Eleições 2022: acompanhe o dia de votação no ES em tempo real

Neste domingo (2), eleitores capixabas vão às urnas para escolher seus candidatos a presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais


00:10

Até o segundo turno, eleitor!

Com as disputas para presidente e governador em aberto, os eleitores capixabas voltarão às urnas no dia 30 de outubro, outro domingo. No Espírito Santo, a disputa será entre Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL). No cenário nacional, a presidência ficará entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) No segundo turno, o horário de votação também será das 8h às 17h. 


00:04

Lista completa dos candidatos eleitos no ES

Neste domingo, 2.311.629 pessoas foram às urnas no Espírito Santo para escolher presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. Nesta matéria de A Gazetavocê pode conferir todos os candidatos eleitos no Estado. A disputa para o Governo do Estadual ficou em aberto e será definida no segundo turno.


23:57

11 Estados terão 2º turno para governador

Todos os Estados do Brasil já conhecem o resultado do primeiro turno das Eleições 2022 no que diz respeito ao Executivo estadual. Além do Espírito Santo, dez Estados vão definir o governador no segundo turno. Confira aqui o panorama geral.


23:53

Maranhão reelege atual governador

Com mais de 98% das urnas apuradas, Maranhão reelegeu o atual governador, Carlos Brandão (PSB). O Estado foi o último do país a definir a disputa pelo Executivo estadual.


23:50

Conheça o perfil dos deputados estaduais eleitos no ES

Neste domingo, os eleitores capixabas elegeram 30 deputados estaduais que estarão na Assembleia Legislativa do Estado pelos próximos quatro anos. A 20ª legislatura tem início no dia 1º de fevereiro de 2023. Confira aqui o perfil dos candidatos eleitos.


23:45

Rondônia define governador no 2º turno

Com mais de 99% das urnas apuradas, Rondônia definirá o próximo governador no segundo turno. A disputa será entre Marcos Rocha (União) e Marcos Rogério (PL).


23:41

Simone Tebet (MDB) diz que não vai se omitir no 2º turno

Terceira candidata à presidência mais votada nas Eleições 2022, Simone Tebet (MDB) garantiu que não vai se omitir no segundo turno, entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). "Não esperem de mim omissão. Tomem logo a decisão, porque a minha está tomada", afirmou. Neste domingo, ela recebeu cerca de 4% dos votos, um total de quase 5 milhões de eleitores.

Simone Tebet
Simone Tebet. Crédito: MDB / Twitter / Reprodução

23:37

Bahia define governador no 2º turno

Com mais de 99% das urnas apuradas, Bahia definirá o próximo governador no segundo turno. A disputa será entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União).


23:34

Veja mapa do ES por senador mais votado

Próximo senador do Espírito Santo, Magno Malta (PL) venceu em quatro municípios da Grande Vitória. Já Rose de Freitas (MDB) venceu em três, incluindo Vitória. No Estado, apenas uma cidade teve Erick Musso (Republicanos) como o candidato mais votado ao Senado. Confira o mapa clicando aqui.


23:30

Alagoas define governador no 2º turno

Com 100% das urnas apuradas, Alagoas terá segundo turno para governador. A disputa será entre Paulo Dantes (MDB) e Rodrigo Cunha (União).


23:25

Mato Grosso do Sul define governador no 2º turno

Com todas as urnas apuradas, Mato Grosso do Sul definirá o próximo governador no segundo turno. A disputa será entre Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB).


23:20

Lula (PT) vence em 14 Estados: veja mapa

Neste primeiro turno, Lula (PT) venceu a corrida presidencial em 14 Estados, enquanto Jair Bolsonaro (PL) venceu em 12 – incluindo o Espírito Santo. Nesta matéria é possível ver como ficou o mapa do Brasil de acordo com os votos deste domingo.


23:16

Quem são os mais jovens e mais velhos eleitos no ES?

Com o primeiro turno totalmente definido, algumas curiosidades sobre as Eleições 2022 no Espírito Santo já podem ser reveladas. Você sabe, por exemplo, qual o candidato eleito mais velho e o mais novo no Estado? Confira a resposta clicando aqui.


23:08

Camila Valadão é a deputada estadual mais votada no ES

Eleita com mais de 52 mil votos, Camila Valadão (PSOL) – atual vereadora de Vitória – entrou para a história da política capixaba como a mulher com mais votos para integrar a Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Até então, Sueli Vidigal (PDT) ocupava este lugar, tendo recebido mais de 36 mil votos em 2002.

Camila Valadão, vereadora eleita em Vitória
Camila Valadão é a deputada mais votada da história do Espírito Santo. Crédito: Ricardo Medeiros

23:03

Jair Bolsonaro (PL) venceu em 56 cidades do ES

Atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) venceu em 56 dos 78 municípios capixabas. Na comparação com as eleições de 2018, são oito cidades a menos. Ao todo, neste pleito, ele recebeu 1.160.030 votos. Com isso, Lula (PT) venceu em 22 municípios do Espírito Santo, somando 897.348 votos.


22:55

Pernambuco define governadora no 2º turno

Com mais de 99% das urnas apuradas, Pernambuco definirá a próxima governadora no segundo turno. A disputa será Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB).


22:50

Rose de Freitas (PMDB) não comenta derrota para Senado

Fora de um cargo eletivo após 40 anos de mandatos parlamentares, Rose de Freitas (PMDB) não comentou o resultado das eleições, na qual ficou atrás de Magno Malta (PL) na corrida pelo Senado. Ela preferiu ficar com a família após divulgação do resultado final.

Coluna Letícia Gonçalves entrevista Rose de Freitas, candidata ao Senado
Rose de Freitas perdeu a vaga no Senado para Magno Malta (PL). Crédito: Fernando Madeira

22:45

Paraíba define governador no 2º turno

Com mais de 99% das urnas apuradas, Paraíba definirá o próximo governador no segundo turno. A disputa será entre João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha (PSDB).


22:40

Santa Catarina define governador no 2º turno

Com 100% das urnas apuradas, Santa Catarina definirá o próximo governador no segundo turno. A disputa será entre Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT).


22:34

Rio Grande do Sul define governador no 2º turno

Com todas as urnas apuradas, Rio Grande do Sul terá segundo turno para governador. A disputa será entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB).


22:30

Ciro Gomes (PDT) ainda decide possível apoio no 2º turno

Quarto mais votado, o candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) agradeceu aos votos recebidos, mas disse estar "profundamente preocupado" com o futuro do Brasil. Em relação a um possível apoio no segundo turno, ele pediu "mais algumas horas" para conversar com amigos e partido.

Ciro Gomes candidato a presidência durante debate realizado nos estúdios da emissora de Tv SBT, em Osasco, região metropolitana de São Paulo, neste sábado (24).
Ciro Gomes (PDT) ainda irá definir se e quem apoiará no segundo turno à presidência. Crédito: Marco Miatelo

22:25

Quem é Casagrande, que tenta se reeleger no ES?

Em busca do terceiro mandato, Renato Casagrande (PSB) começou a trajetória política ainda na década de 1970 e é o atual governador do Espírito Santo. Natural de Castelo, ele tem 61 anos e é graduado em Engenharia Florestal e em Direito. Saiba mais sobre o candidato.


22:22

Quem é Manato, que disputa 2ª turno no ES?

Bolsonarista assumido, Carlos Manato (PL) disse ser o candidato do presidente no Espírito Santo nessas eleições. Natural de Alegre, ele é médico, tem 65 anos e é casado com a deputada federal Soraya Manato (PTB). Saiba mais sobre o candidato.


22:15

Ceará elege governador no 1º turno

Com mais de 98% das urnas apuradas, Ceará elegeu Elmano de Freitas (PT) como próximo governador do Estado, já no primeiro turno.


22:13

Goiás reelege atual governador

Com mais de 99% das urnas apuradas, Goiás reelegeu o atual o governador do Estado, Ronaldo Caiado (União).


22:10

ES tem 20,77% de abstenção no 1º turno

Neste domingo, exatos 2.311.629 eleitores capixabas estavam elegíveis para irem votar. Com 100% das urnas apuradas, é possível afirmar que o Estado teve 20,77% de abstenção.


22:06

Deputado estadual mais votado no ES, Sergio Meneguelli (Republicanos) dorme

Ex-prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli (Republicanos) foi o deputado estadual mais bem votado do Espírito Santo neste domingo e resolveu dormir antes da totalização dos votos pela Justiça Eleitoral, apesar de já ciente da conquista. "Ele está muito cansado, adrenalina muito forte, e já foi deitar", informou a assessoria.

Deputado Estadual - Sérgio Meneguelli
Deputado Estadual, Sérgio Meneguelli. Crédito: Geraldo Neto

22:02

Amazonas define governador no 2º turno

Com 98% das urnas apuradas, Amazonas escolherá o próximo governador do Estado no segundo turno. A disputa será entre Wilson Lima (União) e Eduardo Braga (MDB).


21:59

São Paulo define novo governador no 2º turno

Com mais de 99% das urnas apuradas, São Paulo definirá o próximo governador do Estado no segundo turno. A disputa será entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).


21:55

Magno Malta (PL): 'Não vou ser inimigo de ninguém'

Eleito para o terceiro mandato como senador pelo Espírito Santo, Magno Malta (PL) comemorou a vitória ao lado de correligionários, em Vila Velha, e disse que vai voltar para Brasília (DF) com o espírito renovado. "Não vou chegar lá para ser inimigo de ninguém. Nunca desrespeitei ninguém. Eu estarei lá como senador do Espírito Santo, defendendo o Espírito Santo", afirmou.

Magno Malta
Magno Malta. Crédito: Gedyson Viana

21:52

Confira os deputados estaduais eleitos no ES

Neste domingo, os eleitores capixabas escolheram 30 deputados que estarão na Assembleia Legislativa do Estado a partir do ano que vem. Ao todo, 534 pessoas disputaram uma cadeira no Legislativo estadual. Clique aqui e confira a lista dos eleitos.


21:47

Casagrande (PSB): 'Vamos ficar firmes'

Diante da certeza do segundo turno para governo do Espírito Santo, o atual governador, Renato Casagrande (PSB), disse que seguirá firme na disputa e buscará novos apoios. "Procuraremos lideranças que tiverem espaço de diálogo, buscando apoio de outras lideranças que não estiveram conosco no primeiro turno."

Casagrande no comitê com apoiadores
Casagrande no comitê com apoiadores. Crédito: Vitor Jubini

21:42

Pará reelege atual governador

Com mais de 96% das urnas apuradas, o Pará reelegeu o atual governador: Helder Barbalho (MDB).


21:40

Tocantins reelege atual governador

Com mais de 99% das urnas apuradas, o Tocantins reelegeu o atual governador, Wanderlei Barbosa (Republicanos).


21:36

Brasil terá segundo turno para presidente

Com mais de 97% das urnas apuradas, o Brasil definirá o próximo presidente no segundo turno. A disputa será entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL), que fecharam este domingo com 47% e 43% dos votos, respectivamente.

Eleições 2022 - Bolsonaro  e Lula
Eleições 2022 - Bolsonaro e Lula. Crédito: Geraldo Neto

21:33

Rio Grande do Norte reelege atual governadora

Com mais de 99% das urnas apuradas, o Rio Grande do Norte reelegeu a atual governadora, Fátima Bezerra (PT).


21:30

Piauí elege governador no 1º turno

Com mais de 94% das urnas apuradas, o Piauí elegeu o próximo governador do Estado já no primeiro turno: Rafael Fonteles (PT).


21:28

Presidente do TRE-ES fala sobre filas e teste de biometria

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama avaliou as eleições no Estado como "tranquilas e seguras", mas ressaltou que vai buscar melhorar o sistema de biometria para tentar diminuir as filas nas seções.


21:24

Sergipe vai definir governador no 2º turno

Com mais de 99% das urnas apuradas, Sergipe terá segundo turno para definir o próximo governador do Estado. A disputa será entre Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD).


21:20

Confira os dez deputados federais do ES

O Espírito Santo já tem a lista dos dez deputados federais que vão representar o Estado na Câmara dos Deputados pelos próximos quatro anos. Clique aqui e confira!


21:17

Manato (PL): 'Vou buscar apoio e falar com todos'

Confirmado no segundo turno pelo governo do Espírito Santo, Carlos Manato (PL) declarou que vai em busca de alianças para vencer a disputa. "Com certeza, vou buscar apoio. Conversamos antes, fizemos um acordo de que estaríamos todos juntos. Vou conversar com todos eles. Agora, quem perdeu a eleição vai embora, então vamos trazer um leque muito grande. Tenho acordo com Guerino Zanon (PSD), mas vou falar com todos os outros", disse, em coletiva após o resultado da eleição neste domingo.

Manato em seu comitê
Manato em seu comitê. Crédito: Fernando Madeira

21:12

Rio de Janeiro reelege atual governador

Com mais de 96% das urnas apuradas, o Rio de Janeiro reelegeu o atual governador, Cláudio Castro (PL), com 58% dos votos.


21:09

Paraná reelege atual governador

Com mais de 99% das urnas apuradas, o Paraná reelegeu o atual governador, Ratinho Junior (PSD) com 69% dos votos. 


21:05

Helder Salmoão (PT) vai para 3º mandato de deputado federal pelo ES

Deputado federal mais votado do Espírito Santo, Helder Salomão (PT) iniciará o terceiro mandato na Câmara dos Deputados no próximo ano. Professor de filosofia, ele ocupa o cargo desde 2015. 

Deputado Federal mais votado - Helder Salomão
Deputado Federal mais votado - Helder Salomão. Crédito: Geraldo Neto

21:01

Minas Gerais reelege atual governador

Com mais de 93% das urnas apuradas, Minas Gerais reelegeu Romeu Zema (Novo) já no primeiro turno.


20:58

ES é o primeiro Estado a encerrar apuração

O Espírito Santo foi o primeiro Estado do Brasil a encerrar a totalização do votos, às 20h42.


20:55

Mato Grosso reelege atual governador

Com mais de 98% das urnas apuradas, o Mato Grosso reelegeu o atual governador já no primeiro turno. Mauro Mendes (União) conseguiu mais de 68% dos votos.


20:50

Sergio Meneguelli (Republicado) é o deputado estadual mais votado da história do ES

Deputado estadual mais votado no Espírito Santo, Sergio Meneguelli (Republicanos) também alcançou outra marca nas eleições deste domingo: com 138.485 votos, ele se tornou o mais bem votado da história do Estado. Antes, o dono desse recorde era Guerino Zanon, com 65.704 votos, conquistados em 2006.


20:45

Depois de 28 anos, ES terá 2º turno para governador

Pela primeira vez em 28 anos, o Espírito Santo vai definir o próximo governador no segundo turno. Isso não acontecia desde 1994, quando Vitor Buaiz (PT) disputou o Palácio Anchieta e venceu Cabo Camata (PSD). Na época, o candidato eleito tinha, justamente, Renato Casagrande como vice.

Capa full  - Governo
Capa full - Governo . Crédito: Geraldo Neto

20:41

Brasil tem mais de 90% das urnas apuradas

Com 91,61% das seções apuradas no país, a disputa para presidente está com Lula (PT) em primeiro lugar, com 47,25%. Em segundo, aparece Jair Bolsonaro (PL), com 44,2%. A candidata Simone Tebet (MDB) está 4,28%, e Ciro Gomes (PDT), com 3,07%. Os demais candidatos não chegam a 1% dos votos.


20:38

Casagrande: 'Conseguimos bom resultado e vamos vencer no 2º turno'

"As pesquisas, de certa forma, erraram no Brasil todo, tanto na campanha nacional, quanto em diversos Estados. As pesquisas apontavam em uma direção, mas sempre nos preparamos para disputar a eleição em dois turnos. Em hora nenhuma se viu qualquer palavra de arrogância, nem minha, nem do Ferraço. Sempre tivemos pé no chão, trabalhando, trabalhando, trabalhando... até hoje às 17h. Sabíamos da complexidade da política nacional, sabíamos que os votos no Brasil migram com muita facilidade de um lado para outro, de um candidato para outro nesse processo. Conseguimos um bom resultado neste primeiro turno. Vamos buscar votos restantes para poder alcançar mais de 50% e sair vitoriosos no segundo turno", diz Renato Casagrande (PSB), em coletiva após resultado da eleição no Espírito Santo.

Casagrande no comitê com apoiadores
Casagrande no comitê com apoiadores. Crédito: Vitor Jubini

20:33

Distrito Federal reelege atual governador

Com mais de 99% das urnas apuradas, Ibaneis Rocha (MDB) se reelegeu governador do Distrito Federal.


20:30

Amapá elege governador no 1º turno

Com mais de 95% das urnas apuradas, o Amapá definiu o próximo governador do Estado já no primeiro turno: Clécio (Solidariedade).


20:28

Acre reelege atual governador

Com mais de 92% das urnas apuradas, o Acre já definiu que o atual governador – Gladson Cameli (PP) – seguirá no comando do Estado.


20:25

Brasil tem mais de 80% das urnas apuradas

Com 82,55% das urnas do país apuradas, a corrida presidencial está com Lula (PT) em primeiro, com 46,53%. Em segundo aparece Jair Bolsonaro (PL), com 44,81%. Simone Tebet (MDB) segue em terceiro, com 4,37%. Seguida de Ciro Gomes (PDT), com 3,08%. Os demais candidatos não chegam a 1% dos votos.


20:22

Roraima reelege atual governador

Com mais de 96% das urnas apuradas, Antonio Denarium (PP) se reelegeu como governador em Roraima, com 56% dos votos. Ele derrotou a candidata Teresa Surita (MDB), que ficou com 41%.


20:17

Sergio Meneguelli (Republicanos) é o deputado estadual mais votado no ES

Ex-prefeito de Colatina, Sergio Meneguelli (Republicanos) é o deputado estadual mais votado no Espírito Santo, com mais de 137 mil votos. Em segundo lugar aparece Capitão Assumção (PL), com mais de 98 mil votos.


20:14

Helder Salomão (PT) é o deputado federal mais votado no ES

Com mais de 119 mil votos, Helder Salomão (PT) é o deputado federal mais votado no Espírito Santo. Em segundo lugar ficou Gilvan (PL), com cerca de 87 mil votos.


20:10

Homem é detido por boca de urna em Colatina

Um homem suspeito de boca de urna foi detido no bairro Bela Vista, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Ele mantinha material de campanha de candidatos dentro de uma mochila. O indivíduo foi abordado por um juiz eleitoral. Segundo o relatório da ocorrência, o suspeito disse que atuava de forma colaborativa. Ele não informou qual seria o candidato responsável pela boca de urna, nem o valor que iria receber ao final da eleição. No batalhão da Polícia Militar, o homem assinou um termo circunstanciado e vai responder pelo crime em liberdade. O material de campanha foi recolhido.


20:05

Brasil tem 70% das urnas apuradas

Depois de três horas do encerramento do horário de votação, o país tem 70% das urnas apuradas. Atrás desde o início da apuração, Lula (PT) virou e agora aparece em primeiro, com 45,74% dos votos. Jair Bolsonaro (PL) está em segundo, com 45,51%.


20:02

Brasil | Ex-ministras, Tereza Cristina e Damares se elegem senadoras

Ex-ministra do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos) foi eleita senadora pelo Distrito Federal. No Mato Grosso do Sul, a ex-ministra Tereza Cristina (PP), do Ministério da Agricultura, também se elegeu ao Senado pelo Estado.


19:56

Magno Malta (PL) é eleito senador no ES

Com 41% dos votos, Magno Malta (PL) é eleito senador no Espírito Santo. Na tentativa da reeleição, Rose de Freitas (MDB) ficou em segundo lugar, com 38%. Em terceiro ficou Erick Musso (Republicanos), com 17%.


19:53

Brasil tem 60% das urnas apuradas

Até o momento, o país tem 60,33% das urnas apuradas. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46,01% dos votos e Lula (PT) com 45,20%. Simone Tebet (MDB) está com 4,5% e Ciro Gomes (PDT), com 3,0%. Os demais candidatos não chegam a 1% dos votos.


19:46

18 pessoas detidas por crimes eleitorais no ES

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) divulgou o balanço deste dia de eleição. Ao todo, foram 18 pessoas detidas em 16 ocorrências, todas de menor gravidade. A maior parte dos casos aconteceu na Grande Vitória e é de boca de urna. Uma das detenções foi de um homem flagrado usando celular dentro da cabine de votação. Ele assinou um termo circunstanciado e foi liberado.


19:42

Brasil tem mais de 50% das urnas apuradas

Mais da metade das seções do país já foram apuradas. Até o momento, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46,31% dos votos e Lula (PT) está com 44,86%. Em seguida, vem Simone Tebet (MDB) com 4,53% e Ciro Gomes (PDT) com 3,09%. Os demais candidatos aparecem com menos de 1% dos votos.


19:35

ES terá segundo turno para governador

Com mais de 93% da urnas apuradas, já é certo que o Espírito Santo irá definir o próximo governador no segundo turno, a ser realizado no dia 30 de outubro. A disputa será entre Renato Casagrande (PSB) e Manato (PL).


19:31

Brasil tem mais de 40% das urnas apuradas

Por enquanto, com 44,17% das urnas apuradas, na corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46,84% dos votos, enquanto Lula (PT) tem 44,32%. A candidata Simone Tebet (MDB) está com 4,55% e Ciro Gomes (PDT) com 3,08%.


19:28

ES tem mais de 90% das urnas apuradas

Atualmente, o Espírito Santo tem 93,68% das urnas apuradas. Na corrida para governador, Renato Casagrande (PSB) aparece com 47,30% e Manato (PL) com 38,62%. Números indicam que definição deve sair no segundo turno.


19:24

Eleitores com mais de 65 anos foram às urnas no ES

Eleitores com mais de 65 anos deram exemplo de cidadania neste domingo e enfrentaram as filas neste domingo para votar. Em Vitória, dona Zilda – de 100 anos – foi às urnas em Jardim da Penha. Confira o relato dessas pessoas nesta reportagem.


19:20

Homem é detido por boca de urna em Linhares

Um homem suspeito de fazer boca de urna foi detido na manhã deste domingo (2), no bairro Movelar, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. O indivíduo carregava 97 imagens de um candidato a deputado estadual e distribuía os santinhos para eleitores. A ação aconteceu nas proximidades da Escola Maria Souza Matias. Ele assinou um termo circunstanciado e teve o material recolhido.


19:15

Brasil tem mais de 30% das urnas apuradas

Até o momento, 33,18% das seções do país já foram apuradas. Na corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 47,45% dos votos. Lula (PT) está com 43,75%. Em terceiro lugar está Simone Tebet (MDB), com 4,55%. Depois vem Ciro Gomes (PDT), com 3,06%.


19:11

Homem é preso por injúria racial contra mesária na BA

Um homem de 65 anos foi preso neste domingo, suspeito de injúria racial contra uma mesária, em Salvador (BA). De acordo com a Polícia Civil da Bahia, ele teria alegado que a voluntária o favoreceria se ele fosse negro ou homossexual. Ele saiu do local sob gritos de "racista". 


19:05

ES tem 80% das urnas apuradas

Na corrida para ocupar a cadeira do Palácio Anchieta, o atual governador Renato Casagrande (PSB) aparece com 47,48% dos votos. Em segundo lugar está Manato (PL), com 38,98%. Já Audifax (Rede) está com 6,38% e Guerino Zanon com 6,07%. Aridelmo (Novo), Capitão Sousa (PSTU) e Claudio Paiva (PRTB) registram menos de 1%.


19:00

Brasil tem mais de 20% das urnas apuradas

Duas horas após o horário de encerramento das eleições, o Brasil chega a 24,16% das urnas apuradas. Até o momento, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 47,80% e Lula (PT) com 43,42%. A candidata Simone Tebet (MDB) tem 4,55% dos votos. Ciro Gomes (PDT) tem 3,05%.


18:57

Capixabas votaram para presidente no exterior

Para os capixabas que moram no exterior e que decidiram votar para escolher o próximo presidente do Brasil, o dia também foi marcado por filas. Confira relatos que vieram direto dos Estados Unidos, da Irlanda e do Canadá.


18:52

Movimentação intensa gera longa espera para votar no ES

Este dia de votação foi marcado por longas filas para muitos eleitores capixabas. No Espírito Santo, cerca de 2,9 milhões de pessoas foram às urnas. Em algumas seções, foi preciso esperar por até 3 horas nas filas. 


18:48

Estados projetam atraso para encerrar votação

Alguns Estados já projetam atraso para encerrar a votação devido às filas nas seções eleitorais. Entre eles está: Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Acre.


18:43

Confira a apuração parcial no ES

O Espírito Santo já tem mais da metade das urnas apuradas. Até o momento, na corrida à presidência, no recorte capixaba, Jair Bolsonaro (PL) lidera com 52,64%. Lula (PT) aparece em segundo lugar, com 39,9%. Para governador, Renato Casagrande (PSB) está com 47,79% e Manato (PL), com 39,19%. Para o Senado, Magno Malta (PL) tem 41,72% e Rose de Freitas(MDB), 38,78%.


18:40

Itarana e Boa Esperança concluem apuração

Às 18h38, mais dois municípios capixabas finalizaram as apurações: Itarana e Boa Esperança.


18:38

Mais quatro cidades encerram apuração no ES

Quatro cidades do Espírito Santo encerraram a apuração às 18h31. São elas: Mantenópolis, São Gabriel da Palha, Rio Novo do Sul e Atílio Vivácqua.


18:35

Brasil tem 10% das seções apuradas

Na apuração parcial, com 10% das seções apuradas no país, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 48,35% dos votos e Lula com 42,87%. Em terceiro lugar está Simone Tebet (MDB), com 4,56%. Ciro Gomes (PDT) tem 3,07% dos votos.


18:32

Live | Acompanhe análises das Eleições 2022

Desde as 17h, com o encerramento do horário de votação, Fernanda Queiroz, da CBN Vitória, conduz uma live de análises das Eleições 2022, junto de jornalistas de A Gazeta e especialistas. Acompanhe clicando aqui!

Time de jornalistas de A Gazeta fazem cobertura da apuração das eleições 2022
Time de jornalistas de A Gazeta fazem cobertura da apuração das eleições 2022. Crédito: Vitor Jubini

18:25

Ex-presidente, FHC não vota devido a indisposição

Ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, de 91 anos, não votou no primeiro turno das Eleições 2022, realizado neste domingo (2). De acordo com a assessoria, ele acordou "indisposto". Vale lembrar que após os 70 anos, o voto é facultativo.


18:18

Confira a apuração parcial no ES

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 17% das seções do Espírito Santo já foram apuradas. No momento, em território capixaba, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 53% dos votos, seguido de Lula (PT), com 38%. Para governador, Renato Casagrande (PSB) lidera com 47%. Em segundo está Manato (PL), com 40% dos votos.


18:10

Dores do Rio Preto encerra apuração

O município de Dores do Rio Preto é o primeiro capixaba a fechar a apuração, às 18h06.


18:03

Neta acompanha avó em votação na Serra

Maria Coura, de 79 anos, votou com a neta na EEEFM Clotilde Rato, no bairro Bairro de Fátima, na Serra. A aposentada disse que sente ser um dever como cidadã, por isso não deixa de votar. Leticia Mendes, neta dela, comentou sentir orgulho da avó, que dá o exemplo. “Eu estou me sentindo presente na democracia. É pela democracia que a gente faz. Se apresentar como uma cidadã e deixar um legado pra meus netos, minha família. A cidadania é necessário, é igualdade, é por isso que eu estou votando”, disse Maria.

Maria Coura, de 79 anos, votou com a neta na EEEFM Clotilde Rato, no bairro Bairro de Fátima, na Serra
Maria Coura, de 79 anos, votou com a neta na EEEFM Clotilde Rato, no bairro Bairro de Fátima, na Serra. Crédito: Mikaella Mozer

17:55

Apoiadores de Lula instalam telão para acompanhar apuração no Centro de Vitória

O fotógrafo Fernando Madeira, de A Gazeta, registrou a concentração dos eleitores de Lula, na Rua Sete, no Centro de Vitória. No Centro Cultura Triplex os apoiadores instalaram um telão para acompanhar a apuração dos votos.


17:48

Sob aplausos, primeira mídia de urna de Colatina chega ao cartório eleitoral

A primeira das 321 mídias das urnas eleitorais de Colatina chegaram às 17h28 no cartório eleitoral do município, sob aplausos. Na cidade do Noroeste do Espírito Santo, os votos são computados e enviados direito para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, onde ocorre a apuração.


17:45

Balanço do TRE aponta 115 urnas substituídas no ES

Conforme informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), 229 urnas eletrônicas apresentaram problemas e, destas, 115 precisaram ser substituídas até as 17h. As cidades com mais ocorrências do tipo foram: Serra (43), Guarapari (33) e Vila Velha (17).


17:40

Candidato é preso suspeito de comprar votos no Acre

Um candidato a deputado do Acre foi preso em flagrante nesta manhã, suspeito de comprar votos. Francineudo Costa (União) estava com R$ 2.300 que poderiam ser oferecidos a eleitores. A prisão aconteceu na capital Rio Branco (AC).


17:35

Filipe Skiter (PSTU): 'Candidatura sai fortalecida'

Candidato ao senado, Filipe Skiter (PSTU) votou por volta das 10h na escola Agenor Roris, em Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Ele acredita que ao fim das eleições, a candidatura dele sai fortalecida. "Fizemos uma campanha bonita, nas ruas, nas portas das fábricas, nos bairros populares, nos quilombos e territórios indígenas, nas escolas e nas universidades, apresentando uma alternativa independente, revolucionária e socialista", disse.

Candidato ao senado, Filipe Skiter (PSTU) votou em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha
Candidato ao senado, Filipe Skiter (PSTU) votou em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha. Crédito: Divulgação

17:30

Acompanhe a apuração das urnas em tempo real

Nesta página especial de A Gazeta é possível acompanhar a apuração das urnas em tempo real. Por enquanto, menos de 3 mil seções foram apuradas, o que representa cerca de 0,5% do total.


17:22

Live | Análises das Eleições 2022 no ES e no Brasil

Com o encerramento do horário de votação, começa a live especial dos veículos da Rede Gazeta, com análises das Eleições 2022 no Espírito Santo e no Brasil. Acompanhe ao vivo!


17:16

Presidente do TSE: 'Filas não têm relação com testes de biometria'

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes negou que as longas filas registradas neste dia de votação tenham como causa os testes de biometria. Confira a fala completa dele sobre a situação clicando aqui.


17:10

Votação encerrada em 69 países

Conforme o segundo balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a votação para presidente já está encerrada em 69 países. O levantamento foi divulgado às 15h. Ao todo, mais de 697 mil brasileiros estão aptos a votar no exterior. 


17:00

Eleições 2022: encerrado horário de votação

Depois de 9 horas, está encerrado o horário de votação. Quem chegou até as 17h nas seções recebe uma senha para poder ir às urnas e escolher seus candidatos.


16:59

Homem armado é preso por boca de urna no Sul do ES

Depois de denúncias sobre a distribuição de "santinhos", a Polícia Federal prendeu um homem que fazia boca de urna no bairro Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim. De acordo com a corporação, ele é fiscal de um partido político e também portava um revólver sem registro e cinco munições, razão pela qual também foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Homem é preso acusado de boca de urna em Cachoeiro de Itapemirim
Homem é preso acusado de boca de urna em Cachoeiro de Itapemirim. Crédito: Polícia Federal

16:55

'Nunca demorou tanto', reclama eleitora de Cachoeiro

Na seção 236 da Escola Inah Werneck, no bairro Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, muita gente ainda aguarda na fila para votar. A agente comunitária de saúde Sônia Maria Fonseca, de 66 anos, contou que ficou 3 horas na fila para conseguir ir à urna. “Sempre voto aqui e nunca demorou tanto”, reclamou.

Sônia Maria Fonseca, de 66 anos, votou em Cachoeiro de Itapemirim e reclamou da demora
Sônia Maria Fonseca, de 66 anos, votou em Cachoeiro de Itapemirim e reclamou da demora. Crédito: Beatriz Caliman

16:45

Presidente do STF: 'Estamos celebrando a democracia'

Depois de votar em Brasília, a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou que espera que a sociedade brasileira possa olhar para o dia de hoje e concluir que foi a reafirmação da democracia no país. "Desejo que possamos concluir que foi a reafirmação do nosso Estado Democrático de Direito", disse.


16:35

Homem morre na fila para votar em SP

Um homem morreu enquanto estava na fila para votar, na cidade de Barrinha, no interior de São Paulo. Identificado como Jorge Adriano, de 52 anos, ele sofreu um infarto no início desta tarde.


16:30

Atenção, eleitor: seções fecham às 17h

Daqui 30 minutos, encerra-se o horário de votação – mas quem chegar à seção até as 17h recebe uma senha para votar. Se vocês deixou para a última hora e ainda tem dúvida de qual é o seu lugar de votação, clique aqui e confira. Bom voto!


16:23

MG tem primeira prisão de autoridades nas eleições 2022

Prefeito de Piranga (MG), Luís Helvécio Silva Araújo (PMN) foi detido a pedido do Ministério Público na cidade. Segundo a Polícia Militar mineira, ele foi flagrado fazendo propaganda irregular nas redes sociais. 


16:19

Alexandre de Moraes: 'Filas estão dentro na normalidade'

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes disse que as filas para votação estão "dentro da normalidade" e que todos os eleitores que chegarem às seções até as 17h vão conseguir votar. Como este é o horário final de chegada, quem estiver na fila às 17h recebe uma senha para votar.


16:12

Presidente do STF enfrenta fila para votar

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber enfrentou fila para votar em Brasília. Apesar da idade dela que dá o direito de prioridade, ela preferiu enfrentar a fila como os demais. "Nada como uma fila republicana e democrática. Prefiro esperar a minha vez", disse.


16:05

Candidato ao Senado Coronel Lugato (DC) vota em Guarapari

O candidato ao senado Coronel Lugato (DC) votou às 10h no colégio Presidente Costa e Silva, na Praia do Morro, em Guarapari. "Partindo do princípio de que eu não pude mostrar aos capixabas meus projetos e nem me mostrar candidato, pois meu partido não tem tempo de TV, de rádio e nem dinheiro, acho que a expectativa foi boa e que os votos que vierem serão dos amigos e das redes sociais, aos quais agradeço muito pelo empenho, dedicação e confiança em mim depositada", declarou.

Coronel Lugato (DC), candidato ao Senado, votou em Guarapari
Coronel Lugato (DC), candidato ao Senado, votou em Guarapari. Crédito: Divulgação

16:02

Capixabas votam no Canadá: "Bem cheio, mas tranquilo e organizado"

Os capixabas Rafael Friques e Carolina Melo exerceram o direito democrático em Vancouver, no Canadá. Em vídeo enviado à reportagem de A Gazeta após a votação, os dois relataram que a fila estava virando o quarteirão, mas não houve demora. "Foi rápido, tranquilo, organizado", relata Carolina Melo.


15:57

Magno Malta vota em Vila Velha: "Que tudo se acabe no primeiro turno"

O candidato Magno Malta (PL) votou às 14h10 no Colégio CEIC, de Itapoã, Vila Velha, com a família e a equipe. Ele registrou seu voto acompanhado das netas e do sobrinho que adotou. "Minha expectativa é muito boa. Uma expectativa do Brasil, que tudo se acabe no primeiro turno, na eleição do presidente Jair Bolsonaro. Quem está contra mim no Espírito Santo, é contra o que pensa o presidente Jair Bolsonaro. A minha expectativa é grande de voltar ao senado da república para fazer o senado cumprir a constituição", disse o candidato do PL.

Magno Malta  registrou às 14h10 o seu voto. Ele votou no Colégio CEIC, de Itapoã, Vila Velha.
Magno Malta vota em Vila Velha e torce pela vitória de Bolsonaro. Crédito: Diego Malta

15:51

Orar e esperar: aposentada vota após aguardar 2h30 na fila em Cachoeiro de Itapemirim

A aposentada de 68 anos Célia Pedrosa contou que chegou a Escola Estadual Hosana Sales, bairro Aeroporto em Cachoeiro de Itapemirim, as 13h e já aguardava 2h30 na fila para votar. Ela rezava o terço até o momento do voto. “Estou orando para acalmar o coração. É um momento decisivo para a história do país. Porém, o que está acontecendo aqui é vergonhoso”, disse a aposentada que vota na seção 236.

“Estou orando para acalmar o coração. É um momento decisivo para a história do país. Porém, o que está acontecendo aqui é vergonhoso”, disse a aposentada que vota na seção 236.
A aposentada de 68 anos Célia Pedrosa aguardou 2h30 na fila para votar na seção 236. Crédito: Beatriz Caliman

15:44

Aposentada vota em Colatina com gosto pela democracia: "Um compromisso que eu tenho"

Há 18 anos, o voto da aposentada Marilda Polleze Suave, de 88 anos, não é mais obrigatório. Ela é moradora de Colatina há quase 50 anos e vem votar acompanhada da filha, Maria Célia Suave Zanetti, de 57 anos. "É bom porque ajuda. É um compromisso que eu tenho, a gente tem filho e neto para criar. Enquanto tiver aguentando vir, eu tô aqui", afirma.

Há 18 anos, o voto da aposentada Marilda Polleze Suave, de 88 anos, não é mais obrigatório, mas para ela é um compromisso. Crédito: Viviane Maciel
Há 18 anos, o voto da aposentada Marilda Polleze Suave, de 88 anos, não é mais obrigatório, mas para ela é um compromisso. Crédito: Viviane Maciel

15:36

"Vin Diesel" justifica voto em Linhares: "Queria muito participar"

Conhecido como o Vin Diesel brasileiro, Marcos Salvo esteve na escola Bartouvino Costa, no Centro de Linhares, para justificar o voto. Ele mora atualmente em Gramado, no Rio Grande do Sul, e está no Espírito Santo para realizar um tratamento odontológico. "Infelizmente, queria muito participar da votação. Se tiver segundo turno, quero votar", relatou o sósia do Vin Diesel.

O gaúcho conhecido como Vin Diesel brasileiro compareceu no Centro de Linhares para justificar o voto
O Vin Diesel brasileiro, Marcos Salvo, foi justificar o voto em Linhares. Crédito: Vinícius Lodi

15:29

"Isso é um absurdo", diz eleitora que espera na fila em Cachoeiro de Itapemirim

Na Escola Estadual Hosana Sales, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, a tarde foi de reclamações para a votação na seção 236. Muitos aguardavam para votar e até algumas cadeiras foram colocadas para acomodar. A dona de casa Geane Carvalho Fiorio, de 67 anos, disse que chegou ao local as 13h. “Isso é um absurdo. Seções vazias enquanto a 236 está com essa fila quilométrica. Estamos aqui sem água. Cadê a preferência e o respeito ao idoso? Só saio daqui quando votar no meu candidato”, disse a dona de casa.

Tarde de reclamação na seção 236 na escola estadual Hosana Sales, no bairro Aeroporto
Tarde de reclamação na seção 236 na escola estadual Hosana Sales, no bairro Aeroporto. Crédito: Beatriz Caliman

15:25

Viagem especial: mãe e filho votam juntos pela 1ª vez em Linhares

Pela primeira vez, a mãe Dilzete Souza Santos e o filho Wesley Souza Santos foram votar juntos. Ele mora na Inglaterra e aproveitou o período de férias para visitar a família e votar em Linhares. Eles estiveram na Escola Marília de Rezende, no bairro Interlagos. "Eu acho muito importante exercer a cidadania neste momento. Dessa vez coincidiu com as minhas férias, então pude votar ao lado da minha mãe", disse Wesley.

Ele mora na Inglaterra e aproveitou o período de férias para visitar a família e votar em Linhares. Eles estiveram na Escola Marília de Rezende, no bairro Interlagos.
Mãe e filho votam juntos pela primeira vez. Crédito: Vinícius Lodi

15:16

Soraya Thronicke (União Brasil) é vaiada e diz que foi milagre pontuar em pesquisas

Candidata a presidente pelo União Brasil, a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke votou na manhã deste domingo (2) na capital do Estado, Campo Grande, sob vaia de eleitores. A candidata não comentou a situação, mas comentou revelou que enxerga como um milagre ter pontuado nas pesquisas de intenção de votos para a Presidência. "Sempre serei fiel às bandeiras que me elegeram, entre elas o combate à corrupção. Termino feliz essa campanha, pois para mim só de pontuarmos nas pesquisas já é um milagre", frisa.

Soraya votou em Campo Grande, na manhã deste domingo (02)
Soraya votou em Campo Grande, na manhã deste domingo (02). Crédito: FolhaPress

15:04

Candidato ao Senado Antonio Bungenstab (PRTB) vota na Serra

O candidato ao senado Antonio Bungenstab (PRTB) votou por volta das 9h no colégio Silvio Egito Sobrinho, no bairro José de Anchieta, na Serra. Ele estava acompanhado de alguns assessores. "A expectativa é muito boa. A gente está vendo o povo exercer o direito sagrado de votar e não mostrar em quem votou. Fiz uma campanha limpa, sem recursos e quero me manter nessa forma até o final. A velha política tem de ser rifada de vez", declarou. O candidato não divulgou fotos da votação.

O candidato ao senado Antonio Bungenstab (PRTB)
O candidato ao senado Antonio Bungenstab (PRTB). Crédito: Divulgação | TSE

14:56

Fila para uns, calmaria para outros: escola em Vitória tem votação tranquila

Enquanto eleitores relatam filas e demora para votar na escola São Domingos, em Bento Ferreira, outros capixabas aproveitam a calmaria da Cemei Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi. Por volta das 14h30, o local estava praticamente sem filas.

Escola em Jardim Camburi tem votação sem filas
Escola em Jardim Camburi tem votação sem filas. Crédito: Álvaro Guaresqui

14:46

TRE-ES atualiza números: 52 urnas foram substituídas no ES

No Espírito Santo, 102 urnas apresentaram problemas nas primeiras horas de votação, 52 delas precisaram ser substituídas, segundo o balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) até às 14h30 deste domingo (2). A votação para as Eleições 2022 começou às 8h em todo Estado, em 9.239 seções eleitorais.

Urna - confirma
Urnas eletrônicas foram substituídas no ES. Crédito: Carlos Alberto Silva

14:39

Eleitor espera mais de 1h30 para votar em escola de Vitória

Capixabas continuam relatando demora nas filas para votação na escola São Domingos, no bairro Bento Ferreira, em Vitória. Por volta das 14h deste domingo (2), quem esteve no local chegou a enfrentar a fila por mais de 1h30. Houve quem relatasse duas horas na fila de espera para escolher os candidatos.

Capixaba espera mais de 1h30 para votar em escola de Vitória
Capixaba espera mais de 1h30 para votar em escola de Vitória. Crédito: Abdo Filho

14:25

Alckmin vota em São Paulo após acompanhar Lula em São Bernardo

Candidato à vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB), votou na manhã deste domingo (2) em um colégio no bairro Jardim Colombo, zona sul de São Paulo. O ex-governador chegou com a esposa, Lu, e o filho, Geraldo Jr., perto das 11h30, após acompanhar Lula na votação em São Bernardo do Campo, na Grande SP.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) votou em um colégio no bairro Jardim Colombo, zona sul de São Paulo
O ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) votou em um colégio no bairro Jardim Colombo, zona sul de São Paulo. Crédito: Twitter | @geraldoalckmin

14:14

"Mãe de dois" escolhe votar à tarde e evita filas em Cachoeiro de Itapemirim

A dona de casa Ana Caroline Wingler da Silva, de 27 anos, preferiu votar à tarde no primeiro turno das Eleições 2022. A moradora de Cachoeiro de Itapemirim esteve na Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, no bairro Aquidaban pra votar com a pequena Liz Wigler da Silva Walder, de apenas um mês. “Agora [à tarde] é mais rápido para votar, menos tumulto. Tenho ela e um filho autista. Foi bem rápido”, disse Ana Caroline.

Ana Caroline Wingler da Silva, de 27 anos, preferiu votar à tarde em Cachoeiro de Itapemirim
Ana Caroline Wingler da Silva, de 27 anos, preferiu votar à tarde em Cachoeiro de Itapemirim. Crédito: Beatriz Caliman

13:45

Estudante viajou de Vitória até Linhares para votar pela primeira vez

A estudante Sofia Ferrari, de 18 anos, viajou de Vitória até Linhares, no Norte do Espírito Santo, para votar na Escola Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte. Os mais de 105 km entre uma cidade e outra não desanimaram a jovem, que fez questão de exercer a democracia. "Eleição é um momento muito importante para o país. Hoje eu voto pela primeira vez! Acredito ser válido os jovens exercerem essa função de votar porque é nosso dever como cidadão. Todos temos a nossa responsabilidade de contribuir para a democracia. Preparei minha colinha e vim", disse.

Sofia Ferrari, 18, é estudante e votou pela primeira vez
Sofia Ferrari, 18, é estudante e votou pela primeira vez. Crédito: Isaac Ribeiro

13:30

Curiosidade: saiba quem foi a primeira deputada do ES

Há 75 anos foi eleita a primeira mulher para um cargo legislativo pelo Espírito Santo. A pioneira a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Espírito Santo foi Judith Leão Castello Ribeiro, eleita em 1947 com 1.170 votos, aos 49 anos. A professora e escritora da Serra chegou a ser reeleita outras três vezes, tendo como uma das principais bandeiras a educação. Leia sobre a história dela clicando aqui.

Judith Leão Castello Ribeiro foi a primeira mulher eleita deputada estadual no ES, há 75 anos
Saiba quem foi a primeira mulher eleita deputada no Espírito Santo. Crédito: Tati Beling/Ales/Montagem A Gazeta

13:20

"Enquanto eu tiver forças, quero votar", diz aposentada

A aposentada Zilca Pereira dos Santos, de 74 anos, votou na Escola Marília de Rezende, no bairro Interlagos, em Linhares. Ela estava acompanhada da filha Maria Helena dos Santos, 48 anos, e das netas Mayana, de 9 anos, e Ana Beatriz, de 4 anos. "Fiz questão de chegar cedo para exercer meu direito de cidadã. Na minha idade o voto não é mais obrigatório, mas enquanto eu tiver forças, quero votar", declarou. Maria Helena destacou que a mãe gostar de votar: "A gente faz todo o esforço possível para ela exercer o direito dela de cidadã. Também já votei e vamos ver o que Deus guarda para gente nesse jornada".

A aposentada Zilca Pereira dos Santos, de 74 anos, votou na escola Marília de Rezende, no bairro Interlagos, em Linhares. Ela estava acompanhada da filha Maria Helena dos Santos, 48 anos, e das netas Mayana, 9 anos, e  Ana Beatriz, de 4 anos.
A aposentada Zilca Pereira dos Santos, de 74 anos, com a filha Maria Helena dos Santos, 48, e as netas Mayana, 9, e Ana Beatriz, 4 . Crédito: Isaac Ribeiro

13:05

Por que as urnas eletrônicas são confiáveis?

Passando a Limpo, serviço de checagem de A Gazeta, preparou um guia do que é verdade ou não a respeito das urnas eletrônicas. Clique aqui para saber mais.

Urna eletrônica
De acordo com o TSE, desde 2002, nunca houve divergência entre os resultados da urna eletrônica e da contagem dos votos em papel. Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil

12:55

Se eu justificar o voto, posso fazer concurso público?

Uma das dúvidas que surgem no dia da votação é: posso justificar meu voto e fazer concurso público? Fique tranquilo, pois a resposta é "sim". Entretanto, é necessário ressaltar que, enquanto não regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá ser empossado em cargos públicos, além de outras consequências. Confira todas elas clicando aqui.


12:45

'Novinhos' marcam presença nas eleições deste ano

Mesmo não sendo obrigatório para a sua idade, o estudante Mateus Salazar, de 16 anos, foi às urnas neste domingo (2) participar das eleições presidenciais. "Decidi votar para exercer meu direito", declarou o estudante, que vota em Bento Ferreira, na Capital.

O estudante Mateus Salazar, 16, foi às urnas neste domingo (2) para participar das eleições presidenciais
O estudante Mateus Salazar, 16, votou em Bento Ferreira, Vitória. Crédito: Caroline Freitas

12:30

Eleições no exterior para presidente são encerradas em 33 países

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), responsável pela organização das eleições no exterior, informou que a votação já foi encerrada em 33 países. O resultado será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir das 17h, após o encerramento da votação no Brasil. Clique aqui para mais detalhes.


12:15

Amigos combinam de votar juntos pela primeira vez

Seis amigos combinaram de votar juntos no colégio Hélio Ferraz, na Serra. O grupo chegou às 8h10 e relatou ter sido rápido. Foi a primeira vez dos jovens votando. “A gente sempre manteve contato sobre a eleição porque a gente realmente queria fazer um pouco de diferença. São seis votos ali mas a gente tá levando isso muito a sério porque tem que começar de algum lugar”, comentou Juan Nacif, de 20 anos.

Amigos combinaram de votar juntos no colégio Hélio Ferraz
Da direita para a esquerda: Matheus Coutinho, 20; Marcus Daniel, 20; Eduardo Bicaris, 20; Lucas Santos, 21; Juan Nacif, 20, e Miguel Freitas, 21. Crédito: Beatriz Heleodoro

12:05

Candidato Gilberto Campos, do PSOL, vota em Jardim Camburi

O candidato ao senado Gilberto Campos (PSOL) votou por volta das 10h10 no colégio Renato Pacheco, em Jardim Camburi, Vitória. Ele estava com a  esposa e também política Brice Bragato, com a candidata a deputada federal Ana Halama, o fotógrafo e a mãe de Ana, Derci Halama. "As expectativas são as melhores possíveis pra gente conseguir os objetivos da nossa campanha e também da eleição para presidente da República, mais importante. O resultado que vier nós trabalharemos com ele para o futuro", afirmou.

O candidato ao Senado Gilberto Campos (PSOL) votou em Jardim Camburi por volta das 10h10.
Gilberto Campos vota em Vitória. Na foto, da esquerda para a direita: Brice Bragato, Gilberto, Ana Halama e Derci Halama. Crédito: Assessoria

11:55

PF flagra 'santinhos' nas ruas e leva 16 suspeitos para a delegacia no ES

A Polícia Federal emitiu cinco termos circunstanciados e conduziu 16 pessoas para a Superintendência da PF em Vila Velha, para a Delegacia da PF em Cachoeiro e para o Departamento de Polícia Judiciária da Polícia Civil por jogarem "santinhos" nas ruas das cidades capixabas durante madrugada deste domingo (2). A ação fez parte da Operação Olho Vivo, com o objetivo de combater o derramamento de material de campanha no dia da eleição. Saiba mais clicando aqui.


11:45

Meu voto pode ajudar a eleger outro candidato? Entenda

Confira, no vídeo abaixo, como funciona o quociente eleitoral no sistema de voto proporcional, utilizado na escolha dos deputados federais e estaduais.


11:30

Tempo de espera em fila de colégio de Vitória chega a 40 minutos

Fila para votar no colégio São Domingos, em Bento Ferreira, Vitória, está com tempo de espera de aproximadamente 40 minutos. Demora chama a atenção dos eleitores.  

Fila de espera para votar no colégio São Domingos, em Bento Ferreira, Vitória
Fila de espera para votar no colégio São Domingos, em Bento Ferreira, Vitória. Crédito: Gabriel Casagrande

11:25

Renato Casagrande, do PSB, chega para votar na Capital

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que é candidato à reeleição, chegou ao Colégio São Domingos, em Bento Ferreira, na Capital, às 11h08, acompanhado da família, do candidato a vice, Ricardo Ferraço, e da candidata ao Senado, Rose de Freitas. Em seu local de votação, foi cumprimentado por apoiadores, e falou sobre as expectativas em relação ao resultado. "Minha expectativa é muito positiva pela campanha que nós fizemos, eu, Ricardo, Rose, e toda a linha de frente partidária, pela nossa história. Cuidamos da nossa campanha sem nenhuma agressão a outro candidato. Para nós, ter chegado aqui, nesse formato, com esse tamanho nas pesquisas, é algo muito positivo. Agora, estamos nas mãos da população capixaba."

Renato Casagrande votou no Colégio São Domingos, em Bento Ferreira, na Capital
Renato Casagrande votou no Colégio São Domingos, em Bento Ferreira, na Capital. Crédito: Carlos Alberto

11:10

Candidato Cláudio Paiva, do PRTB, vota em Guarapari

O candidato ao governo do Estado Cláudio Paiva (PRTB) votou, por volta das 10h30, no Siribeira Iate Clube, no Centro de Guarapari. Ao sair da seção ele falou sobre suas expectativas para a eleição: "Eu espero que seja eleito alguém que venha dar à população capixaba condição para sobreviver".

Candidato Cláudio Paiva (PRTB) realizou o seu voto no Ciribeira Clube, em Guarapari
Candidato Cláudio Paiva (PRTB) realizou o seu voto no Siribeira Clube, em Guarapari. Crédito: Divulgação

11:05

Aridelmo Teixeira, do Novo, vota em Vitória

Aridelmo Teixeira (Novo), que está na disputa pelo governo do Estado, votou às 11h no Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Santa Lúcia, Vitória. "Estamos aqui realizando a democracia, o voto. A sessão está cheia, a sociedade respondeu e tem interesse de mudar o Brasil. A expectativa é muito positiva, para que amanhã a gente possa iniciar uma nova fase no Brasil e do Estado", disse.

Candidato Aridelmo Teixeira (Novo) votou no Colégio Leonardo da Vinci, em Vitória
Candidato Aridelmo Teixeira (Novo) votou no Colégio Leonardo da Vinci, em Vitória. Crédito: Mônica Moreira

11:00

Capixaba de 100 anos foi às urnas em Vitória: "Minha obrigação de brasileira"

Dona Zilda, que tem 100 anos, não deixou de ir até o Colégio Darwin, em Jardim da Penha, Vitória, para votar e exercer seu papel de cidadã. "Minha obrigação de brasileira", declarou a eleitora centenária.


10:55

Rose de Freitas, do MDB, vota em Fradinhos

Candidata à reeleição, a senadora Rose de Freitas (MDB) votou em Fradinhos, Vitória, às 9h30, acompanhada pelo governador Renato Casagrande (PSB), o candidato a vice-governador Ricardo Ferraço e a primeira suplente, Solange Lube. "Acho que esta eleição vai deixar um saldo de aprendizado muito importante: que a democracia tem que ser preservada, mas também todos os compromissos com o povo têm que ser honrados, debatidos, e ele tem que tomar consciência do que significa o voto dele", declarou.

Rose de Freitas vota ao lado de Casagrande, Ferraço e Solange Lube
Rose de Freitas vota ao lado de Casagrande, Ferraço e Solange Lube. Crédito: Helio Filho

10:45

Capitão Vinícius Sousa, do PSTU, vota em Cachoeiro de Itapemirim

O candidato ao governo Capitão Sousa (PSTU) chegou ao local de votação, na Escola Carolina Passos Gaigher, em Santa Helena, Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, às 10h deste domingo (2). Ele estava acompanhado da esposa, da filha mais velha e da tia. 

Candidato a governador Capitão Souza (PSTU) chega para votar na escola Carolina Passos Gaigher, em Cachoeiro de Itapemirim
Candidato a governador Capitão Sousa (PSTU) chega para votar na escola Carolina Passos Gaigher, em Cachoeiro de Itapemirim. Crédito: Geizy Gomes

10:40

Seis pessoas detidas pela polícia por propaganda irregular

Segundo balanço parcial divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), seis pessoas foram detidas por propaganda irregular na Grande Vitória na madrugada deste domingo (2). À 1h da madrugada, policiais civis flagraram um Renault Kangoo prata se aproximando do Colégio Marista, um dos locais de votação no Centro de Vila Velha. De dentro do carro, o motorista lançou “santinhos” de propaganda de candidatos. Ele foi abordado e levado para a Delegacia Regional do município. Já por volta de 1h15, cinco pessoas que estavam em uma Toyota Hilux branca foram detidas em Valparaíso, na Serra, após jogarem “santinhos” de candidato em frente à EEEFM Maria Penedo, ponto de votação. Eles chegaram a fugir da abordagem, mas foram alcançados e levados para a Delegacia Regional da Serra.


10:30

Candido Erick Musso, do Republicanos, vota em Aracruz

O candidato ao senado Erick Musso (Republicanos) votou às 9h50 no Colégio Primo Bitti, no bairro Coqueiral, em Aracruz, no Norte do Estado, ao lado da esposa. Ele vai acompanhar a apuração dos votos em casa, com a família. "Otimismo e gratidão! Esses são os sentimentos que tenho nesse momento, quando vejo o capixaba indo votar para cumprir, com orgulho, seu dever como cidadão nesta festa da democracia que é a eleição", declarou.

Erick Musso, candidato ao Senado pelo Republicanos, votou às 9h50 no Colégio Primo Bitti, em Coqueiral de Aracruz, acompanhado da esposa, Mayara Musso.
Erick Musso votou no Colégio Primo Bitti, em Aracruz. Crédito: Assessoria

10:25

Longas filas em Jardim Camburi chamam atenção

No Colégio Salesiano, em Jardim Camburi, Vitória, que concentra o maior número de eleitores na Capital, longas filas se formam nas seções de votação. Segundo uma dupla de fiscais, que preferiu não ser identificada, embora o fluxo de eleitores no turno matunino seja usualmente maior do que durante a tarde, a movimentação percebida neste momento é considerada até incomum. "Não tivemos qualquer problema, mas chama a atenção o número de pessoas que decidiu vir votar ao mesmo tempo."

Longas filas se formam nas seções de votação no colégio Salesiano, em Jardim Camburi
Longas filas se formam nas seções de votação no colégio Salesiano, em Jardim Camburi. Crédito: Caroline Freitas

10:20

Candidato Carlos Manato, do PL, vota em Vitória

O candidato Carlos Manato (PL), que disputa o governo do Estado, chegou para votar no Colégio Darwin, em Jardim da Penha, Vitória, por volta das 9h30. Ele estava acompanhado de sua esposa e da deputa federal Soraya Manato (PTB), além de assessores. 

Candidato Carlos Manato (PL) votou no colégio Darwin em Jardim da Penha pela manhã
Candidato Carlos Manato (PL) votou no colégio Darwin, em Jardim da Penha, pela manhã. Crédito: Atilio Esperandio

10:15

Tribunal Regional Eleitoral do ES divulga balanço

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) divulgou um balanço na manhã deste domingo (2). Até às 10h, 45 urnas eletrônicas apresentaram problemas. Dessas, 20 precisaram ser substituídas.

Urna com problema na EMEF Profª Iolanda Schineider Rangel da Silva, em Porto Canoa, na Serra
Urna da Escola Profª Iolanda Schineider Rangel da Silva, em Porto Canoa, na Serra, foi uma das que apresentaram problemas. Crédito: Gedyson Viana

10:05

Mulher de 84 anos não abriu mão de votar em Vitória

Regina Lúcia Raizer Moura, de 84 anos, fez questão de ir votar no Colégio Darwin, em Jardim da Penha, Vitória. Mesmo sem ter obrigatoriedade, por conta da idade, ela não abriu mão do direito. “É o sentimento de cidadã, mesmo aos 84 anos eu estou vindo votar”, afirmou.


09:55

Audifax Barcelos (Rede), candidato ao governo do ES, vota na Serra

O candidato ao governo Audifax Barcelos (Rede) chegou à Escola Dr. Hélio Ferraz, no bairro Hélio Ferraz, Serra, por volta de 9h15. “Estou animado e muito confiante. Saio aqui muito feliz, de verdade”. Ele ainda acrescentou que, apesar de ter menos de um minuto de tempo de televisão, conseguiu se desenvolver bem. “Principalmente nos debates, foi importante. Nas entrevistas, nas sabatinas. Foi um momento muito rico, onde a gente pôde expor nossas propostas com mais tranquilidade, com mais clareza.” Ele disse que vai rodar pela Serra hoje e depois ficará com a esposa e os filhos para aguardar o resultado.

Candidato Audifax Barcellos vota na EMEF Dr. Hélio Ferraz, no bairro Hélio Ferraz, na Serra
Candidato Audifax Barcelos votou na Serra. Crédito: Beatriz Heleodoro

09:50

Eleitora do ES vota pela primeira vez em mais de 30 anos

Idé da Conceição Reis de Jesus, de 56 anos, votou pela primeira vez em mais de 30 anos, na Escola Governador Carlos Lindemberg, no bairro Mestre Álvaro, na Serra. “Eu estou suando, nunca votei nessa urna. Última vez que votei era papel, época do Collor, nem tinha isso não (urna eletrônica). Nem sei como é”, explicou. Idé disse que nunca teve problema e sempre justificou, mas esse ano ela se conscientizou sobre a importância de votar. “Depois vem a consequência”, finalizou.

Idé da Conceição Reis de Jesus afirma que votou pela primeira vez em mais de 30 anos
Idé da Conceição Reis de Jesus, de 56 anos, foi votar na Serra após 30 anos. Crédito: Mikaella Mozer

09:45

Jair Bolsonaro chega para votar na Vila Militar, no Rio de Janeiro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou, por volta das 8h45 deste domingo (2), para votar na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, no Rio de Janeiro. Confira o que ele disse aos jornalistas clicando aqui.

Jair Bolsonaro chega para votar na Vila Militar, no Rio de Janeiro
Jair Bolsonaro chega para votar na Vila Militar, no Rio de Janeiro. Crédito: Reuters/Folhapress

09:35

Lula recebe 72,9% dos votos na Nova Zelândia, 1° país a concluir votação

Na Nova Zelândia, primeiro país a concluir a votação, a vitória na disputa presidencial foi de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 329 votos, o equivalente a 72,9% dos votos válidos sem considerar os votos em branco e nulos. Jair Bolsonaro (PL) obteve 71 votos, ou 15,7% dos votos válidos. Em terceiro apareceu Ciro Gomes (PDT), que somou 23 votos, ou 5,1% dos votos válidos. Já Simone Tebet (MDB) teve oito votos, 1,8% dos votos válidos e ficou atrás do candidato do Novo, Felipe D'ávila, com 11 votos (2,4% dos válidos). Padre Kelmon (PTB) teve três votos. Veja mais detalhes clicando aqui


09:30

Ricardo Ferraço vota acompanhado de Casagrande e Rose de Freitas

Candidato a vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço votou às 8h30 na Praia do Canto, em Vitória, ao lado dos candidatos à reeleição Renato Casagrande (PSB) e Rose de Freitas (MDB).

Renato Casagrande, Ricardo Ferraço e Rose de Freitas votam na Praia do Canto
Rose de Freitas, Renato Casagrande e Ricardo Ferraço na Praia do Canto. Crédito: Helio Filho

09:20

Lula chega para votar em São Bernardo do Campo, seu berço político

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou pouco antes das 9h deste domingo (2) à Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Lula está acompanhado da esposa, a socióloga Janja, do vice, Geraldo Alckmin (PSB), de seus candidatos a governador de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e a senador, Márcio França (PSB), e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Lula chega para votar em São Bernardo do Campo
Lula chega para votar em São Bernardo do Campo. Crédito: Bruno Santos/Folhapress

09:05

Garis fazem limpeza de santinhos nas ruas

O trabalho de limpeza dos "santinhos" nas ruas da Grande Vitória já começou. Em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, em frente à Escola SEB, os garis recolhem os papéis com nomes e números de candidatos. Veja:


09:00

Eleitores levam "colinha" na mão para facilitar votação

No maior local de votação da Serra, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Feu Rosa, a dona Jandira Ribeiro, de 69 anos, trouxe a "colinha" na palma da mão. Acompanhada da filha Andréia Ribeiro, de 38 anos, ela aproveitou que o horário de votação começa às 8h e, em menos de 10 minutos da abertura dos portões, já estava na fila para procurar sua seção.

Dona Jandira Ribeiro, 69, trouxe a colinha na palma da mão para votar no maior colégio eleitoral da Serra, o Emef Feu Rosa
Dona Jandira Ribeiro trouxe a "colinha" na palma da mão, já que não é permitido levar o celular para dentro da cabine de votação. Crédito: Beatriz Heleodoro

08:45

Candidato Guerino Zanon, do PSD, vota em Linhares

Candidato do PSD ao governo estadual, Guerino Zanon conversou com a TV Gazeta na manhã deste domingo (2), antes de entrar na cabine de votação da escola Jerônimo Monteiro, em Linhares, na região Norte. "Tivemos oportunidade de debater com a sociedade e com os outros candidatos o que conquistamos, o que precisamos avançar no Estado. Muito satisfeito com que ouvi nas ruas, com as sugestões que foram dadas, carinho da população, muito confiante. Vou votar agora e depois vou para minha terra natal, Rio Bananal. A apuração acompanho aqui em Linhares com a família", disse.

Candidato ao governo do Estado Guerino Zanon (PSD) vota em Linhares, Norte do Espírito Santo
Candidato ao governo do Estado Guerino Zanon (PSD) vota em Linhares, Norte do Espírito Santo. Crédito: Isaac Ribeiro

08:35

Confira como fica o tempo no ES neste domingo de eleições

Tempo fica firme em boa parte do Estado, com previsão de chuva fraca apenas no início da manhã e no fim da tarde em algumas localidades. Na Grande Vitória, há possibilidade de chuvisco rápido pela manhã, entre Serra e Fundão, com abertura de nuvens nos demais horários. Veja os detalhes da previsão do tempo em cada região do Espírito Santo clicando aqui.


08:25

Fila antes dos portões abrirem em Vila Velha

Os eleitores chegaram cedo na Escola SEB, em Coqueiral de Itaparica, principal colégio eleitoral de Vila Velha e maior do Estado. A fila formada às 8h, horário de início da votação, chegava a dar a volta na esquina. A previsão é que o local receba 10.271 pessoas. 


08:15

Urnas passam por teste de integridade

A Escola São Domingos, em Bento Ferreira, na Capital, foi escolhida para passar por auditoria do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Duas urnas eletrônicas foram sorteadas para o teste de integridade. "Essas seções estão sendo acompanhadas por uma auditoria externa, tem até um pessoal do Exército acompanhando nesse momento, e no final é feita totalização para demonstrar que as urnas estão computando os votos corretamente. Os próprios eleitores são convidados, após terem feito os votos nas seções deles, caso queiram contribuir com esse voto, a votar aqui na seção que está servindo para auditoria", explicou Alfredo Andrade, técnico judiciário do TRE-ES.

Urnas eletrônicas passam por teste de integridade na Escola São Domingos, em Bento Ferreira, Vitória
Urnas eletrônicas passam por teste de integridade na Escola São Domingos, em Bento Ferreira, Vitória. Crédito: Lívia Bonatto

08:10

Quem é e quem não é obrigado a votar nas Eleições 2022

Para a maior parte dos brasileiros, o voto é obrigatório. Mas, para alguns grupos, a participação na eleição é facultativa. Confira quem é e quem não é obrigado a votar nessas eleições clicando aqui.


08:00

Começa a votação para as Eleições 2022

Estão abertos os portões para início das votações do primeiro turno das Eleições 2022. O horário é das 8h às 17h. Não esqueça de levar um documento oficial com foto e a "colinha" com os números dos candidatos em um papel, já que o uso de celular dentro da cabine de votação não será permitido.


07:50

O que pode e o que não pode fazer ao ir votar

É permitido se manifestar politicamente no dia da votação? E usar camisetas e broches? Clique aqui e confira tudo o que o eleitor pode e o que não pode fazer neste domingo (2).


07:40

Entenda o que acontece se você votar em branco ou nulo

Muita desinformação tem circulado sobre o que realmente acontece quando o eleitor vota nulo ou em branco. A verdade é que os votos nulos e brancos não vão para nenhum candidato: eles não são contabilizados e não fazem diferença para definir quem ganha ou perde uma eleição. Entenda melhor no vídeo:


07:30

Como justificar a ausência nas eleições?

Quem estiver fora do domicílio eleitoral ou não puder comparecer à seção de votação deve justificar a ausência à Justiça Eleitoral. Para descobrir como justificar o seu voto, clique aqui.


07:20

Veja a lista de candidatos para presidente, governador, senador e deputados no ES

Mais de 700 nomes participam da corrida eleitoral em 2022 no Espírito Santo.  A Gazeta preparou uma lista com todos os candidatos para os cargos em disputa. Para conferir, basta clicar aqui.

E-Título
Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a ir às urnas neste domingo (2). Crédito: Divulgação

07:10

Confira o horário de votação das Eleições 2022

O horário de votação está sendo procurado pelos eleitores, já que, nas eleições municipais de 2018, o período foi fora do convencional, devido à pandemia da Covid-19 — entre 7h e 17h. Mas, neste ano, o horário volta ao tradicional, sendo das 8h às 17h. Fique atento!


07:05

Quais documentos levar para votar?

Neste ano, para exercer o direito ao voto, é necessário que o eleitor leve um documento de identificação oficial com foto. Clique aqui e veja a lista de documentos aceitos.


07:00

Qual é a ordem correta de votação na urna eletrônica?

Cinco cargos estão em disputa nessas eleições: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República. Na urna, eles serão apresentados nessa ordem. Veja mais detalhes sobre a sequência de votação clicando aqui.

Urna
São muitos números para decorar, não esqueça de levar uma "colinha" no papel. Crédito: Roberto Jayme/Ascom/TSE

06:50

Saiba como consultar seu local de votação no ES

Preparamos um guia para você descobrir seu local de votação em qualquer lugar do Espírito Santo. Clique aqui e confira!


06:45

Acompanhe o dia de votação no Espírito Santo ao vivo

A Gazeta vai transmitir em tempo real todos os detalhes das Eleições 2022 no Estado. Acompanhe a cobertura!

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.