ASSINE

Novo observatório astronômico começa a ser construído em Venda Nova

O novo observatório fica localizado no Alto Caxixe, a 1.210 metros de altitude, de onde é possível ver a Pedra Azul, o Parque Forno Grande e o Pico da Bandeira

Publicado em 14/09/2019 às 10h00
Atualizado em 14/09/2019 às 13h35
Venda Nova do Imigrante vai ganhar o novo observatório astronômico do ES. Crédito: Divulgação/Ufes
Venda Nova do Imigrante vai ganhar o novo observatório astronômico do ES. Crédito: Divulgação/Ufes

A cidade de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Espírito Santo, vai receber o novo observatório astronômico do Espírito Santo. As obras começaram em meados de agosto e têm previsão de término em outubro. O novo observatório fica localizado no Alto Caxixe, a 1.210 metros de altitude, de onde é possível ver a Pedra Azul, o Parque Forno Grande e o Pico da Bandeira. 

Um convênio entre o Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Ufes e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante tornou possível a construção do mais novo observatório astronômico do Espírito Santo. Após a entrega do prédio, o GOA fará a instalação dos equipamentos em um prazo estimado de seis meses.

O coordenador do GOA, Marcio Malacarne, afirma que a parceria foi uma das propostas de interiorização do projeto, que buscou um local longe da poluição luminosa para a instalação de um observatório operado totalmente de forma remota, o que é um fato inédito no Brasil.

“Com o novo observatório, poderemos ampliar pesquisas na área de Astronomia, como ocultações de estrelas, astrometria no sistema solar, fotometria de supernovas, entre outras”, afirma Malacarne.

A Gazeta integra o

Saiba mais
espírito santo ufes

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.