> >
Governo estuda uso de cartões de crédito em ônibus na Grande Vitória

Governo estuda uso de cartões de crédito em ônibus na Grande Vitória

O projeto também avalia o uso de cartões de débito diretamente no ato de pagar a passagem. Um projeto piloto será testado em São Paulo

Publicado em 16 de setembro de 2019 às 19:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O bilhete único já está em vigor nos sistemas de transporte da Grande Vitória. (Divulgação | GVBus)

Desde o domingo (08), o bilhete único começou a valer nos ônibus do Sistema Transcol e nos municipais de Vitória e Vila Velha e com ele o passageiro usa o mesmo cartão para pagar a passagem do coletivo. Embora a integração agilize o embarque e elimine a necessidade do usuário ter mais de um cartão, ainda não é possível pagar uma única passagem, ou seja, o passageiro será novamente cobrado caso troque de coletivo. Essa possibilidade só será possível em uma segunda fase do programa.

Nesta segunda-feira (16), a utilização dos cartões de crédito e débito para o pagamento direto da passagem começou a ser testada em 12 linhas municipais de São Paulo em um projeto piloto com duração de três meses. A reportagem do Gazeta Online procurou a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura Urbana, a Semobi, para saber se a medida também poderá ser testada no ES. Veja a nota abaixo:

"A Semobi considera a implantação deste sistema como uma possibilidade, mas isso ainda não tem previsão para ocorrer. Com o CartãoGV e a ampliação da rede de vendas do cartão e recarga, a intenção agora é que as lojas, site e máquinas de autoatendimento aceitem as funções crédito e débito para recarregar o cartão, o que deve ocorrer até o final deste mês.

Secretário da Semobi, Fábio Damasceno, durante a coletiva sobre o bilhete único. (Murilo Cussuol)

Vale ressaltar que já em outubro os usuários do Transcol, Sanremo (Vila Velha) e Verdinhos (Vitória) poderão efetuar recargas através de aplicativos e também por cartões de crédito e débito.

PRATICIDADE

"O usuário já pode fazer a recarga pelo site da GvBus, tanto do cartão do cidadão, como os estudantes. A partir do dia 30 de outubro, também poderá ser feita via aplicativos como PicPay e Recarga Pay por meio do aplicativo do Ônibus GV. Em breve será introduzido fazer o pagamento através de cartão de crédito e débito, tanto nos autoatendimentos e nos pontos físicos de recarga nos terminais", disse o secretário da pasta, Fábio Damasceno.

Além da novidade em relação às recargas via aplicativos de pagamento, o usuário também encontrará novos terminais de autoatendimento pela Grande Vitória. A intenção é espalhar esse pontos em shoppings e pontos estratégicos da região metropolitana.

Este vídeo pode te interessar

"Já estamos em conversa com os shoppings para que instalemos esses terminais para facilitar a vida do usuário. A meta é ter essa ferramenta em pontos de grande circulação de pessoas e os shoppings são um deles", destacou o secretário.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais