ASSINE

Vídeo: conheça a história e curiosidades sobre o Convento da Penha

O santuário foi construído depois da imagem da Nossa Senhora das Alegrias desaparecer três vezes da gruta do Frei Pedro Palácios e aparecer no alto do morro

Publicado em 17/04/2020 às 14h18
Vista do Parque da Prainha, em Vila Velha, aos pés do Convento da Penha
Vista do Parque da Prainha, em Vila Velha, aos pés do Convento da Penha. Crédito: Acervo Rede Gazeta/Fernando Madeira

O Convento da Penha foi fundado por Frei Pedro Palácios, que chegou ao Espírito Santo em 1558, com a imagem da Nossa Senhora das Alegrias. A história conta que o painel da santa, que inicialmente ficava abrigado na gruta do frade, desapareceu três vezes do local e foi encontrado sempre no alto do morro, onde o santuário foi construído.

Já a Festa da Penha teve início no dia 30 de abril de 1570, quando houve a primeira celebração em homenagem à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. De acordo com o Frei Pedro Oliveira, neste momento de pandemia do coronavírus, a presença dos devotos tem feito muita falta nesta edição.

Frei Pedro Oliveira

 

"A gente sente a falta dos fiéis aqui. Celebrar lá em cima na capela, fisicamente vazia, nos dá um grande vazio também. O nosso consolo é saber que através dos meios de comunicação chegamos naqueles que fisicamente não estão aqui, mas estão ligados conosco."

Veja abaixo o vídeo sobre a história

Acompanhe tudo sobre a Festa da Penha 2020 com formato inédito e virtual em agazeta.com.br/festadapenha.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.