> >
Espírito Santo tem média de nove armas apreendidas por dia em 2019

Espírito Santo tem média de nove armas apreendidas por dia em 2019

Do total de armas aprendidas até maio, foram 540 revólveres e aproximadamente 300 pistolas

Publicado em 27 de junho de 2019 às 14:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dois fuzis e munições calibre 7,62 mm foram apreendidos em Tabuazeiro, em Vitória, em março de 2019. (Vitor Jubini)

As forças de segurança que atuam no Espírito Santo já apreenderam 1.286 armas de fogo e armas falsas nos primeiros cinco meses de 2019 – uma média de nove armas retiradas de circulação por dia. A quantidade de apreensões nesse mesmo período é a maior em relação aos últimos três anos. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), o mês de maio liderou as estatísticas, com 309 armas recolhidas. Do total de armas aprendidas até maio, foram 540 revólveres e aproximadamente 300 pistolas. Também apreendidas 160 armas falsas e 140 armas caseiras.

Em Vitória, a Polícia Militar já fez a apreensão de quatro fuzis e quatro submetralhadoras nos primeiros cinco meses deste ano - armamentos de uso restrito, utilizados por quadrilhas que comandam o tráfico de drogas na Capital. Na área do 1º Batalhão da PM, responsável pelo patrulhamento de localidades marcadas por recentes tiroteios entre traficantes, como o Complexo da Penha e a região do Morro da Piedade, foram 91 apreensões de armas neste ano.

No mês de março, dois fuzis calibre 7,62 mm foram apreendidos no bairro Tabuazeiro - armamentos com a capacidade de perfurar carros blindados. 

Em relação a apreensões por região, 49% das armas foram localizadas na Grande Vitória. A cidade com maior número de apreensões foi Cariacica, com 180 armas recolhidas. A cidade da Serra ficou em segundo lugar, com 154 apreensões.

MAIS DE QUATRO MIL ARMAS DESTRUÍDAS

Em uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (27), no 38° Batalhão de Infantaria do Exército, em Vila Velha, mais de 4.200 armas apreendidas no Espírito Santo foram destruídas. São armas que fizeram parte de inquéritos arquivados e poderiam ser descartadas.

Armas destruídas no 38° Batalhão de Infantaria do Exército. (Eduardo Dias)

Durante o evento, o secretário de estado da Segurança Pública, Roberto Sá, afirmou que a Delegacia de Investigação de Comércio Ilícito das Armas, Munições e Explosivos sairá do papel em julho. Segundo ele, o foco do trabalho será descobrir o caminho feito pelas armas até chegar ao Espírito Santo.

“Quem está vendendo, quem está comprando, quem está fabricando essas armas caseiras. Eu já vou dar um recado para ele agora: vai ser preso. Quem está contribuindo para o acontecimento de mortes violentas feitas com essas armas”, disse o secretário de segurança.

Armas destruídas no 38° Batalhão de Infantaria do Exército. (Eduardo Dias)

ARMAS DERRETIDAS EM INDÚSTRIA

Este vídeo pode te interessar

As armas destruídas pelo Exército serão derretidas e transformadas em liga metálica. O material será aproveitada por indústrias na conversão em arame, tubulação e outros materiais de construção.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais