Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Caso Kaylan

'Injustificável', diz secretário sobre PMs que jogaram jovem de ponte no ES

Leonardo Damasceno revelou que a Corregedoria da Polícia Militar também apura a situação e que agentes podem ser expulsos

Publicado em 09 de Junho de 2025 às 09:57

Júlia Afonso

Publicado em 

09 jun 2025 às 09:57
Secretário de Segurança, Leonardo Damasceno, falou sobre PMs acusados de arremessar adolescente de ponte
Secretário de Segurança, Leonardo Damasceno, falou sobre PMs acusados de arremessar adolescente de ponte Crédito: Ramon Porto
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, delegado Leonardo Damasceno, falou sobre o caso dos policiais militares acusados de arremessar o adolescente Kaylan Ladário dos Santos da Segunda Ponte, entre VitóriaCariacica e Vila Velha, em fevereiro deste ano. Segundo ele, o caso é injustificável.
"Não tem justificativa nenhuma para aquele comportamento, mesmo que em qualquer hipótese eles alegassem outra história, além de jogar o rapaz na água, eles teriam também o dever de socorro daquele rapaz que estava se debatendo na água. De uma maneira ou de outra, o caso tem uma prova muito robusta", declarou o secretário, referindo-se ao vídeo que flagrou a viatura na Segunda Ponte (confira abaixo).
Kaylan foi abordado no bairro Aparecida, em Cariacica, no dia 18 de fevereiro, e levado para a delegacia porque estava com um mandado de apreensão em aberto. Acontece que, chegando lá, o delegado viu que o mandado já estava vencido e, por isso, não poderia receber o adolescente ali. Os agentes tentaram contato com a mãe dele, para buscá-lo, sem sucesso. De madrugada, os policiais então saíram da unidade, dizendo que iriam levá-lo para casa, mas, segundo as investigações, pararam na Segunda Ponte e o arremessaram de lá. O rapaz, que não sabia nadar, morreu afogado. 

O que os PMs disseram

Os policiais militares Luan Eduardo Pompermaier Silva, Franklin Castão Pereira e Leonardo Gonçalves Machado foram indiciados por homicídio qualificado e denunciados pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Os três foram presos no último dia 28. "Os acusados foram ouvidos em dois momentos. No primeiro eles deram uma versão, e já na condição de investigados, quando o vídeo apareceu, eles preferiram se manter em silêncio", detalhou o secretário.
Segundo apuração do repórter Diony Silva, da TV Gazeta, na primeira versão os policiais disseram que pararam na ponte a pedido de Kaylan, que queria ser deixado ali mesmo. 

O vídeo

O vídeo anexado ao processo mostra a viatura parada na Segunda Ponte. "O vídeo deixa muito claro primeiro o momento em que foram jogados os pertences do rapaz, na sequência a câmera gira e quando volta aparece a viatura saindo e o rapaz se debatendo (na água)", detalhou o secretário. 

Policiais podem ser expulsos

A Corregedoria da Polícia Militar apura o caso. "A gente espera agora da Corregedoria um empenho muito grande para que esses policiais, se comprovado em âmbito desse inquérito militar o desvio de conduta, que eles sejam excluídos da instituição", comentou o secretário. 

Família desolada

A família de Kaylan soube que o adolescente havia sido levado para a delegacia só horas depois. Quando a mãe dele, Leicester Ladário, foi atrás de informações, o rapaz não estava mais lá. O corpo foi encontrado na tarde do dia seguinte. 
Meses depois da morte do filho, a auxiliar administrativa teve acesso às imagens do momento em que o adolescente é jogado da Segunda Ponte. "Eu vi eles jogando o meu filho. Meu filho estava vivo! Eles pararam o carro em cima da Segunda Ponte e jogaram o meu filho lá de cima. Viram ele se debatendo e, mesmo assim, simplesmente entraram no carro e foram embora. Meu filho não sabia nadar. Eles viram o desespero dele", desabafou Leicester. 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Cerveja Copa do Mundo futebol
Até na Copa do Mundo as pessoas podem estar mais vulneráveis aos golpes
Imagem de destaque
Notebook para trabalho: veja dicas certeiras para escolher o melhor modelo
Imagem de destaque
Filmmaker fica com drone preso na Terceira Ponte e "pesca" equipamento

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados