Em Venda Nova do Imigrante
Em Venda Nova do Imigrante
1920
2023

Morre, aos 103 anos, Ambrósio Falqueto, ex-combatente do ES na 2ª Guerra Mundial

Ambrósio era um dos últimos pracinhas do Espírito Santo que serviram o país durante o combate; ele morreu em casa, na cidade da região Serrana do ES

Cachoeiro de Itapemirim / Rede Gazeta
Publicado em 28/11/2023 às 15h15

O ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, Ambrósio Falqueto morreu de causas naturais, na madrugada desta terça-feira (28), na casa dele, no bairro Bananeiras, em Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Estado. O velório acontece no local e o sepultamento está previsto para às 17 horas, no cemitério Padre Emílio, no município.

Filho dos imigrantes italianos Giovani Ângelo Falchetto e Luiza Venturim, Ambrósio Falqueto nasceu em 19 de abril de 1920. Foi convocado para o serviço militar em 1944, soldado n.º 349, onde se apresentou no 3.º Batalhão de Caçadores (atual 38°BI), na Prainha/Vila Velha, onde as tropas estavam preparadas, caso fossem enviadas ao combate na Itália. Ambrósio era um dos últimos pracinhas do Espírito Santo que serviram ao Brasil durante a 2ª Guerra Mundial.

Personagem ativo e colaborador do município, foi voluntário em eventos tradicionais, como a Festa da Polenta. Ao lado da esposa, Dona Luciana Zandonade Falquetto (já falecida), formaram uma grande família com 13 filhos, 33 netos e 22 bisnetos.

Nos últimos anos, participou das comemorações cívicas no Estado. A última, no dia 7 de setembro, na Avenida Mascarenhas de Moraes, em Vitória.

“Nos despedimos de um homem forte e fiel, deixando um legado muito importante. Jamais esqueceremos seu olhar de confiança e suas palavras de esperança”, divulgou a família por meio das redes sociais do restaurante da família. 

O Governador Renato Casagrande publicou uma nota de pesar nas redes sociais.

"Recebi com pesar a notícia do falecimento de Ambrósio Falquetto. Sua dedicação e comprometimento com a comunidade vendanovense, em especial às instituições culturais e filantrópicas, deixa um legado de generosidade e solidariedade. Meu abraço aos seus familiares e amigos", divulgou. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.