> >
Casal de empresários é investigado por lavagem de dinheiro no ES

Casal de empresários é investigado por lavagem de dinheiro no ES

Segundo a Polícia Federal, além do casal de empresários, que é de Vila Velha, um advogado de São Paulo também é investigado por crime de lavagem de dinheiro

Publicado em 25 de agosto de 2019 às 04:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sede da Polícia Federal, em Vila Velha . (Fernando Madeira)

Um casal de empresários de Vila Velha e um advogado de São Paulo estão sendo investigados pela Polícia Federal (PF) por crime de lavagem de dinheiro. O trio é alvo da Operação Masqué, realizada na manhã desta terça-feira (20) pela PF em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Receita Federal.

De acordo com a polícia, o casal é sócio de empresas que atuavam no comércio exterior. A Justiça Federal determinou o sequestro de imóveis, embarcações e valores, além da indisponibilidade de automóveis dos investigados.

Segundo dados da Receita Federal do Brasil, as pessoas físicas e jurídicas investigadas possuem um débito já inscrito em dívida ativa no valor de R$ 894 milhões.

A operação contou com a participação de 22 policiais federais e membros da Receita Federal, que cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais ligados aos investigados, em Vila Velha, e em São Paulo.

Casal de empresários é investigado por lavagem de dinheiro no ES

ENTENDA O CASO

A operação policial é um desdobramento de investigação que identificou a prática de evasão de divisas entre os anos de 2009 e 2010, num total de cerca de U$ 100 milhões em 1178 contratos de câmbio fraudulentos. Com a participação de funcionários de uma corretora de câmbio, o grupo então investigado promovia a saída de divisas para o exterior repetindo as mesmas declarações de importação e faturas em vários contratos de câmbios diferentes.

Usando uma mesma declaração de importação em vários contratos de câmbio, os investigados simulavam diversas importações usando a documentação referente a apenas uma operação regular. Os pagamentos repetidos serviam, na verdade, para mandar dinheiro ilegalmente para fora do país.

Com o objetivo de investigar a ocultação e lavagem dos valores obtidos com as atividades ilegais dos investigados, a Operação Masqué possibilitou a identificação de 76 imóveis e 2 embarcações registradas em nomes de "laranjas". De acordo com a PF, o patrimônio oculto supera os R$ 40 milhões.

Além do casal de empresários, também é investigado um advogado que atua em São Paulo. As investigações apontam que o advogado foi contratado para oferecer uma espécie de "proteção" contra a atuação de órgãos como a Receita Federal e a Polícia Federal. Ele já foi preso em 2017 em ação do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do estado de São Paulo.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais