> >
Morre Ricardo Brennand, empresário e colecionador, aos 92 anos, por Covid-19

Morre Ricardo Brennand, empresário e colecionador, aos 92 anos, por Covid-19

Empresário e colecionador pernambucano estava internado desde domingo (19)

Publicado em 25 de abril de 2020 às 15:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Coronavírus: Ricardo Brennand morreu no Recife aos 92 anos
Coronavírus: Ricardo Brennand morreu no Recife aos 92 anos. (Reprodução/TV Globo)

O empresário e colecionador de arte Ricardo Brennand morreu aos 92 anos na madrugada deste sábado (25), vítima da Covid-19. Ele estava internado no Real Hospital Português, no Recife, desde o último domingo (19).

Brennand começou a sentir sintomas da Covid-19, como falta de ar e cansaço, no domingo e foi internado no mesmo dia. Sua esposa, Graça Maria Brennand, 90, também contraiu o vírus, mas se recupera em casa.

Brennand nasceu em 1927 no município de Cabo, no litoral sul de Pernambuco e é egresso do curso de Engenharia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Com presença nos ramos industriais de porcelana, aço, cerâmica, cimento, vidro e açúcar, o empresário criou o Instituto Ricardo Brennand (IRB), complexo na capital pernambucana que contém biblioteca, uma pinacoteca, e um museu de armas --ele era colecionador de arte e armas brancas.

A pinacoteca do IRB tem em seu acervo coleções como a do holandês Frans Post, que retratou a presença holandesa no período colonial brasileiros, e produção de outros artistas estrangeiros que passaram pelo país no século 19, entre outros.

O empresário iniciou sua coleção de armas brancas quando, ainda adolescente, ganhou um canivete. Em 1952, já casado e em viagem à Inglaterra, adquire outras peças, que fazem parte do museu de armas do IRB.

Brennand era primo do artista plástico Francisco Brennand, morto em dezembro de 2019.

Este vídeo pode te interessar

Ele deixa a esposa, sete filhos, 23 netos, 48 bisnetos e um tataraneto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais