> >
Carnaval: violência doméstica cai, mas aumentam pedidos de medidas protetivas no ES

Carnaval: violência doméstica cai, mas aumentam pedidos de medidas protetivas no ES

Segundo a Polícia Civil, o número de ocorrências de violência contra mulher diminuiu durante o Carnaval, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, aumentaram os pedidos de medida protetiva

Publicado em 28 de fevereiro de 2020 às 13:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Violência Contra a Mulher . (Pixabay)

Menos mulheres procuraram a Polícia Civil para registrar casos de violência doméstica neste Carnaval de 2020. Isso porque, segundo a polícia, em comparação com o ano passado, o número de boletins de ocorrência relacionados à violência contra a mulher foi menor. Em contrapartida, aumentaram os pedidos de medida protetiva. Para a Polícia Civil, os números são consequências de campanhas de conscientização. Os dados foram passados durante coletiva de imprensa na Secretária de Estado da Segurança Pública (Sesp) nesta sexta-feira (28)

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, quando se trata de violência doméstica, a Polícia Civil registrou 168 casos no Carnaval deste ano. O número é menor se comparado ao mesmo período de 2019, quando 204 ocorrências foram oficialmente registradas.

Já os pedidos de medidas protetivas aumentaram neste ano. Foram 103 pedidos durante o Carnaval de 2020, enquanto que em 2019 foram 94.

"A diminuição de ocorrências de violência doméstica para nós é muito importante porque valoriza o trabalho que a gente tem feito durante o ano de prevenção e orientação, com vários projetos sociais nessa área. Já o aumento de medidas protetivas mostra que a mulher está procurando ajuda e que a Polícia Civil está pedindo isso (a medida protetiva) imediatamente", afirmou Arruda.

Ainda segundo Arruda, durante a noite da sexta-feira (21) até a manhã da última quarta-feira (26), foram  1.252 ocorrências registradas no total e 177 prisões em flagrante por diversos crimes. 

Representantes dos órgãos de segurança divulgam dados de ocorrências no Carnaval 2020 . (Elis Carvalho)

PRISÕES EM FLAGRANTE

Sobre as 177 prisões em flagrante durante o Carnaval, 58 a menos que o mesmo período de 2019 - quando 235 pessoas foram presas em flagrante, Arruda disse que os casos foram relacionadas ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas, entre outros. 

"A ideia era que a Polícia Militar pudesse levar a ocorrência o mais próximo possível, proporcionando ao folião uma delegacia aberta 24 horas por dia nos lugares onde havia maior fluxo de pessoas", disse. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais