Coronavírus: Casagrande fala sobre medidas no Norte e Sul do ES

Governador realizou entrevista coletiva nesta quinta-feira (19), com foco nas duas regiões capixabas; veja os principais pronunciamentos

Publicado em 19/03/2020 às 14h39
Atualizado em 19/03/2020 às 16h00

Na tarde desta quinta-feira (19), o governador Renato Casagrande (PSB) realizou uma entrevista coletiva virtual para falar das medidas que estão sendo adotadas no Espírito Santo para conter a transmissão do novo coronavírus. Desta vez, o foco estava nas Regiões Norte e Sul do Estado. Confira abaixo os principais assuntos abordados por ele:


15:33

Coletiva encerrada

Depois de aproximadamente 1 hora de entrevista transmitida pela internet e com participação virtual de jornalistas, o Governador Renato Casagrande (PSB) encerrou a coletiva.


15:30

Não há previsão do fechamento de divisas do ES

Conforme fala do governador, há orientações para que as pessoas não viajem, mas não restrições ou fechamento das divisas do Estado. "Ainda não tem uma medida eficaz para que possamos fechar as divisas, mas pedimos para que as pessoas não saiam do Espírito Santo para outros Estados; e para que não venham do Rio de Janeiro para cá, por exemplo", disse Casagrande.


15:25

Governador: "Nossa receita começa a cair assustadoramente"

Comentando as medidas já adotadas e a previsão de que outras devem vir no âmbito econômico, o governador afirmou que "não há muitas alternativas, mas vamos dar todo o apoio possível. Ainda assim, nossa receita começa a cair assustadoramente". O panorama vale para o cenário Estadual e Federal.


15:21

"Vejo mais restrições nos próximos dias", afirma Casagrande

"Se o comportamento do vírus for o mesmo do que aconteceu na Ásia, na Europa e na América do Norte, o período de dificuldade será longo. Por isso, temos que seguir o que está sendo orientado, não podemos menosprezar a pandemia. É um incômodo não poder abraçar um avô, não ir para uma festa... Mas os países que não tomaram os cuidados estão sofrendo muito. Vejo nós, daqui a dez dias, com mais restrições à liberdade", analisou o governador.


15:18

Linhares tem o único caso confirmado de coronavírus no Norte do ES

Segundo o Governador, Linhares é o único município que já registrou caso confirmado do novo coronavírus no Norte do Espírito Santo. De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Estado tem 11 pessoas diagnosticadas com a doença. Todas apresentaram sintomas leves e foram orientadas a ficar em isolamento domiciliar.


15:14

"Não é época de turismo", defende Casagrande

Apesar do impacto a hotéis, pousadas, restaurantes e estabelecimentos comerciais, o governador afirmou categoricamente que "não é época de turismo". A afirmação foi dirigida à população de uma forma geral, mas "principalmente para idosos".


15:10

Governo negocia aquisição de novos testes para o ES

Sobre a aquisição de novos testes para o Estado, Casagrande afirmou que a negociação deve terminar até a próxima semana. "Depois disso, conseguiremos uma maior testagem, mas haverá prioridade em profissionais de saúde, do sistema socioeducativo e do sistema prisional", revelou. A quantidade de testes que será comprada ainda não foi definida.


15:09

100 leitos serão distribuídos no interior do Espírito Santo

De acordo com o governador Renato Casagrande, a maior parte dos leitos estará na Grande Vitória - aproximadamente 200. Já os outros 100 leitos serão distribuídos entre os municípios no interior do estado: Baixo Guandu e Colatina, no Noroeste; São Mateus, no Norte; e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul. A divisão segue a previsão da necessidade por Região e à capacidade dos próprios hospitais.


15:03

Governo vê necessidade de 300 leitos de UTI para atender pacientes do coronavírus

De acordo com Casagrande, ainda não há caso de alguém que esteja internado em UTI no Espírito Santo por causa do novo coronavírus. No entanto, ele acredita que serão necessários 300 leitos do tipo para fazer os atendimentos no futuro. "A nossa estimativa, com base em outros países, é de que precisaremos de 300 leitos de UTI só para coronavírus. Estamos tentando chegar a esse número", comentou.


15:01

"Academias e shoppings fechados por um bom tempo", adianta Casagrande

Após reforçar o pedido para que as pessoas não saiam nas ruas, o governador do Espírito Santo também comentou a possibilidade das academias e shoppings ficarem fechados por "um bom tempo" no Estado. Inicialmente, a suspensão das atividades é de 15 dias.


15:00

Governador reforça pedido para que as pessoas fiquem em casa

Durante a entrevista, Casagrande voltou a ressaltar a importância das pessoas se manterem em casa. "É muito importante reduzir a circulação e até a impedir, para que possamos tentar controlar o ritmo de transmissão do vírus. Dessa forma, conseguiríamos não pressionar tanto o sistema de saúde e atender todos aqueles que realmente precisam", afirmou.


14:56

Por enquanto, Governo do ES não discute protocolos relativos a velórios e enterros

Casagrande afirmou não discutir, ainda, qual o protocolo será adotado no caso de mortes por coronavírus no Espírito Santo. Se serão adotadas medidas restritivas a velórios e enterros, por exemplo. "Para ser sincero, não discutimos isso ainda, mas precisaremos. Vamos fazer o que for necessário para evitar o risco de transmissão", disse.


14:52

Duas crises simultâneas e novas obras suspensas

Sobre os impactos econômicos, o governador comentou que está cortando despesas. "As obras em andamento, estamos dando sequência; mas as novas não serão iniciadas. O impacto nas receitas será forte. São duas crises: a do petróleo e a do coronavírus. Só a primeira nos traz um impacto de R$ 1,3 bilhão a menos no ano", analisou Casagrande. 


14:46

Suspensão das feiras deve ser definida nesta quinta-feira (19)

Casagrande admite que a suspensão, ou não, das feiras gerou certo conflito e que uma orientação clara sobre o assunto será definida ainda nesta quinta-feira (19). "Não temos como fechar supermercados e farmácias, por analogia, como a feira é um lugar aberto, ela seria um ambiente até melhor que o mercado para fazer a compra", comentou.


14:43

Casagrande fala sobre a situação do Hospital Roberto Silvares

"O nosso foco, por enquanto, está na Região da Grande Vitória, mas a preparação do Hospital Roberto Silvares (São Mateus) será com o deslocamento de alguns atendimentos para Linhares e outras cidades, se for necessário, para aliviar os leitos e o corpo médico para atendimento ao novo coronavírus", adiantou o governador, quando questionado sobre tal centro hospitalar ser de referência para outros tratamentos na Região Norte do ES.


14:39

Onde estão os hospitais de referência?

Diante da impossibilidade de fazer por município, a distribuição dos hospitais de referência é feita por Região. Os do interior estão localizados em Baixo Guandu e Colatina, no Noroeste; em São Mateus, no Norte; e em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul. "No decorrer do tempo serão 300 leitos especializados, contando também com os da Grande Vitória", esclareceu Casagrande.


14:33

"Não venham à Região Metropolitana", diz Casagrande

Para evitar aglomerações e a expansão das áreas com casos confirmados do novo coronavírus, o governador pediu para que as pessoas evitem ao máximo saírem das cidades localizadas no Sul e Norte e irem para a Região Metropolitana de Vitória - local onde se concentram os casos confirmados da doença.


14:31

Casagrande concede nova entrevista coletiva sobre coronavírus

O governador Renato Casagrande (PSB) concede nova entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (19), com foco nas situações das Regiões Norte e Sul do Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.