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Reforma em parte da Segunda Ponte começa no segundo semestre, diz DER

Reforma em parte da Segunda Ponte começa no segundo semestre, diz DER

As obras serão realizadas em Vila Velha, na altura da Avenida Carlos Lindenberg e nos acessos de Cariacica nos trechos de responsabilidade do DER. Já o trecho que fica sobre o mar é de responsabilidade do DNIT e não há data para início das obras

Publicado em 15 de maio de 2019 às 22:01

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Estrutura da Segunda Ponte. (Marcelo Prest)

Parte das obras de manutenção da

devem começar nos próximos meses. O Departamento de Estradas e Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) já publicou o edital de contratação da empresa que realizará os serviços de reparos. As obras serão realizadas em Vila Velha, na altura da Avenida Carlos Lindenberg e nos acessos de Cariacica. O outro trecho, que fica sobre o mar, é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e não há data para início das obras.

A empresa vencedora da licitação será conhecida no dia 28 deste mês. De acordo com o DER, as obras começam no segundo semestre deste ano, mas não há uma data definida. O órgão também não informou quanto tempo vão durar as intervenções.

Quem passa diariamente pela ponte fica preocupado com o desgaste da estrutura. O motorista Renato dos Santos diz que só acredita em uma reforma da Segunda Ponte quando ele ver, de fato, as obras. “Já estamos cansados de esperar, todo ano dizem que a reforma vai sair e nunca sai. A situação dela é bem precária, passo de carro e vejo que a situação está difícil”, contou.

motorista Renato dos Santos. (Patrícia Scalzer)

O taxista Paschoal Inácio de Souza diz que passa pela Segunda Ponte com medo, já as rachaduras na via são visíveis. “Eu tenho medo dela cair. Acho que o governo tem que tomar uma iniciativa o mais rápido possível. Mas essas obras precisam ser feitas à noite e nos domingos e feriados. Durante a semana não tem como fazer, se não vai virar um caos”, afirmou.

Irregularidades

Em dezembro de 2017, um laudo técnico de engenheiros do Crea-ES apontou corrosões no concreto e nas ferragens que a sustentam. Além de problemas nas juntas de dilatação, que apresentam abertura maior do que o normal e falta do material elástico.

Em março deste ano, o Ministério Público Estadual (MPES) notificou o DER para que a manutenção da Segunda Ponte começassem em até 30 dias. O órgão ministerial instaurou inquérito para apurar a falta reparos na ponte por parte do DER.

O consultor técnico do Crea-ES, José Márcio Martins, destaca que a Segunda Ponte é a ponte mais Importante do Estado, já que além da mobilidade, ela também é caminho para veículos de cargas. De acordo com José Márcio, as normas técnicas e manuais rodoviários recomendam que as pontes, com a movimentação de veículos da Segunda Ponte, precisam passar por manutenções anualmente.

“Toda vez que você deixa uma deformação estrutural avançar, o reparo fica muito mais oneroso, fora os riscos à vida das pessoas e usuários. Esse monitoramento deve ser anual, além de uma inspeção mais detalhada, no mínimo, de cinco em cinco anos”

Procurado, o Dnit informou que o edital para a contratação do serviço de recuperação estrutural da Segunda Ponte está sendo elaborado pela Superintendência Regional do DNIT no Espírito Santo, com o objetivo de contratar uma empresa especializada para a realização do serviço. Disse também que o andamento do processo está seguindo o cronograma planejado, porém, não informou datas.

Rodoviária

As obras de manutenção nos pilares da Rodoviária de Vitória seguem sem data para começar. Em 2017, o Crea também alertou sobre problemas de corrosão nos pilares do terminal, na parte do mar, que poderiam levar ao colapso da estrutura. De acordo com o diretor geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (IOPES), Luiz Cesar Maretto Coura, o órgão está elaborando o projeto de reforma, porém, não há prazo para o início das obras porque não há risco no local.

As obras emergenciais, segundo Maretto, já foram realizadas, que foram a separação do telhado do terminal de passageiros da parte onde funcionava o antigo Aquaviário e a divisão do piso. A empresa responsável pela administração da Rodoviária de Vitória informou que as obras que separam os terminais rodoviário e aquaviário já foram concluídas e não há mais nenhum risco aos passageiros.

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Obras na Rodoviária de Vitória. (Patrícia Scalzer)

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