> >
O sepultamento do jornalista Carlos Tourinho

O sepultamento do jornalista Carlos Tourinho

Alunos, parentes, amigos e entidades do Espírito Santo estiveram no cemitério Parque da Paz, em Vila Velha, para dar um último adeus ao jornalista na manhã e início da tarde desta segunda-feira (1º)

Publicado em 1 de abril de 2019 às 18:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Corpo de jornalista Carlos Tourinho é enterrado em Vila Velha. (Paulo Cordeiro | TV Gazeta)

O corpo do jornalista e doutor em Ciências da Comunicação, Carlos Alberto Moreira Tourinho, de 57 anos, foi sepultado nesta segunda-feira (1º) no cemitério Jardim da Paz, por volta das 12h30 em Vila Velha. Tourinho morreu no início da tarde deste domingo (31) na Praia da Costa; ele estava com o filho na praia, o servidor público Felipe Tourinho, de 30 anos, quando começou a passar mal. Tourinho chegou a ser socorrido na areia por salva-vidas, mas não resistiu e acabou falecendo no local.

O velório do jornalista foi marcado por um clima de tristeza pela perda de uma pessoa que sempre foi muito dedicada ao jornalismo. De acordo com parentes e amigos que foram prestar uma homenagem e dar um último adeus no local, uma das características que não faltava em Tourinho era "a ética em desempenhar o papel social do jornalismo". Muitos comentaram sobre a personalidade de Carlos Tourinho, dizendo que ele era uma pessoa "muito querida e com jeito doce de tratar todos ao redor".

O último adeus foi acompanhado de uma salva de palmas. Durante toda a manhã, centenas de pessoas passaram pelo cemitério — alunos, colegas de profissão de décadas e autoridades do Espírito Santo. A família se confortou no braço dos amigos. As informações são do repórter Diony Silva.

De acordo com a jornalista Rose Duarte, Tourinho era uma pessoa educadíssima, que não falava alto com as pessoas. "Ele sempre tinha uma palavra para repreender ou elogiar, mas sempre com educação e respeitando o outro", comentou.

Jornalista Rose Duarte. (Paulo Cordeiro | TV Gazeta)

Para o fotógrafo Antônio Moreira, Tourinho era uma pessoa excelente, bom de trabalhar, consciente e ético com a informação. Já para Ted Conti, jornalista e deputado, Carlos Tourinho foi um professor para todos aqueles que chegaram na área da comunicação na década de 80 na Rede Gazeta, onde Tourinho trabalhou por 28 anos.

Fotógrafo Antônio Moreira . (Paulo Cordeiro | TV Gazeta)

Carlos Fernando Lindenberg, diretor-geral da Rede Gazeta, também esteve no local para prestar uma homenagem para Tourinho. "Ele deixou uma marca que não vai se apagar nunca no jornalismo capixaba. É uma das caras que marcou a TV Gazeta, junto com outras também", detalhou.

Carlos Fernando Lindenberg, diretor-geral da Rede Gazeta. (Paulo Cordeiro | TV Gazeta)

VEJA OUTRAS HOMENAGENS

"Fica uma pessoa que, acima de tudo, tinha uma relação muito fácil com os amigos. Ficará sempre uma lembrança de um profissional muito comprometido com a comunicação"

— Governador Renato Casagrande

"Tourinho tinha como uma digital, na minha opinião, um compromisso com a verdade e com a população; ele transmitia tudo em uma linguagem acessível e exercia duas funções que, para mim, é uma missão: que é ser jornalista e professor"

— Senador Fabiano Contarato

"A imprensa cumpre o papel no sentido de informar e dar transparência. Entre os muitos profissionais qualificado que tivemos no Espírito Santo nestes últimos tempos, tenho certeza que a figura dele está em posição de destaque"

— Ex-governador Paulo Hartung

"Ele era funcionário do Banco do Brasil e tinha uma carreira promissora lá. Mas ele gostava de jornalismo, e eu trabalhava na TV Gazeta. Ele me procurou e disse: 'Abdo, eu gostaria de ser repórter da TV Gazeta'. A mãe dele foi lá e disse: 'Abdo, não deixa ele sair do Banco do Brasil, que é uma carreira segura e tranquila!'. Ele largou tudo por uma carreira de jornalismo, que é sempre estressante e um desafio. O que fica pra gente é esse amor ao jornalismo que ele dedicou até o fim"

— Abdo Chequer, diretor de jornalismo da Rede Gazeta

Este vídeo pode te interessar

VEJA FOTOS

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais