> >
Pastor assassinado na Serra foi morto por vingança, diz polícia

Pastor assassinado na Serra foi morto por vingança, diz polícia

Rodrigo Sandi Mori, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do município, revelou que o autor do crime premeditou a morte do pastor Fernando Pissarra

Publicado em 26 de junho de 2019 às 20:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Otniel foi preso no final da manhã desta quarta-feira (26), acusado de matar o pastor Fernando Pissarra . (Glacieri Carraretto | Divulgação Polícia Civil)

O pastor e professor Fernando Pissarra, morto no último domingo (23) no bairro São Judas Tadeu, em Serra Sede, pode ter sido morto por vingança. Esta é a linha de raciocínio da polícia, que prendeu o assassino Otniel Ferreira Fraga, de 37 anos, no final da manhã desta quarta-feira (26) em Jacaraípe, na Serra.

O delegado Rodrigo Sandi Mori, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do município, relatou que, de acordo com o depoimento do autor do crime — que confessou o assassinato com riqueza de detalhes — o pastor e o irmão de Otniel, identificado como Gideão Ferreira Fraga, tiveram algumas desavenças em 2003 depois que Gideão se interessou pela namorada do sobrinho de Pissarra.

O pastor interveio na situação para proteger o sobrinho e, pouco tempo depois, Gideão foi baleado na perna. Na época, Otniel culpou o pastor. Cinco meses depois, Gideão foi morto por disparos de arma de fogo. Para Otniel, o mandante do crime teria sido Pissarra.

Material apreendido pela polícia, utilizado por Otniel Ferreira Fraga, de 37 anos, para cometer o crime. (Glacieri Carraretto)

Dois anos depois da morte de Gideão, Otniel e Fernando voltaram a conversar e resolveram selar a paz. O autor do crime voltou a frequentar a Igreja Assembleia de Deus, onde Pissarra ministrava os cultos, porém, os dois voltaram a se desentender. Na versão de Otniel à polícia, o pastor teria o ameaçado de morte.

O pastor e professor Fernando Pissarra. (Reprodução | Redes sociais)

"Depois que Otniel abandonou a igreja, eles voltaram a ter desavenças, a se ameaçarem. Em depoimento, o autor do crime fala que, apesar de ter se passado 16 anos da morte do irmão, ele nunca esqueceu e resolveu se vingar. Esta é a principal motivação do crime, que também é sustentada por parte da família", explicou Sandi Mori.

Ainda em depoimento à polícia, Otniel confessou o crime com riqueza de detalhes e fala que premeditou o crime. "Ele estudou o horário da vítima e concluiu que a forma mais fácil de matar o pastor seria no domingo. Então, ele chegou ao local por volta das 17h20. O que chamou a nossa atenção foi que o executor fez tudo de uma maneira atrapalhada", detalhou o delegado.

Aspas de citação

Otniel ficou esperando Pissarra atrás de um caminhão e, depois que várias pessoas o viram lá, ele foi para o beco e esperou o pastor descer da casa da irmã. Quando ele saía da igreja, o autor do crime vestiu o capuz, bateu o pé, o pastor olhou e ele efetuou o primeiro disparo, que errou

Rodrigo Sandi Mori, delegado
Aspas de citação

Depois de errar o primeiro tiro, Otniel tentou novamente, que errou o alvo e acertou o portão da casa de Pissarra. No terceiro disparo, então, o pastor gritou: "Jesus, me ajuda!" e foi alvejado nas costas. A bala transfixou o corpo de Fernando e saiu pela axila.

Sandi Mori revela que o criminoso sabia desde o início o que estava fazendo. Após cometer o crime, ele ainda parou no bairro Cascata, entrou e um bar, tomou uma cerveja e foi embora para casa, em Jacaraípe. Otniel escondeu a arma em uma casa abandonada no bairro São Judas Tadeu, onde o crime aconteceu.

Aspas de citação

Chegamos lá com o mandado de prisão e ele estava almoçando. Não resistiu e confessou o crime, entregou munições e a roupa que utilizou quando cometeu o assassinato. Nos levou no bairro São Judas Tadeu e entregou a arma

Rodrigo Sandi Mori, delegado
Aspas de citação

Otniel foi preso mediante mandado de prisão temporária, que tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV).

Pastor assassinado na Serra foi morto por vingança, diz polícia

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais