> >
Petróleo nas praias: Conceição da Barra cria gabinete de crise

Petróleo nas praias: Conceição da Barra cria gabinete de crise

Vazamento de petróleo já contaminou diversas praias do Nordeste brasileiro e podem atingir o litoral capixaba

Publicado em 23 de outubro de 2019 às 16:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O gabinete de crise emergencial vai elaborar um plano de ação e monitoramento, além de agir preventivamente caso a substância chegue nas praias de Conceição da Barra. (Prefeitura de Conceição da Barra / Divulgação)

Agindo preventivamente para atuar caso os vestígios de óleo que atingiram as praias do litoral nordestino cheguem ao Espírito Santo, a prefeitura de Conceição da Barra, na região Norte do Estado, criou um gabinete de crise emergencial. O órgão ficará responsável por elaborar um plano de ação e monitoramento dos efeitos que podem ser causados caso a substância atinja as praias do município.

As manchas de óleo surgiram na Paraíba no dia 30 de agosto, e vem se deslocando em direção ao sul do país. O último registro ocorreu em Morro de São Paulo, Sul da Bahia. Para especialista ouvido por A Gazetaóleo pode chegar ao Estado em até duas semanas.

Equipes e voluntários trabalham para conter manchas na praia Pedra de Xaréu, no município do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. (ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO)

Ainda de acordo com a prefeitura, o plano de ação e monitoramento prevê o desenvolvimento de atividades preventivas e corretivas voltadas a diminuir os impactos nas praias do município.

Equipes e voluntários trabalham para conter manchas na praia Pedra de Xaréu, no município do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco(ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO)

AÇÕES DO GABINETE DE EMERGÊNCIA

  • Realização de campanhas educativas
  • Aquisição de equipamentos de proteção individual para equipe própria, de voluntários ou terceirizados
  • Criação de cadastro municipal de voluntários
  • Treinamento de equipe própria, voluntária e terceirizada
  • Treinamento da equipe da Secretaria de Saúde para eventuais casos de contaminação pela substância
  • Aquisição de estrutura para armazenamento temporário da substância, além da integração com a as ações dos Governos Federal e Estadual

A Prefeitura de Conceição da Barra pede que caso os moradores encontrem alguma anormalidade nas praias locais, acione a administração municipal através da Gestão de Segurança e Defesa Civil pelo telefone (27) 98878-9775 ou na Secretaria de Meio Ambiente no número (27) 98885-5774.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais