> >
HIV: na Serra, diagnóstico de casos tem  'boom' no mês de setembro

HIV: na Serra, diagnóstico de casos tem  "boom" no mês de setembro

Em setembro, 26 pessoas foram diagnosticadas por meio de exame  no município. No mês anterior, foram sete casos

Publicado em 8 de outubro de 2019 às 13:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Campanha contra a AIDS/HIV. (Arquivo/AG)

Em setembro deste ano,  o município da Serra viu o número de registros de pessoas infectadas pelos vírus HIV aumentar consideravelmente. Foram registrados 26 novos casos positivos. Um aumento de 53% em relação ao mês de agosto. 

Em  2017, foram registrados 191 casos de moradores com o vírus HIV. De lá pra cá, tem havido queda. Em 2018, o número foi de  141 casos diagnosticado e, em 2019,  foram 95 registros.

Atualmente, há 1.700 pacientes em tratamento no Centro de Testagem e Aconselhamento da Serra (CTA).

De acordo com o subsecretário de Saúde da Serra, Aldo Lugão, o desequilíbrio entre de casos confirmados este ano podem ter relação com campanhas nacionais de prevenção à AIDS e por uma ação interna do município com moradores de rua para a  realização de exames.

“Em agosto e setembro, realizamos atendimentos multidisciplinares com pessoas em situação de rua. Além do acolhimento, abordagem, apoio psicossocial, eles também são encaminhados para exames. Quando aceitam,  fazemos testes de várias  doenças,  como sífilis e HIV”, explicou Lugão.

O subsecretário explicou que os exames de HIV não são obrigatórios, tem que ser demanda espontânea. “As pessoas procuram realizar o exame, muitas vezes, durante campanhas nacionais, o que já provoca uma variação no número de diagnóstico maior”, pontua.

Na Serra,  jovens e homens representam a maior parte das pessoas que portam o vírus. “Percebemos que a geração atual tem uma menor preocupação com a doença, que foi sendo menosprezada com o passar dos anos. O que não entendem é que é uma doença severa, que não tem cura, apesar de haver acompanhamento”, pontuou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais