém mantendo algumas inovações da lei atual, como o exame toxicológico. Já estamos dialogando com os deputados para mostrar a importância de aprovar o projeto com celeridade e evitar que a próxima promoção seja no atual formato”, frisou.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Mulher fica presa em kitnet durante incêndio e é salva por vizinhos em Vitória
Imagem de destaque
Meia tonelada de lixo é retirada de manguezais de Vitória durante mutirão
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o suspeito corre atrás da mulher, que conseguiu fugir com o auxílio de motoristas que passavam pela via.
Mulher é perseguida por desconhecido durante a madrugada em Colatina; vídeo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados