> >
Rio Novo do Sul registra quase 200 milímetros de chuva em 24 horas

Rio Novo do Sul registra quase 200 milímetros de chuva em 24 horas

Foram 196 milímetros de chuva no município entre esta quinta (30) e sexta-feira (31). Em Iconha, nível do rio subiu e água invadiu imóveis na região central da cidade

Publicado em 31 de julho de 2020 às 09:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Município de Rio Novo do Sul com trechos alagados após a forte chuva das últimas 24 horas
Município de Rio Novo do Sul com trechos alagados após a forte chuva das últimas 24 horas. (Reprodução / TV Gazeta)
Rio Novo do Sul registra quase 200 milímetros de chuva em 24 horas

A chuva que atinge o Espírito Santo desde esta quinta-feira (30) já registra um grande volume de água em alguns municípios. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a cidade de Rio Novo do Sul, no Sul do Espírito Santo, foi a mais atingida nas últimas 24 horas, com um acumulado de 196.4 milímetros de chuva. Em seguida, aparece Alfredo Chaves com 146 milímetros e Santa Leopoldina com 112.96. 

Chuva no ES

  • Rio Novo do Sul - 196.40 mm
  • Alfredo Chaves  -146.00 mm
  • Santa Leopoldina - 112.96 mm
  • Anchieta - 102.20 mm
  • Viana - 89.77 mm
  • Presidente Kennedy - 61.00 mm
  • Domingos Martins - 51.28 mm
  • Guarapari - 51.00 mm
  • Marechal Floriano - 50.80 mm
  • Castelo - 49.12 mm
  • João Neiva - 45.04 mm
  • Vitória - 44.13 mm
  • Vargem Alta - 43.40 mm

RISCO ALTO DE INUNDAÇÃO

Ainda de acordo com o relatório da Defesa Civil, alguns municípios estão com alertas vigentes para risco alto de inundação (Rio Novo do Sul e Santa Leopoldina), e risco alto para movimento de massa (Rio Novo do Sul e Alfredo Chaves).

RIO NOVO DO SUL

Cidade com o maior acumulado de chuva, Rio Novo do Sul registrou prejuízos já durante a madrugada. De acordo com informações da TV Gazeta Sul, foram oito quedas de barreiras e há comunidades ilhadas por conta da obstrução de estradas. Propriedades na área rural foram tomadas pela água. Em um vídeo gravado na madrugada, é possível ver o nível de água bem elevado em alguns bairros da cidade.

ICONHA

Apesar de não aparecer na lista, o município de Iconha foi um dos mais afetados pela chuva. O município faz limite com Rio Novo do Sul e Alfredo Chaves, os dois mais atingidos e, por isso, teve o nível de água do rio da cidade muito elevado. Ainda nesta quinta-feira (30), vários alagamentos foram registrados. Em um comunicado emitido no fim da noite desta quinta, a prefeitura fez um alerta para os moradores por meio das redes sociais, falando sobre a cheia do Rio Iconha e o risco de alagamentos e deslizamentos de terra na cidade.

“Informamos que o Rio Iconha segue enchendo e a chuva persiste pelo interior. Há riscos de alagamentos e deslizamentos de terra. Pedimos a todos que busquem locais seguros e, dentro de qualquer necessidade de emergência, procure a Defesa Civil! Em caso de alerta máximo, os sinos da Igreja soarão como um chamado, para que as pessoas se protejam! #IconhaEmAlerta”, dizia o texto da publicação feita na página oficial da prefeitura.

Na manhã desta sexta (31), já com a trégua da chuva, foi possível ver os reflexos causados. Em alguns bairros, o nível da água subiu muito. Na região central da cidade, alguns moradores se arriscavam andando pela rua com a água na altura da cintura.

Chuva em Iconha nesta sexta-feira
Chuva em Iconha nesta sexta-feira. (Reprodução/TV Gazeta)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais