> >
Viana pode ter mais de uma escola militar em 2020

Viana pode ter mais de uma escola militar em 2020

Além da unidade já anunciada em Vila Betânia, para início de aulas em fevereiro, o município fez a inscrição para uma segunda unidade pelo modelo do Ministério da Educação

Publicado em 2 de outubro de 2019 às 19:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Primeiro dia de aulas no CED 01 da Estrutural, uma das escolas públicas do DF onde foi implementado o modelo cívico-militar. (Marcelo Camargo | Agência Brasil)

Viana pode ter duas escolas cívico-militares. Além da unidade já anunciada pela prefeitura no bairro Vila Betânia, que vai contar com 400 vagas e tem previsão de início de aulas em fevereiro de 2020, nesta quarta-feira (02), o prefeito Gilson Daniel confirmou o interesse do município de implementar também o projeto do Governo Federal. Gilson Daniel fez a inscrição de Viana durante uma reunião com o subsecretário de educação do Ministério da Educação (MEC), Haroldo Purcino, em Brasília.  

A inscrição no MEC foi confirmada pelo prefeito de Viana em entrevista à Rádio CBN Vitória, durante o quadro "Ponto de vista" nesta quarta-feira (02) .Caso a inscrição seja aprovada pelo Governo Federal, o município terá uma segunda unidade que deve funcionar no colégio de ensino fundamental Caic do bairo Campo Verde, com 800 vagas.  

Até o dia 11 de outubro os municípios de todo o país interessados na implantação do modelo educacional deverão se inscrever. Após a confirmação do interesse, o MEC inicia o processo de avaliação. A análise envolve os Estados que aderiram ao programa, ou um diálogo com a Marinha e o Exército nos locais onde não houve adesão da secretaria de educação estadual, como acontece no Espírito Santo.

Esse diálogo com a marinha e o exército é necessário para verificar se há profissionais suficientes nestes órgãos que sejam capacitados para trabalhar como professoras ou gestores dessas escolas. Apenas após essas análises o MEC deve confirmar quais cidades que serão beneficiadas com recursos para a implantação das escolas.

Depois dessa confirmação inicia a fase de audiências públicas, conversas com a população e com os pais dos alunos das escolas contempladas. Dessa forma, a implantação deve acontecer já no próximo ano.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais