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Governo do ES estuda a implantação de sexta faixa na Terceira Ponte

A possível alteração no projeto foi confirmada pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), Luiz Cesar Maretto

Publicado em 31/07/2019 às 12h28
Governo do Estado estuda quais mudanças serão feitas na Terceira Ponte. Crédito: Marcelo Prest
Governo do Estado estuda quais mudanças serão feitas na Terceira Ponte. Crédito: Marcelo Prest

Em outubro de 2018 a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) anunciou que o trânsito da Terceira Ponte passaria por alterações, com a retirada da divisão central das pistas e a inclusão de uma quinta faixa. No entanto, nove meses depois do anúncio, o Governo do Estado estuda a possibilidade de contar com mais uma faixa na Terceira Ponte, saltando de cinco para seis, sendo três em cada sentido.

A possível alteração no projeto foi confirmada na manhã desta quarta-feira (31), pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), Luiz Cesar Maretto, em uma palestra para empresários de Vila Velha.

Maretto afirmou que o estudo de ampliação das faixas na Terceira Ponte foi solicitado pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. Equipes técnicas do Governo estão analisando as duas possibilidades, ou seja, a implementação de uma quinta faixa ou a ampliação para que a ponte comporte seis faixas. A decisão sobre o projeto escolhido deve ser tomada ao longo do mês de agosto.

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"Nós estamos em um debate técnico dentro do Governo. Alguns profissionais entendem que tinha sido executado através da Agência (Arsp) uma solução com cinco faixas. O secretário Fábio (Damasceno) entende que seis faixas é possível. Ele está desenvolvendo o projeto com seis faixas", disse Maretto.

Procurado pela reportagem da Rádio CBN Vitória, o secretário Fábio Damasceno preferiu não comentar sobre o projeto e afirmou que novidades serão divulgadas em breve.

TRÂNSITO COM A QUINTA FAIXA

De acordo com o que foi anunciado pela Arsp no final do ano passado, em relação à implantação da quinta faixa, a mureta central da ponte seria retirada, dando lugar a uma quinta pista na via. Sem a estrutura física de divisão entre os sentidos Vitória e Vila Velha, essa nova faixa do meio seria neutra e poderia variar de sentido de acordo com a sobrecarga no fluxo de veículos.

A previsão era de que no horário de pico pela manhã, usuários com destino a Vitória contassem com três faixas para trafegar. Já à tarde, as três faixas funcionariam no sentido oposto. 

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