> >
Polícia faz operação para combater furto de gado e venda de carne clandestina no ES

Polícia faz operação para combater furto de gado e venda de carne clandestina no ES

Um dos alvos da operação é o dono de uma chácara em Vila Cajueiro, Cariacica, que foi preso. Ele é suspeito de roubar gado de propriedades rurais e vender

Publicado em 25 de setembro de 2020 às 07:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mais de 100 policiais civis participam da ação, coordenada pela Delegacia de Segurança Patrimonial.
Polícia Civil deflagra operação contra furto e abate clandestino de gado. (Divulgação/ Polícia Civil)
Polícia faz operação para combater furto de gado e venda de carne clandestina no ES

Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Abigeatus, que combate duas organizações criminosas que atuam no furto e abate clandestino de gado, além da venda de carne sem procedência no Espírito Santo. Segundo a TV Gazeta, entre outras irregularidades, a operação apura a venda irregular de carne de cavalo.

Ao todo, a polícia busca cumprir 10 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão nos municípios de VianaCariacica e Santa Leopoldina. Mais de 100 policiais civis participam da ação, coordenada pela Delegacia de Segurança Patrimonial.

A operação conta ainda com o apoio da Subsecretaria de Inteligência da Sesp, do Núcleo de Operações em Transporte Aéreo (Notaer) da Secretaria da Casa Militar e da equipe de fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf-ES).

"Era uma demanda muito forte de proprietários rurais: de roubo, de abate na própria propriedade retirando a carne. Encontramos oito armas de fogo, seis ou sete pessoas já detidas, quantidade de carne que comprova essa venda ilegal. É um crime covarde, absurdo, uma insensatez essa venda sem nenhum ambiente sanitário", comentou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, em entrevista à TV Gazeta.

SUSPEITO PRESO EM CARIACICA

Um dos alvos da operação é o dono de uma chácara em Vila Cajueiro, Cariacica, que foi preso. Ele é suspeito de roubar gado de propriedades rurais e vender. Na chácara, também foi apreendida uma carcaça de um ônibus antigo cheia de sacos de trigo, que teriam sido furtados. Os policiais também foram a um supermercado, suspeito de vender carne clandestina, que é de propriedade do dono da chácara.

No supermercado, embora o proprietário tivesse notas fiscais de 130 kg de carne, foram encontrados 300 kg. Segundo o delegado Gianno Trindade, chefe do Departamento de Segurança Patrimonial, o consumo dessa carne pode provocar várias doenças.

"Estamos há três meses investigando responsáveis pelo abate clandestino de gado e fornecimento final ao consumidor dessa carne. O interior do supermercado há carnes que estão fora de validade, segundo o Idaf. Temos indícios de que supermercados, açougue e restaurantes compraram essa carne", comentou.

Polícia Civil deflagra operação contra furto e abate clandestino de gado(Divulgação/ Polícia Civil)

Este vídeo pode te interessar

Com informações da TV Gazeta

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais