> >
Operação 'Raptores' terá segunda fase no Espírito Santo

Operação "Raptores" terá segunda fase no Espírito Santo

Ainda nesta quarta-feira (21) serão ouvidos os quatro presos no Espírito Santo. Outros virão de avião e ônibus, da Bahia e de Minas Gerais

Publicado em 21 de novembro de 2018 às 17:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mandado cumprido em um condomínio da Praia de Itaparica, em Vila Velha. (Bernardo Coutinho )

A partir da operação realizada para prender integrantes de organizações que fraudavam a documentação de veículos após trocas de eixos, outras ações podem acontecer no Espírito Santo. Do total de 579 carretas adulteradas no Espírito Santo, 151 tiveram a autoria das fraudes identificadas. Outros 428 veículos, no entanto, ainda terão investigação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual, e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma segunda fase.

Segundo o promotor de Justiça do Gaeco, Bruno Simões Noya de Oliveira, haverá outros mandados a serem cumpridos no Espírito Santo. No entanto, é necessário confirmar as informações. “Falta identificar com precisão os veículos e os empresários que se beneficiaram com a fraude. A gente tem a certeza de que eles foram alterados e modificados aqui no Espírito Santo”, declarou.

No total, 13 pessoas foram presas na Operação Raptores, como foi batizada, sendo quatro no Espírito Santo, quatro em Minas Gerais e cinco na Bahia. Um dos integrantes das organizações criminosas era morador da Praia de Itaparica, em Vila Velha, mas não foi encontrado no local porque havia se mudado no último sábado (17). Ele está foragido junto a outro integrante da Bahia.

Noya explica que agora todos os presos serão ouvidos e as documentações encontradas nas residências serão analisadas. Foram 21 mandados de busca e apreensão cumpridos, além das prisões. “A gente faz cinco oitivas hoje, com a análises de documentos e objetos, cinco amanhã e cinco na sexta-feira (23). Vamos ouvir as pessoas presas e confrontar com os documentos analisados”, explicou.

Os detidos na Grande Vitória e no interior do Estado começam a ser ouvidos já nesta quarta-feira (21). Eles serão transferidos para os presídios logo em seguida, de acordo com a PRF.

FORTE EQUIPE POLICIAL

No total 150 policiais rodoviários federais participaram da ação, sendo 100 só no Espírito Santo - onde aconteciam as fraudes, além de integrantes do Gaeco. Os agentes saíram entre a manhã desta terça-feira (20) e madrugada desta quarta-feira (21) para cumprir os mandados. Os criminosos de outros estados serão trazidos para o Espírito Santo, onde serão ouvidos.

Este vídeo pode te interessar

Segundo o superintendente da PRF, Willis Lyra, os presos da Bahia serão trazidos para o Estado em um ônibus da própria polícia. Já os presos de Minas Gerais serão levados para serem ouvidos pelo Gaeco por meio de avião. Todos eles ficarão em presídios no Espírito Santo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais