> >
Segunda fase da Residência discute cortes na Educação

Segunda fase da Residência discute cortes na Educação

Evento contou com o reitor do Ifes, Jadir José Pela. Resultado com os aprovados sai no próximo dia 24

Publicado em 17 de junho de 2019 às 21:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A segunda etapa do processo seletivo da Residência aconteceu na manhã desta segunda-feira (17) com o reitor do Ifes, Jadir José Pela. (Caroline Mauri)

Os candidatos que ainda estão na disputa pelas 12 vagas do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta tiveram mais um desafio na manhã desta segunda-feira (17): escrever uma redação jornalística sobre a situação da Educação no Brasil. O evento contou com uma palestra do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela, que foi entrevistado pelos 61 participantes.

Na apresentação, o professor trouxe números e dados sobre a atuação da rede federal no Estado, que tem 21 campi em funcionamento e um polo de inovação oferecendo desde cursos técnicos até mestrados a aproximadamente 36 mil alunos.

Aprofundando no tema, Jadir José também falou sobre as consequências dos cortes de gastos na Educação anunciados pelo governo federal em abril deste ano e que motivaram uma série de manifestações pelo país. “Até o último repasse de verba foram gastos R$ 32 milhões. Temos seis meses e somente R$ 8 milhões para recursos. Não há a menor chance de tocar os nossos campi.”

Para ele, o prejuízo é enorme em todos os aspectos – na formação, no ensino, na pesquisa, na extensão – e o apelo da população pode ser um fator decisivo. “Nós estamos mudando a realidade do nosso país por levar a educação profissional aonde universidades não chegam. O apoio da sociedade também é de extrema importância, pois eles entendem que o corte pode nos levar para vala.”

O tema atual fez sucesso entre os candidatos. “Achei muito bom, o formato e o conteúdo, principalmente por trazer um assunto de hoje a ser cobrado de jornalista. O reitor foi muito solícito ao atender as perguntas”, opinou o jornalista Vinícius Sant Anna, que veio de Viçosa (MG) para participar.

Quem também veio de longe fazer a prova foi a jornalista Ana Clara Morais, de Goiânia (GO). “Achei o processo seletivo muito legal porque mede todas as competências de forma justa. Espero participar e sair do curso com uma carga maior de conhecimento e de experiência por meio da vivência nas redações”, contou.

O questionário on-line na primeira fase contribuiu para a participação de muitos que não moram no Espírito Santo. “Gostei da oportunidade de fazer a prova sem precisar estar presente, pois mesmo tendo família no Estado, não sei se teria condições de me locomover até aqui por tantas vezes”, explicou o jornalista André Aguiar, também de Minas Gerais.

Além da redação, os aspirantes a residentes também gravaram um vídeo curto, de no máximo um minuto, respondendo à pergunta “Por que você quer fazer a Residência?”.

O resultado desta segunda fase será divulgado na próxima segunda-feira (24), com publicação da lista dos selecionados para a terceira e última fase de entrevistas no site da Residência. Elas serão realizadas entre os dias 25 e 28 deste mês com quem continuar na disputa.

O resultado final de quem serão os futuros foquinhas será conhecido no dia 1º de julho e as aulas começam na semana seguinte, no dia 8. O programa recebe anualmente universitários que tenham se formado no ano anterior ou que estejam cursando o último período da faculdade, em qualquer curso superior.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais