> >
Alckmin e Ferraço: vices vão receber dois salários por acumular cargos?

Alckmin e Ferraço: vices vão receber dois salários por acumular cargos?

Confira como fica o salário dos políticos que vão acumular funções no governo federal e na gestão estadual

Publicado em 3 de janeiro de 2023 às 18:51

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Geraldo Alckmin e Ricardo Ferraço: vices não vão acumular salários
Geraldo Alckmin e Ricardo Ferraço: vices também terão outras funções. (Valter Campanato/ Agência Brasil e Lucas S. Costa/ Ales)

O Espírito Santo e o Brasil vão ter os titulares do segundo cargo mais alto do Executivo ocupando também cargos de liderança na administração direta. O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (PSDB), vai acumular o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento na gestão de Renato Casagrande, enquanto o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) será também Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do governo Lula.

Mas será que, ao acumular funções nas administrações federais e estaduais, os vices também recebem dois salários? A reposta é não. Em nenhum dos dois casos, os políticos vão receber duas remunerações.

Ainda resta uma pergunta: eles vão receber salário referente a qual cargo que vão ocupar, o de vice ou o de secretário, no caso de Ferraço, e o de vice ou o de ministro, no caso de Alckmin? Como os postos mais importantes continuam sendo o de vice-governador e de vice-presidente, os salários que ambos vão ganhar são os relativos a esses cargos. 

Na prática, só há diferença de salário entre as funções no âmbito estadual, já que o salário de vice-presidente e presidente são iguais aos dos ministros de Estado. 

Alckmin e Ferraço: vices vão receber dois salários por acumular cargos?

Segundo a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), no caso de Ferraço assumindo uma secretaria, é feita a opção da remuneração de um dos cargos, não havendo acumulação de salário. 

E não é a primeira vez que Ferraço vai ocupar dois postos de trabalho no Executivo estadual. Quando foi eleito vice em 2007, no governo Paulo Hartung, Ferraço passou a responder também pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop).

A remuneração dos membros do Congresso Nacional, do presidente e do vice-presidente da República e dos ministros de Estado agora são iguais após a aprovação de um projeto pelo Congresso Nacional no final de dezembro. Dessa forma, o presidente, vice-presidente, ministros, deputados e senadores recebem o mesmo salário, descrito acima.

Os vices são os primeiros na linha sucessória dos mandatos e podem assumir temporariamente em diversas situações como doenças, viagens e outros. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais