> >
Romaria das Famílias: imagem de santa percorre bairros da Grande Vitória

Romaria das Famílias: imagem de santa percorre bairros da Grande Vitória

Caravana da fé terá frota iluminada com LED. De dentro de suas casas, fiéis poderão acender a vela virtual e estender um tecido azul na janela, a cor do manto da santa

Publicado em 18 de abril de 2020 às 09:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
 Imagem da Virgem da Penha vai ganhar as ruas na noite deste sábado para abençoar os fiéis.
Imagem da Virgem da Penha vai ganhar as ruas na noite deste sábado para abençoar os fiéis. (Acervo Rede Gazeta/Edson Chagas)

Para coroar uma programação que desde o seu início assumiu um formato inédito e consciente em tempos de pandemia, a Festa da Penha terá na noite deste sábado (18) uma ação inovadora a fim de trazer mais conforto e alento aos fiéis neste período de isolamento social.

A partir das 20 horas, a imagem de Nossa Senhora da Penha irá percorrer regiões da Grande Vitória em uma verdadeira caravana da fé. É a Romaria das Famílias, que em comboio vai passar por bairros transmitindo uma mensagem de esperança com a Padroeira do Estado à frente.

Composta por dois ônibus e um caminhão “turbinados” com LED, a frota iluminada terá ainda um minitrio decorado, com um frade a bordo trazendo a palavra, seguindo todas as recomendações das autoridades em saúde. A imagem da santa virá no veículo do Corpo de Bombeiros, que também participa da peregrinação sobre rodas.

No telão de LED do caminhão, serão mostradas as intenções dos fiéis, registradas pelos leitores em formato de texto, áudio ou vídeo no formulário on-line (clique neste link para acessá-lo). Depois de preencherem a ficha e clicarem no botão azul, os devotos têm acesso à sua vela virtual, que poderá ser acendida ao celular ou outro aparelho como manifestação de fé.

Ônibus da Viação Águia Branca foi adesivado com o tema da festa e recebeu iluminação com LED para participar do comboio.
Ônibus da Viação Águia Branca foi adesivado com o tema da festa e recebeu iluminação com LED para participar do comboio. . (Divulgação/Grupo Águia Branca)

Recado mantido: fique em casa

E a mensagem do combate ao novo coronavírus continua valendo como recado: “fique em casa”. Os moradores devem assistir ao cortejo de suas janelas e portas ou nas varandas, evitando a aglomeração nas ruas e o risco de contágio da Covid-19. Para identificar que naquela residência encontra-se um fiel, um tecido azul, da cor do céu e do manto de Nossa Senhora da Penha, poderá ser colocado nas janelas.

A romaria virtual é uma surpresa para os católicos e todo o evento terá cobertura do G1/ES – com transmissão ao vivo mostrando imagens a partir de duas câmeras e de drone diretamente do caminho –, além da rádio Gazeta FM (97,1) e de A Gazeta, que em tempo real, minuto a minuto, descreverá as cenas dessa celebração

“Além da cobertura in loco, em estúdio teremos dois religiosos, o Padre Renato Criste e o Frei Gustavo, que vão conduzir essa transmissão, narrar as cenas, falar sobre a tradição da Festa da Penha e interagir com o frade na caravana”, detalhou o gerente de Operação e Produção da TV Gazeta, Carlos Gonzaga, sobre os registros audiovisuais que serão feitos.

Caravana da fé vai passar por diferentes bairros da Grande Vitória.
Caravana da fé vai passar por diferentes bairros da Grande Vitória. (Jovita de Paula)

Responsabilidade

“Neste sábado, teremos essa manifestação bonita com as velas virtuais. Vamos fazer uma romaria virtual. As pessoas que se dispuserem e se deixarem envolver vão ter condições e mecanismos para fazer isso com criatividade. Fazemos um pedido especial para você: fique em casa, coloque um tecido azul na sua janela e celebre com a vela virtual a romaria. Você vai poder acompanhar tudo ao vivo pelo G1/ES e pela rádio Gazeta FM”, disse o Frei Paulo Roberto Pereira, guardião do Convento.

Os veículos que participarão do evento foram escolhidos para este momento respeitando todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), informou a Águia Branca. Na avaliação do Grupo, que cedeu os dois ônibus da sua viação e os dois carros do aplicativo de transportes V1 para a procissão, o formato escolhido expressa a sensatez dos organizadores por priorizar a segurança de todos durante o isolamento social.

Aspas de citação

Sabemos que, por conta da pandemia, é fundamental que as pessoas fiquem em casa, sem aglomeração. Mas isso não impedirá que a população participe dessa grande demonstração de fé, pois a caravana iluminada irá levar a imagem de Nossa Senhora da Penha a vários bairros para abençoar as famílias. Continuemos juntos, cada um em sua casa, com fé e certeza de que em breve esta pandemia estará sob controle.

Paula Barcellos Tommasi Corrêa
Diretora executiva do Grupo Águia Branca
Aspas de citação

Acompanhe tudo sobre a Festa da Penha 2020 com formato inédito e virtual em agazeta.com.br/festadapenha.

Confira a programação completa da Festa da Penha

Sábado, dia 18

8h55 - Juntos na Fé (rádio Gazeta FM)

12h30 - Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha. Participação de Frei Paulo César, Felype Frazão e as Gêmeas do sertanejo.

17h00 - Sétimo dia do Oitavário - Missa, ao vivo no G1/ES e na rádio Gazeta FM

20h00 - Romaria das Famílias, ao vivo no G1/ES e na rádio Gazeta FM

22h00 - Festival Amor e Esperança com live de Marcelo Ribeiro no Instagram da TV Gazeta

Domingo, dia 19

9h00 - Missa ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

10h00 - Programa Salve Mãe das Alegrias ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

17h00 - Oitavo dia do Oitavário - Missa, ao vivo no G1/ES e na rádio Gazeta FM

18h00 - Homenagem à Romaria das Mulheres com atração artística no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

19h00 - Festival Amor e Esperança com live de Flavia Mendonça no Instagram da TV Gazeta

Segunda, dia 20

6h00 - Alvorada com toque de sinos, ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

9h00 - Missa, com transmissão ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

10h00 - Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

12h00 - Missa com o Padre Reginaldo Manzotti, ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha e também na Rádio América, TVE e TV Evangelizar

15h00 - Consagração à Nossa Senhora, ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

17h00 - Missa de Encerramento - ao vivo na TV Gazeta, no G1/ES e na rádio Gazeta FM

18h00 - Festival Amor e Esperança com live de Padre Anderson e, às 19h00, show do Alemão do Forró no Instagram da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais