> >
Vídeo: conheça a história e curiosidades sobre o Convento da Penha

Vídeo: conheça a história e curiosidades sobre o Convento da Penha

O santuário foi construído depois da imagem da Nossa Senhora das Alegrias desaparecer três vezes da gruta do Frei Pedro Palácios e aparecer no alto do morro

Publicado em 17 de abril de 2020 às 14:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vista do Parque da Prainha, em Vila Velha, aos pés do Convento da Penha
Vista do Parque da Prainha, em Vila Velha, aos pés do Convento da Penha. (Acervo Rede Gazeta/Fernando Madeira)

O Convento da Penha foi fundado por Frei Pedro Palácios, que chegou ao Espírito Santo em 1558, com a imagem da Nossa Senhora das Alegrias. A história conta que o painel da santa, que inicialmente ficava abrigado na gruta do frade, desapareceu três vezes do local e foi encontrado sempre no alto do morro, onde o santuário foi construído.

Já a Festa da Penha teve início no dia 30 de abril de 1570, quando houve a primeira celebração em homenagem à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. De acordo com o Frei Pedro Oliveira, neste momento de pandemia do coronavírus, a presença dos devotos tem feito muita falta nesta edição.

Aspas de citação

A gente sente a falta dos fiéis aqui. Celebrar lá em cima na capela, fisicamente vazia, nos dá um grande vazio também. O nosso consolo é saber que através dos meios de comunicação chegamos naqueles que fisicamente não estão aqui, mas estão ligados conosco.

Frei Pedro Oliveira
 
Aspas de citação

Veja abaixo o vídeo sobre a história

Acompanhe tudo sobre a Festa da Penha 2020 com formato inédito e virtual em agazeta.com.br/festadapenha.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais