> >
Pela 1ª vez em 23 anos, ES termina ano com menos de mil mortes violentas

Pela 1ª vez em 23 anos, ES termina ano com menos de mil mortes violentas

De janeiro a novembro, entre homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, 135 pessoas morreram em Cariacica, 134 na Serra, 113 em Vila Velha e 67 em Vitória

Publicado em 26 de dezembro de 2019 às 20:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mortes no Espírito Santo. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Espírito Santo chega ao fim de 2019 com menos de mil mortes violentas: sendo mais preciso, 928 até o momento, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Essa estatística não acontecia desde o ano de 1996.

De janeiro a novembro, entre homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, 135 pessoas morreram em Cariacica, 134 na Serra, 113 em Vila Velha e 67 em Vitória.

Em Cariacica, o bairro mais violento foi Graúna, mas muitas pessoas morreram também em Itanguá, Aparecida e Nova Rosa da Penha. Na Serra, Nova Carapina II foi a região com mais mortes. Em Vila Velha foi em Vale Encantado; em Vitória, São Pedro.

Ao todo, foram 928 mortes em todo o estado, uma redução de 13%. "Na região Metropolitana, essa redução chega a 17%. É uma redução muito importante. Estamos com uma redução de 3% no Norte do Estado, no Sul uma redução de 17%, no Noroeste teve uma pequena elevação de 3% e na região Serrana uma redução de 35%", destacou o secretário estadual de Segurança Pública, Roberto Sá.

 NÚMERO CAIU, MAS VIOLÊNCIA PERSISTE

Graúna é o bairro que mais registrou mortes violentas em Cariacica esse ano: 13 casos de janeiro a novembro. "Não só Graúna, outros bairros também. Até que de uns tempos pra cá deu uma maneirada, mas é um bairro perigoso sim", disse uma moradora.

Cariacica lidera o ranking das mortes na Grande Vitória, mesmo em um ano que a Força Nacional se instalou no município para conter os casos de violência.

Força Nacional em Cariacica. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

O secretário Roberto Sá também destacou operações das policiais capixabas que prenderam muitos criminosos e tiraram mais 3 mil armas das ruas. Ele falou também sobre o planejamento da segurança pública para 2020.

"Há uma política de recuperação salarial que vem sendo analisada pelo governo do estado, e também investimento em tecnologia, em novas viaturas, ou seja, dotar as polícias e o Corpo de Bombeiros em mecanismos e motivação para que eles possam continuar nesse caminho de redução sistemática de crimes contra a vida, controlando e reduzindo os crimes contra o patrimônio também", prometeu o secretário.

Este vídeo pode te interessar

Com informações G1 ES

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais