> >
Pescadores interditam linha de trem na Barra do Riacho, em Aracruz

Pescadores interditam linha de trem na Barra do Riacho, em Aracruz

Os manifestantes reivindicam auxílios e indenizações referentes ao rompimento da barragem em Mariana; a ocupação acontece desde as 15h e não tem previsão para terminar

Publicado em 13 de dezembro de 2019 às 22:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Desde a tarde desta sexta-feira (13), um grupo de pescadores bloqueia a linha férrea na Barra do Riacho, em Aracruz, no Norte do Estado. Segundo os manifestantes, a interdição do espaço por onde passa o trem da Vale é motivada pelo não pagamento de indenizações e auxílios prometidos à categoria, após o rompimento da barragem de Mariana (MG), em novembro de 2015.

“Isso já tem quatro anos. É revoltante! Tem gente passando por necessidade. Eu, por exemplo, tenho toda a documentação que comprova que era pescador quando esse crime aconteceu e, mesmo assim, não recebi nenhuma ajuda. Estamos completamente desamparados. A Fundação Renova está enrolando a gente”, desabafou o pescador Cleomar Muniz Matos.

De acordo com ele, participam da interdição cerca de 40 pescadores da região. “Fizemos bloqueio com madeira e estamos sentados lá. Não destruímos o patrimônio de ninguém, só estamos reivindicando os nossos direitos. Vamos passar a noite toda por lá e só sairemos quando tivermos uma solução”, garantiu o pescador.

ESCRITÓRIO DA RENOVA JÁ ESTAVA OCUPADO

Desde a última segunda-feira (9), alguns dos pescadores de Barra do Riacho, que participam da interdição da estrada de ferro, acampavam no escritório da Fundação Renova, no Centro de Aracruz. Na semana passada, a entidade teria prometido um acordo, que de acordo com os pescadores não foi cumprido. O fato motivou a ocupação do espaço por aproximadamente 25 pessoas.

“Começamos os protestos na outra quinta-feira (5). Fomos ao escritório com cartazes, fizemos uma manifestação e o representante da Renova disse que nos faria uma proposta nessa segunda-feira (09). Mas eles enrolaram a gente, não nos deram atenção. Por isso, fechamos o local. Estamos cansados de esperar”, contou Matos.

O OUTRO LADO

Em nota, a Fundação Renova esclarece que considera legítima qualquer manifestação popular, coletiva ou individual e reafirma que possui o diálogo como prática norteadora de suas ações. Representantes da Fundação estiveram em Aracruz desde o início das manifestações e realizou atendimentos individuais e coletivos aos manifestantes.

Este vídeo pode te interessar

"A Fundação Renova informa que, até o dia 31 de outubro de 2019, cerca de 4,8 mil pescadores no Espírito Santo foram reconhecidos como elegíveis aos programas de Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) e Indenização Mediada (PIM). Ao todo, foram desembolsados R$ 663 milhões entre indenizações e auxílio financeiro para esta categoria".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais