> >
Quatro empresas querem administrar os terminais da Grande Vitória

Quatro empresas querem administrar os terminais da Grande Vitória

Elas foram habilitadas a preparar um plano de trabalho e apresentar estudos de viabilidade para implantar melhorias e fazer a gestão das unidades

Publicado em 6 de março de 2020 às 12:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Terminal de Carapina, na Serra, já extrapolou a capacidade de atendimento e poderá mudar de lugar. (Fernando Madeira)

Após o governo do Estado publicar um edital com Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) no início do ano, quatro empresas foram habilitadas a realizar estudos de viabilidade para passar a gestão dos 10 terminais da Grande Vitória para a iniciativa privada. Nesta semana, as companhias apresentaram seus planos de trabalho e terão mais dois meses para concluir a primeira fase de análises. 

A PMI prevê que as empresas interessadas apresentem projetos, levantamentos, investigações e estudos para modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica referentes à concessão para construção, implantação, gestão, manutenção, recuperação, conservação, modernização e operação dos terminais urbanas, também da infraestrutura de faixas e corredores exclusivos de ônibus interligando as cidades de Vila Velha e Cariacica.

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) aponta ainda que a proposta deve contemplar a construção do novo Terminal de Carapina, uma vez que a unidade atual já extrapolou sua capacidade de atendimento. 

Quatro empresas querem administrar os terminais da Grande Vitória

Com a conclusão dos estudos, uma equipe técnica da secretaria vai analisar as propostas para definir a empresa que poderá dar prosseguimento aos trabalhos.  Depois, ainda tem que passar por técnicos do governo na área de Parcerias Público Privadas (PPPs) e pelo Tribunal de Contas do Estado para aprovação do edital.

Este vídeo pode te interessar

Considerando toda a tramitação, o secretário Fábio Damasceno acredita que, em 2021, a empresa vencedora possa assumir os terminais. "São projetos muito complexos e, por isso, a conclusão só deve acontecer no próximo ano", conclui.  

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais