> >
Inscrições abertas para a Residência

Inscrições abertas para a Residência

Imersão em jornalismo recebe recém-formados e alunos de qualquer curso superior

Publicado em 1 de junho de 2019 às 00:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Lançamento da nova Residência teve palestra do jornalista Leonencio Nossa. (Bernardo Coutinho)

Está aberta mais uma temporada do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. O programa, que está chegando à 22ª turma, foi lançado na sexta-feira (31), em Vitória, com palestra do jornalista capixaba Leonencio Nossa. Repórter especial do Estadão, ele lançou seu novo livro, a biografia “Roberto Marinho: o poder está no ar” e falou, para cerca de 200 pessoas, sobre os desafios do jornalismo nos dias de hoje.

Segundo Nossa, muitas das situações enfrentadas atualmente não são novidades – inclusive o fenômeno das fake news. “A história do Brasil é cheia de fake news. Na campanha do Arthur Bernardes, por exemplo, depois na época do Juscelino (Kubitschek) e na própria ditadura militar. No livro, eu não descarto as fake news, elas são parte do contexto para entender a história como um todo. Hoje, mais do que combatê-las, acho que elas expõem o grande desafio de atingir esse novo público.”

O evento marcou o início das inscrições para a nova turma de residentes. Deste sábado (1°) até o dia 10, alunos de quaisquer cursos superiores que tenham se formado em 2018, ou que irão concluir a graduação até o final de 2019 podem se inscrever no site www.gazetaonline.com.br/residencia.

NOVIDADES

 

Este ano, pela primeira vez, os inscritos não precisarão se deslocar para a 1ª fase do processo seletivo para a Residência. A prova de conhecimentos gerais, conhecimentos jornalísticos e Língua Portuguesa será aplicada no dia 12 de junho. As questões ficarão disponíveis on-line, em um endereço que será enviado por e-mail. Ou seja: os candidatos vão poder respondê-las sem sair de casa, no computador ou no celular.

Já a 2ª etapa será presencial, com a simulação de uma entrevista coletiva e produção de texto (prova de redação), no dia 17 de junho. Esta etapa será realizada na sede da Rede Gazeta, em Vitória.

Os candidatos aprovados nas duas primeiras fases serão direcionados para a última etapa da seleção, com entrevistas individuais, entre os dias 24 e 28 de junho. E os 12 alunos que se tornarão residentes serão conhecidos no dia 1º de julho.

O 22º Curso de Residência em Jornalismo começa no dia 8 de julho e, com dois meses de duração, se encerra no dia 04 de setembro. A jornalista Ana Laura Nahas, coordenadora desta edição, apontou o foco em jornalismo digital como outra mudança na programação. “Passamos por muitos momentos de transição, mas, mais que isso, continua sendo muito importante o jornalismo bem feito. É o que queremos ao juntar um grupo de comunicação já consolidado, com 90 anos de experiência, às novas ideias dessa jovem geração.”

O curso já é uma tradição da Rede Gazeta, como pontuou o diretor corporativo de Jornalismo, Abdo Chequer: “É uma tradição que se renova. O programa já faz parte do nosso calendário oficial e, com 22 anos de história e 380 alunos formados, podemos dizer, sem presunção, que também é importante para o próprio jornalismo".

Questionado sobre qual mensagem deixaria para os futuros jornalistas que acompanharam o debate na plateia do lançamento do curso, ontem, Leonencio Nossa foi firme. “O momento é difícil como era quando a minha turma começou, sempre foi e sempre vai ser desafiador. Meu livro fala de Roberto Marinho, mas também de uma geração de jornalistas que enfrentaram o que a gente enfrenta hoje. Mas o jornalismo é isso, e o que vale no fundo é levar a visão de vocês para o mundo.”

INSCREVA-SE

O que? 22º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta

Quem pode? Estudantes que se formem em 2019 ou que tenham se formado em 2018

Site: gazetaonline.com.br/residencia

1ª etapa: 12 de junho

2ª etapa: 17 de junho

Este vídeo pode te interessar

3ª etapa: 24 a 28 de junho

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais