> >
Casagrande aciona Justiça contra quem espalhou vídeo antigo de festa junina

Casagrande aciona Justiça contra quem espalhou vídeo antigo de festa junina

Vídeo do governador dançando em uma festa junina de 2017 foi publicado em perfis da rede social, e também circulou em mensagens de WhatsApp, afirmando que o evento seria este ano, durante a pandemia

Publicado em 6 de julho de 2020 às 18:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Renato Casagrande aparece em vídeo de festa junina de 2019
Renato Casagrande aparece em vídeo de festa junina de 2017. (Reprodução / Vídeo)

O governador Renato Casagrande (PSB) entrou na Justiça com uma ação de indenização por danos morais contra o Facebook e contra o autor que fez a postagem de um vídeo em que o governador aparece dançando em uma festa junina de 2017 — quando ainda não era governador —, como se o evento tivesse ocorrido em 2020, em meio à pandemia de coronavírus.

Na ação, Casagrande menciona que o dono do perfil ainda não foi identificado, mas está denominado na rede social como "Leaodourado Leão", e que a página  produziu publicação de conteúdo inverídico em desfavor do governador, com capacidade de ofender e agredir sua imagem e honra. O post teve 469 compartilhamentos e 78 comentários.

Por isso, pede que seja concedida uma decisão liminar (provisória) para que a rede social faça a remoção do perfil e do endereço (URL) da publicação, e ainda forneça os dados do usuário, para que ele possa responder ao processo.

O vídeo do governador foi publicado não apenas nesse perfil do Facebook, como também em outros, e ainda compartilhado pelo WhatsApp, sem vinculação a links, no último sábado (04).

O governador também alega, na ação, que após a postagem mentirosa, começou a receber uma série de ataques nas redes sociais por estar participando de algo que, efetivamente, não ocorreu na data apontada.

"A gravidade do fato chegou a tal ponto que foi necessário desmentir a imputação em veículos de comunicação social, entretanto, ainda sim, se observa que há um alto número de pessoas que continuam a compartilhar e difundir tal informação como se verdadeira fosse perpetuando o dano a imagem", afirma.

Perfil intitulado como
Perfil intitulado como "Leaodourado Leão", fez publicações sobre o governador Renato Casagrande. (Reprodução/Facebook)

"A postagem tem nítido propósito de fazer transparecer que o autor não estaria obedecendo normas de isolamento social, por ele mesmo imposta e defendida, objetivando trazer descrédito a sua gestão como Governador do Estado do Espírito Santo, posto atualmente por ele ocupado. Não somente isso, ainda traz na população uma sensação de que não é necessário a obediência as regras de combate a pandemia, oque também enseja rápida intervenção do Poder Judiciário", argumenta.

Casagrande também desmentiu a publicação nas redes sociais. O post menciona que a festa ocorreu em 2019, mas a ação na Justiça cita 2017.

A reportagem de A Gazeta tentou contato com o perfil "Leaodourado Leão" por meio da rede social e do telefone indicado na página, mas não teve retorno. 

Registro mostra que fotos da festa foram feitas em 2017
Registro mostra que fotos da festa foram feitas em 2017. (Reprodução)

A FESTA

O evento do qual Casagrande participou, onde o vídeo foi gravado, foi uma festa privada, na casa de amigos do governador, em Victor Hugo, na região Serrana do Estado. A reportagem entrou em contato com o dono do sítio, Carlos Curto, que organiza todos os anos a festa junina para amigos e familiares. Segundo ele, em 2020, por conta da pandemia, o evento não aconteceu. 

"Eu sou produtor rural, moro aqui há 20 anos, sempre realizo a festa, mas esse ano não tinha condições. Nós estamos em isolamento. É uma situação muito desagradável acusarem de que estamos indo de encontro com as determinações para a Covid-19. Sou aposentado, estou no grupo de risco, não faria festa neste cenário de pandemia", afirmou Carlos Curto.

Uma das participantes da festa, Brunella Lacerda, contou à reportagem que no vídeo está inclusive um tio dela, que já faleceu. Em seu computador, ela guardava fotos do dia da festa. Nos arquivos, o registro de data do descarregamento das imagens é de junho de 2017.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais